A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISO/IEC 9126 - NBR 13596 Q UALIDADE DE TI. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, a ISO tem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISO/IEC 9126 - NBR 13596 Q UALIDADE DE TI. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, a ISO tem."— Transcrição da apresentação:

1 ISO/IEC NBR Q UALIDADE DE TI

2 A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, a ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos.

3 ISO International Organization for Standardization ou Organização Internacional pela Normalização – é a maior desenvolvedora de normas internacionais no mundo, é uma federação de organismos de normalização (no Brasil a organização membro da ISO é a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas) e conta com 162 membros. Atualmente existem mais de 7500 normas ISO e as duas normas de maior destaque são a ISO de gestão ambiental e a ISO 9001 de gestão da qualidade.

4 A ISO 9001 e a se tornaram muito populares por terem características que as diferem de outras normas. Elas são genéricas (podem ser usadas por qualquer organização) e trazem provisões para a implementação de um sistema de gestão. Hoje estas normas já foram implementadas por mais de um milhão de organizações em 175 países. A ISO construiu uma parceria estratégica com a OMC (Organização Mundial do Comércio).

5 O TBT – Agreement on Technical Barriers to Trade ou Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio – é o documento da OMC que reconhece a importância das normas internacionais para o comércio e a necessidade de garantir que normas internacionais e outros documentos não criem barreiras desnecessárias ao comércio. O acordo também reconhece o uso de normas internacionais como base para o desenvolvimento de regulamentações técnicas para o comércio.

6 A norma ISO/IEC 9126 criada em 1991, representa o padrão mundial para a qualidade de produtos de software. A NBR de 1996 é a versão brasileira baseada na norma internacional de desenvolvimento de produtos de software.

7 ATRIBUTOS DE QUALIDADE A NORMA 9126 FOCA NA QUALIDADE DO PRODUTO DE SOFTWARE, PROPONDO ATRIBUTOS DE QUALIDADE, DISTRIBUIDOS EM SEIS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS, COM CADA UMA DELAS DIVIDIDAS EM SUB-CARACTERÍSTICAS.

8 QUALIDADE INTERNA E EXTERNA ESTES ATRIBUTOS DE QUALIDADE PODEM SER DIVIDIDOS ENTRE ATRIBUTOS INTERNOS E EXTERNOS. SE DIFERENCIAM PELA FORMA COMO SÃO AFERIDOS (INTERNA OU EXTERNAMENTE AO PRODUTO DE SOFTWARE) E EM CONJUNTO COMPÕEM A QUALIDADE DO PRODUTO DE SOFTWARE EM SI.

9

10 FUNCIONALIDADES  ADEQUAÇÃO  ACURÁCIA  INTEROPERABILIDADE  SEGURANÇA DE ACESSO  CONFORMIDADE

11 CONFIABILIDADE  MATURIDADE  TOLERÂNCIA A FALHAS  RECUPERABILIDADE  CONFORMIDADE

12 USABILIDADE  INTELIGIBILIDADE  APREENSIBILIDADE  OPERACIONALIDADE  ATRATIVIDADE  CONFORMIDADE

13 EFICIÊNCIA  COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO AO TEMPO  UTILIZAÇÃO DE RECURSOS  CONFORMIDADE

14 MANUTENIBILIDADE  ANALISABILIDADE  MODIFICABILIDADE  ESTABILIDADE  TESTABILIDADE  CONFORMIDADE

15 PORTABILIDADE  ADAPTABILIDADE  CAPACIDADE PARA SER INSTALADO  COEXISTÊNCIA  CAPACIDADE PARA SUBSTITUIR  CONFORMIDADE

16 A RGBSYS CONSULTORIA DE INFORMÁTICA FOI A PRIMEIRA EMPRESA DE SOFTWARE DO BRASIL A RECEBER DA FENAINFO (FEDERAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA) O CERTIFICADO DE AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE BASEADO NAS NORMAS NBR ISO/IEC ,12119 E FUNDADA EM 1994, É REFERÊNCIA EM SISTEMAS E SOLUÇÕES NO MERCADO DE RECEBÍVEIS (FACTORING, FIDCS E SECURIZADORAS), COM FORTE ATUAÇÃO EM TODO PAÍS, COM MAIS DE 130 CLIENTES.

17 FIM


Carregar ppt "ISO/IEC 9126 - NBR 13596 Q UALIDADE DE TI. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, a ISO tem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google