A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
ESTUDO DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL DE UMA ENTIDADE, ATRAVÉS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. EM QUE CONSISTE ? NA EXTRAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS PARA ANÁLISE, PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO FINANCEIRA E ECONÔMICA DA ENTIDADE ANALISADA.

2 FINALIDADE DA ANÁLISE: Estudar o desempenho econômico-financeiro da empresa, identificando os fatores determinantes da situação atual, para tomada de decisões e orientação de seu comportamento futuro. IMPORTÂNCIA PARA OS USUÁRIOS: Administradores  avaliação de desempenho Investidores  rentabilidade do capital investido Bancos medir o endividamento p/liberar créditos Fornecedores capacidade de pagamento *liquidez

3 ETAPAS DO PROCESSO DE ANÁLISE
1ª) EXAME E PADRONIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES 2ª) COLETA DE DADOS 3ª) CÁLCULOS DOS INDICADORES: QUOCIENTES, ÍNDICES 4ª) INTERPRETAÇÃO DE QUOCIENTES 5ª) ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL 6ª) COMPARAÇÃO COM PADRÕES 7ª) ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ANÁLISE

4 APÊNDICE: RESOLUÇÃO CFC nº 774 – 16/12/94 COM ALTERAÇÕES POSTERIORES.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE: Criados pela Resolução CFC 750, de APÊNDICE: RESOLUÇÃO CFC nº 774 – 16/12/94 COM ALTERAÇÕES POSTERIORES. REPRESENTAM A ESSÊNCIA DAS DOUTRINAS E TEORIAS RELATIVAS À CIÊNCIA CONTÁBIL. CONSTITUEM A VIGA-MESTRA DA CIÊNCIA SOCIAL E VALEM PARA OS PATRIMÔNIO DE TODAS AS ENTIDADES (PESSOAS JURÍDICAS).

5 1 PRINCÍPIO DA ENTIDADE 2 PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
AFIRMA A AUTONOMIA PATRIMONIAL DA ENTIDADE O PATRIMÔNIO DE UMA SOCIEDADE NÃO PODE SER CONFUNDIDO COM O PATRIMÔNIO DE SEUS SÓCIOS. UMA VEZ CONSTITUÍDA A ENTIDADE (PJ), NÃO SE DEVEM MISTURAR OS RECURSOS DA EMPRESA COM OS RECURSOS DOS SÓCIOS E VICE-VERSA. 2 PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE CONTINUIDADE: “ALGO EM ANDAMENTO”. AS PESSOAS JURÍDICAS CONSTITUÍDAS ESTARÃO SEMPRE EM ATIVIDADE (EM MARCHA). CLÁUSULA DO CONTRATO / ESTATUTO SOCIAL: “A ENTIDADE EXISTIRÁ POR TEMPO INDETERMINADO”.

6 3 PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
REFERE-SE SIMULTANEAMENTE À TEMPESTIVIDADE E À INTEGRIDADE DO REGISTRO DO PATRIMÔNIO E DAS SUAS MUTAÇÕES. TEMPESTIVIDADE  REGISTRO NO MOMENTO EM QUE OCORREU A OPERAÇÃO (DE IMEDIATO E COM A EXTENSÃO CORRETA). INTEGRIDADE  REGISTRO BASEADO EM DOCUMENTAÇÃO FIDEDIGNA (ÍNTEGRA, IDÔNEA).

7 4 PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
OS COMPONENTES PATRIMONIAIS SERÃO REGISTRADOS PELOS VALORES ORIGINAIS DAS TRANSAÇÕES. OS VALORES ESTARÃO EXPRESSOS NA UNI -DADE MONETÁRIA DO PAÍS *BRASIL: REAL OS BENS QUANDO ADQUIRIDOS, SERÃO CONTABILIZADOS PELO CUSTO HISTÓRICO CONSTANTE NOS DOCUMENTOS DE ENTRADA.

8 5 PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA
VISA AJUSTAR O VALOR ORIGINAL NUMA CERTA DATA, TRADUZINDO A VARIAÇÃO DO PODER AQUI -SITIVO DA MOEDA OCORRIDA NUM PERÍODO. O AJUSTE ERA FEITO PELA APLICAÇÃO DE UM DETERMINADO INDEXADOR *VARIAÇÃO PELO IGP REVOGADO PELA LEI Nº 9.249/95, A PARTIR DO ANO-BASE PELA RESOLUÇÃO CFC Nº 900 (2001), SUA APLICAÇÃO SERÁ COMPULSÓ- -RIA SOMENTE SE A INFLAÇÃO ACUMULADA NO TRIÊNIO FOR DE 100% OU MAIS.

9 6 PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
AS RECEITAS E AS DESPESAS DEVEM SER REGISTRADAS DENTRO DO PERÍODO EM QUE TIVER OCORRIDO O FATO GERADOR. CONSIDERAM-SE REALIZADAS AS RECEITAS NAS TRANSAÇÕES COM TERCEIROS, INDEPENDENTEMENTE DA DATA DOS SEUS RECEBIMENTOS. CONSIDERAM-SE INCORRIDAS AS DESPESAS NO MOMENTO DO SEU CONSUMO, INDEPENDENTEMENTE DO PAGAMENTO.

10 7 PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA
NA DEFINIÇÃO DOS VALORES RELATIVOS ÀS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS, DEVEM SER FEITAS ESTIMATIVAS QUE ENVOLVEM INCERTEZAS DE GRAU VARIÁVEL. LIGADO AO CONSERVADORISMO (ANTIGA CONVENÇÃO):ANTECIPAR POSSÍVEIS PREJUÍZOS E NUNCA ANTECIPAR PROVÁVEIS LUCROS. APLICAÇÃO  NA AVALIAÇÃO DE ESTOQUE, SERÁ O VALOR DE MERCADO, SE FOR INFERIOR* AO VALOR DE COMPRA. *CONTA RETIFICADORA: PROVISÃO PARA AJUSTE A VALOR DE MERCADO

11 NORMAS CONTÁBEIS: Técnicas
NBC T-1: Características da Informação Contábil NBC T-2: Escrituração Contábil *eletrônica, digital NBC T-3: Estrutura das Demonstrações Contábeis NBC T-6: Divulgação das Demonstrações Contábeis NBC T-8: Demonstrações Contábeis Consolidadas NBC T-9: Fusão, Incorporação, Cisão, Transformação NBC T-10: Aspectos contábeis em entidades diversas NBC T-11: Normas de Auditoria Independente NBC T-15: Informações de natureza social e ambiental NBC T-19: Aspectos Contábeis Específicos

12 LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA
LEI : Em vigor desde 2002, trouxe alterações no mercado de capitais, com informações contábeis para as sociedades de capital aberto que negociam na Bolsa, para facilitar aos investidores estrangeiros e tornar mais atrativo o mercado acionário no Brasil. LEIS ( ) e ( ): BENEFÍCIOS  as alterações na lei (1976), permitiram o alinhamento das demonstrações contábeis às normas contábeis internacionais; aumento do fluxo de investimentos internos e externos para o capital produtivo; transparência das atividades empresariais; eliminação de barreiras regulatórias que impediam a inserção total das sociedades de capital aberto no processo de convergência contábil internacional.


Carregar ppt "ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google