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Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação

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Apresentação em tema: "Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação

2 Foco na melhoria da qualidade do ensino

3 EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADUAL
702 Escolas Estaduais com alunos 1.763 escolas municipais com alunos Salto do Céu Reserva do Cabaçal Branco Rio Lambari DÓeste Vila Bela da Santíssima Trindade Pontes e Lacerda Cáceres Vale do são Domingos Porto Espiridião Jaurú Figueirópolis D’Oeste Glória D’Oeste Mirassol Curvelândia Quatro Marcos São José dos Araputanga Indiavaí Nova Lacerda Comodoro Campos de Julio Sapezal Conilza Aripuanã Rondolândia Ribeirão Cascalheira Cocalinho Querência Canarana Água Boa Nova Nazaré Nova Xavantina Araguaiana Barra do Garças Campinápolis General Carneiro Novo São Joaquim Sto.Antonio do Leste Pontal do Araguaia Torixoréu . Ribeirãozinho . Ponte Branca Araguainha Juína Brasnorte Castanheira Juara Novo Horizonte do Norte Porto dos Gaúchos Contriguaçu Juruena Apiacás Nova Bandeirantes Nova Monte Verde Paranaíta Tabaporã Nova Maringá Campo Novo dos Parecis Tangará da Serra Conquista D’Oeste Poconé Barão do Melgaço Itiquira Alto Araguaia São Félix do Araguaia Canabrava do Norte Porto Alegre do Norte Santa Teresinha Confresa Vila Rica Luciara Serra Nova Dourada Alto Boa Vista Bom Jesus do Araguaia Novo Santo Antônio Gaúcha do Norte Paranatinga Nova Ubiratã Sorriso Santa Cruz do Xingu Matupá Guarantã do Norte Novo Mundo Alta Floresta Marcelândia União do Sul Santa Helena Carlinda Terra Nova do Norte Colider Itaúba Cláudia Santa Carmem Sinop Vera Feliz Natal Alto Garças Guiratinga Tesouro Santo Antonio do Leverger Nova Mutum Lucas do Rio Verde São José do Rio Claro Pedra Preta Rosário Oeste Nobres Santo Afonso Nova Marilândia Diamantino Arenápolis Nova Olímpia Alto Paraguai Nortelândia Bugres Barra do Porto Estrela Planalto da Serra Nova Brasilândia Chapada dos Guimarães Cuiabá Acorizal Jangada Várzea Grande Nossa Senhora Livramento Poxoréo Primavera do Leste Campo Verde Dom Aquino São José do Povo Rondonópolis Jaciara Jucimeira Santa Rita do Trivelato Itanhangá Ipiranga do Norte Tapurah São José do Xingu São Pedro da Cipa Alto Taquari Peixoto de Azevedo Nova Canaã do Norte Nova Guarita Denise Ensino FundamentalEnsino Médio ª fase ª fase Brasil3,86,03,55,53,45,2Mato Grosso3,65,82,94,92,64,4 Fonte: Seduc/Supe/Sami Profissionais da educação em 2009

4 Objetivo Estratégico Ampliação da educação, com universalização da educação básica e elevação do nível de qualidade dos ensinos fundamental e medio.

5 Programas estruturantes de Educação para Mato Grosso
.

6 IDEB Rede estadual de Mato Grosso 2005 e 2007

7 Escola Democrática tem FOCO...
Foco na aprendizagem, Foco na liderança educativa, Foco na formação dos profissionais da escola, Foco no ambiente educativo, Foco nas relações com a comunidade.

8 Programas-Ano Base -2010 Aprendizagem com Qualidade Gestão Ativa

9 Principais Lideranças
SEDUC Assessorias pedagógicas/ CEFAPROS Escolas

10 Aprendizagem com Qualidade- Ano Base 2010
Consolidação da proposta de organização curricular por ciclos de formação humana Consolidação da implantação das diretrizes curriculares da educação básica. Melhoria da qualidade do ensino médio

11 Consolidação da política de educação de jovens e adultos
Implantação de 23 centros da Educação de Jovens e Adultos em 2009. Implementação dos CEJAS em 2010

12 Garantia de escolaridade em todas as comunidades do campo, aldeias, educação multicultural e profissional, Educação nas áreas quilombolas e ribeirinhas .

13 Manutenção das escolas
Descentralização de recursos para manutenção das escolas: 2009 repasse – ,00 (PDE, ESC. 10) Recursos emergênciais Desburocratização na prestação de contas

14 GESTÃO ESCOLAR Eleição de diretores em 2009 – gestão 2010- 2011
Capacitação dos gestores em 2009. Capacitação dos novos gestores em 2010 – Progestão. Formação continuada com foco no PPP/PDE.

15 Aprendizagem com Qualidade-Ano Base 2010
Apoio a projetos escolares com caráter interdisciplinar Projetos Projetos Projetos 2010 – mais de 100 Projetos

16 Principais Projetos articulados com outras instituições
Jogos escolares FETRAN PROERD Escola Aberta Mais Educação Agrinho Rede cidadã Aplauso

17 Aprendizagem com Qualidade-Ano Base 2010
Fortalecimento dos Cefapros Consolidação de 15 CEFAPROS Implementação e regionalização das ações de formação inicial ( vagas até 2011) e continuada no estado de Mato Grosso.

18 Aprendizagem com Qualidade-Ano Base 2010
Implementação do acompanhamento do Fluxo e aprendizagem com qualidade. Número de escolas do ensino fundamental – Aproximadamente alunos acompanhados Número de turmas de Superação – 249

19 Educação no sistema prisional,
Construção de programa especial para atender os detentos, Repensar o exame de educação de jovens e adultos, Implantar ensino médio inovador.

20 NOSSAS PROPOSIÇÕES POLÍTICAS
Gestão de colaboração – Mec/Estado/Município Adequação mínima necessária das estruturas físicas Acompanhamento e gestão das aprendizagens Ampliação dos tempos e espaços escolares Construção e divulgação de orientações curriculares estadual Priorização de formação inicial e continuada dos profissionais Avaliação institucional e profissional Ensino Fundamental organizado em ciclos de formação humana, Ensino Médio – ressignificação do ensino médio noturno -ensino médio no ciclo da juventude ensino médio integrado Educação de jovens e adultos – novas perspectivas educacionais Educação prisional Educação no campo- ciências e saberes da terra Educação indígena- multiculturalidade Educação especial –inclusão Foco especial para a sala de aula. Compreensão de que todo aluno aprende. Inclusão de alunos com necessidades especiais

21 Cefapros/ Assessorias Pedagógicas
Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação; Sala de Professor; Acompanhamento das Escolas com foco na aprendizagem, na formação e na gestão escolar; Avaliação das ações executadas e acompanhamento até a culminância- os resultados.

22 Prioridade absoluta para o foco principal:
Ler, escrever, usar números, pensar Metas claras, autonomia e avaliações constantes Preparar professores para ministrar aulas (aprender o conteúdo e o processo metodológico diferenciado que permita aprendizagem) Apoio aos gestores , bem como responsabilizações pelas ações Apoio especial às salas de aula , presença do coordenador , articulador e diretor. Presença da SEDUC nas escolas através das assessorias, e CEFAPROS. Garantir estrutura básica para todas as escolas .


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