A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MER – MODELO DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO O modelo entidade relacionamento (MER) é baseado na percepção do mundo real que consiste em um conjunto de objetos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MER – MODELO DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO O modelo entidade relacionamento (MER) é baseado na percepção do mundo real que consiste em um conjunto de objetos."— Transcrição da apresentação:

1 MER – MODELO DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO O modelo entidade relacionamento (MER) é baseado na percepção do mundo real que consiste em um conjunto de objetos básicos chamados entidades e nos relacionamentos entre esses objetos.

2 O MER foi desenvolvido para facilitar o projeto de banco de dados permitindo a especificação de um esquema da empresa. Tal esquema representa a estrutura lógica geral do banco de dados, conforme detalhado nos itens que seguem:

3 1) Uma entidade (entity) é um objeto que existe e é distinguível dos outros objetos. Por exemplo, Paulo Silva com número de CPF é uma entidade, visto que isso identifica unicamente uma pessoa particular do universo.

4 1.1) Assim a conta número na agência Lapa é uma entidade que identifica unicamente uma conta corrente particular. Uma entidade pode ser concreta, como uma pessoa ou um livro, ou pode ser abstrata, como um feriado ou um conceito.

5 2) Um conjunto de entidades (entity set) é um conjunto de entidades do mesmo tipo. O conjunto de todas as pessoas com conta em um banco, por exemplo, pode ser definido como o conjunto de todas as entidades cliente.

6 2.1) Similarmente, o conjunto de entidades conta pode representar o conjunto de todas as contas de um banco particular. É convenção adotar nomes de conjuntos de entidades no singular, mas não é obrigatório.

7 3) Conjuntos de entidades não precisam ser disjuntos. Por exemplo, é possível definir o conjunto de entidades de todos os funcionários de um banco (funcionários) e o conjunto de todos os clientes do banco (clientes).

8 3.1) Uma entidade pessoa pode ser uma entidade funcionário, uma entidade cliente, ambas ou nenhuma delas.

9 4) Uma entidade é representada por um conjunto de atributos. Possíveis atributos do conjunto de entidades cliente podem ser nome-cliente, cpf, rua e cidade-cliente. Possíveis atributos do conjunto de entidade conta são número-conta e saldo. Para cada atributo, existe um conjunto de valores permitidos chamado domínio daquele atributo.

10 4.1) O domínio do atributo nome- cliente pode ser o conjunto de todas as cadeias de texto (strings) de um certo tamanho. Assim, o domínio do atributo número-conta pode ser o conjunto de todos os inteiros positivos. O atributo idade de uma entidade pessoa poderia ter como domínio os números inteiros entre 0 e 150.

11 5) Formalmente, um atributo é uma função que mapeia um conjunto de entidades em um domínio. Portanto, toda entidade é descrita por um conjunto de pares (atributo, valor do atributo), sendo um par para cada atributo do conjunto de entidades.

12 5.1) Uma entidade cliente é descrita pelo conjunto {(nome, Paulo Silva), (cpf, ), (rua, XV de Novembro), (cidade, Campinas)}, que significa que a entidade descreve uma pessoa chamada Paulo Silva, cujo CPF é , residente à rua XV de Novembro, em Campinas.

13 6) O conceito de um conjunto de entidades corresponde à noção de definição de tipo usada em linguagens de programação. Uma variável de determinado tipo tem um valor particular em um determinado instante do tempo. Uma variável em linguagens de programação corresponde ao conceito de uma entidade no MER.

14 6.1) Um banco de dados relacional inclui uma coleção de conjuntos de entidades(coleção de tabelas), cada qual contendo um número de entidades do mesmo tipo.

15 7) Um relacionamento é uma associação entre diversas entidades. Por exemplo, podemos definir um relacionamento que associa o cliente Harris à conta 401.

16 7.1) Isto especifica que Harris é um cliente com conta bancária número 401. Um conjunto de relacionamentos é uma coleção de relacionamentos do mesmo tipo.

17 ATIVIDADE Com base nos conceitos abordados, monte equipes de no máximo 5 pessoas e descreva as entidades e os conjuntos de entidades que fazem parte de uma LOCADORA DE FILMES. (Uma folha deverá ser entregue com os nomes de todos do grupo)


Carregar ppt "MER – MODELO DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO O modelo entidade relacionamento (MER) é baseado na percepção do mundo real que consiste em um conjunto de objetos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google