A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliando as capacidades motoras em estudantes de 5ª a 8ª série das escolas municipais da cidade de Tubarão – SC Francine Martins Rabelo – Bolsista Art.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliando as capacidades motoras em estudantes de 5ª a 8ª série das escolas municipais da cidade de Tubarão – SC Francine Martins Rabelo – Bolsista Art."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliando as capacidades motoras em estudantes de 5ª a 8ª série das escolas municipais da cidade de Tubarão – SC Francine Martins Rabelo – Bolsista Art 170 – Pesquisa – Educação Física – Campus Tubarão Marcos Paulo Huber – Esp, (Orientador) Introdução No meio esportivo e escolar uma das capacidades motoras utilizadas em praticamente todas as modalidades é a força, de uma maneira mais específica a potência. Durante as práticas desportivas, coletivas ou individuais, em que sejam necessários saltos, nota-se a importância atribuída ao aumento da impulsão, ou seja, a melhora da potência. Os professores dentro do meio escolar podem aproveitar esta capacidade para descobrir talentos e mapear as crianças quanto a sua potência, podendo ter uma melhor perspectiva quanto ao desenvolvimento de seus alunos dentro das diversas modalidades esportivas ministradas durante as aulas de Educação Física. Com estas afirmações acima, pode-se questionar: Como estarão os níveis de Potência de Membros Inferiores dos alunos de 11 a 14 anos das Escolas Municipais no Município de Tubarão – SC quando comparados com sul e o Brasil? Este é um problema a ser discutido dentro das avaliações das capacidades motoras em crianças. Objetivos A valiar os níveis de força de membros inferiores em estudantes de 5a a 8a séries das escolas municipais do município de Tubarão – SC. Comparar os resultados alcançados com o a região sul e com o Brasil Metodologia O estudo foi realizado com 382 alunos das escolas municipais do Município de Tubarão - SC com idades de 11 a 14 anos, sendo 207 do sexo masculino e 175 do sexo feminino. Foi utilizado o método do teste do Salto Horizontal do Proesp – Brasil e foram usados na coleta de dados uma trena metálica da marca Western, uma prancheta de madeira e uma linha traçada no solo. A análise dos dados foi realizada através da tabulação dos resultados de acordo com o quadro dos valores de referência para avaliação da força explosiva de membros inferiores. Masculino Feminino Resultados Verificou-se que os meninos e meninas se encontram na menção “Fraco” estabelecendo um percentual de 49% e 55% respectivamente. Em situação de talento motor apenas 1% aparece nos resultados como excelência, os demais 50% e 44% respectivamente ficaram distribuídos entre as menções de razoável, bom e muito bom. Os meninos e meninas entre 11 e 14 anos das escolas municipais de Tubarão – SC se encontram abaixo dos níveis de força de membros inferiores quando comparados com a região Sul e o próprio país Conclusões Através deste estudo podemos constatar que os alunos de ambos os sexos, necessitam de uma melhora acentuada no que diz respeito a capacidade física força de membros inferiores, principalmente na potência, pois mais da metade exata de indivíduos se encontram na menção “fraca”. Nesta mesma situação verifica-se uma discrepância de resultados quando comparamos as crianças das escolas municipais de Tubarão com o sul e o restante do Brasil, os meninos e meninas analisadas no estudo se encontram em níveis mais baixos de força de membros inferiores quando comparados com meninos e meninas da mesma idade da região sul do país e quando comparadas com o restante do Brasil. Bibliografia BOMPA, T.O.; Periodização. Teoria e metodologia do treinamento. Guarulhos: Phorte editora, 4ª edição, 2002. Gaya, Adroaldo; Silva, Gustavo. MANUAL PROESP-BR. PROJETO ESPORTE BRASIL. Manual de Aplicação de Medidas e Testes, Normas e Critérios de Avaliação. Porto Alegre. PROESP-BR (2007). Disponível em. acesso em 07 de mai. 2009.MANUAL PROESP-BRhttp://www.proesp.ufrgs.br/institucional/index.php MESTER, J. Treinamento no esporte: aplicando ciência no treinamento. São Paulo. Editora Phorte, 2000. VERKHOSHANSKI, I. V. Força Treinamento da Potência Muscular, Método de Choque. Londrina, 2ª Edição, CID, 1998. Apoio Financeiro: Unisul Artigo 170 Pesquisa IdadeM.FracoFracoRazoávelBomM. BomExcelência 07 anos< 9898 – 109110 – 120121 – 131132 – 157≥ 158 08 anos< 106106 – 117118 – 129130 – 140141 – 167≥ 168 09 anos< 114114 – 126127 – 137138 – 149150 – 177≥ 178 10 anos< 122122 – 134135 – 145146 – 158159 – 187≥ 188 11 anos< 130130 – 143144 – 154155 – 167168 – 197≥ 198 12 anos< 138138 – 151152 – 162163 – 176177 – 206≥ 207 13 anos< 145145 – 159160 – 171172 – 185186 – 216≥ 217 14 anos< 152152 – 167168 – 180181 – 195196 – 226≥ 227 15 anos< 159159 – 175176 – 189190 – 204205 – 236≥ 237 16 anos< 166166 – 182183 – 198199 – 213214 – 246≥ 247 17 anos< 172172 – 190191 – 207208 – 223224 – 256≥ 257 IdadeM.FracoFracoRazoávelBomM. BomExcelência 07 anos< 8686 – 9596 – 105106 – 117118 – 146≥ 147 08 anos< 9595 – 104105 – 115116 – 127128 – 155≥ 156 09 anos< 102102 –113114 – 123124 – 136137 – 164≥ 165 10 anos< 109109 – 120121 – 131132 – 144145 – 172≥ 173 11 anos< 114114 – 125126 – 136137 – 150151 – 179≥ 180 12 anos< 118118 – 130131 – 141142 – 155156 – 186≥ 187 13 anos< 120120 – 133134 – 145146 – 159160 – 191≥ 192 14 anos< 121121 – 135136 – 147148 – 161162 – 195≥ 196 15 anos< 122122 – 135136 – 148149 – 162163 – 198≥ 199 16 anos< 122122 – 135136 – 148149 – 162163 – 199≥ 200 17 anos< 122122 – 135136 – 148149 – 162163 – 199≥ 200


Carregar ppt "Avaliando as capacidades motoras em estudantes de 5ª a 8ª série das escolas municipais da cidade de Tubarão – SC Francine Martins Rabelo – Bolsista Art."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google