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PROJETO NOVA METRÓPOLE: TRANSPORTE SOBRE TRILHOS.

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1 PROJETO NOVA METRÓPOLE: TRANSPORTE SOBRE TRILHOS

2  Proposta do PDDI-RMBH: recuperar os trens de passageiros na RMBH como alternativa para melhoria das condições de mobilidade metropolitana  Proposta em consonância com as expectativas da união: retomar o desenvolvimento das ferrovias não somente para o transporte de cargas mas também como alternativa para o deslocamento regional de passageiros. Enquanto a população da RMBH cresceu 17,27% entre 2000 e 2009, o crescimento da frota total de veículos na RMBH cresceu 85%, chegando a aproximadamente 1,9 milhões de veículos sem que houvesse a correspondente ampliação da infraestrutura viária. AUMENTO DA DENSIDADE SEM PLANEJAMENTO USO QUASE EXCLUSIVO DO MODO RODOVIÁRIO PARA O TRANSPORTE PÚBLICO AUMENTO DA UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS PARTICULARES MOBILIDADE DEFICIENTE NA RMBH IMPACTOS NEGATIVOS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA REGIÃO. JUSTIFICATIVA

3 Alta disponibilidade de infraestrutura na região Baixos custos de reparo e investimento reduzido Redução das emissões de gases-estufa Elevada capacidade de passageiros Construção rápida Serviço de qualidade Flexibilidade operacional Transporte rápido e pontual e seguro Potencial Estruturador do espaço VANTAGENS DO TRANSPORTE SOBRE TRILHOS

4 Redes de transporte de alta capacidade são um dos principais elementos estruturadores do espaço urbano, essenciais para a conformação da rede de centralidades da RMBH. Agência de Desenvolvimento da RMBH4 METRÓPOLE DISPERSA E MONOCÊNTRICA METRÓPOLE COMPACTA E POLICÊNTRICA Construção de um sistema metropolitano de transporte de passageiros sobre trilhos como instrumento de consolidação de uma rede metropolitana de transporte e de novas centralidades PROPOSTA DE TRABALHO

5 5 ETAPAS DE TRABALHO  PDDI (Programa de Adequação e Implantação de Infraestrutura ferroviária)  Autorização do Conselho Metropolitano  Estudos Preliminares  Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica  PMI e Modelagem de Concessão

6 Coleta de Estudos Existentes Estudos de benchmarking nacional e internacional Estudo do Modelo Institucional Ferroviário no País Testes de atratividade frente ao setor privado Articulação com principais atores (MT, ANTT, Concessionárias, SETOP, SEDE) Estudo do Impacto da Ampliação do Metrô e Implantação dos BRTs na RMBH Delimitação do Universo de Estudo Mapeamento da Malha Estimativa das faixas de demanda Estudo de modelos operacionais ETAPAS DE TRABALHO  Estudos Preliminares

7 MAPEAMENTO DA MALHA  A rede passa por 21 dos 34 municípios da região  Extensão aprox. 330 km  Operada por 3 concessionárias privadas – FCA, MRS e EFVM  Uso predominantemente: transporte de carga  Transporte de passageiros restrito a EFVM, 2 trens diários (Vitória Minas)  Diferentes níveis de utilização ao longo dos diversos trechos

8  Atender diversos centros na RMBH.  Integração ao sistema ônibus / metrô da RMBH - atender de imediato a uma população superior a 1,2 milhão de habitantes fora do eixo BH / Contagem.  Viabilização de novos investimentos para melhoria operacional.  Integração a um sistema de trens regionais – ampliação do acesso à RMBH e subsídio à ampliação do sistema metropolitano.  Criação de um sistema metropolitano de transportes coletivo – integração e complementaridade POTENCIAIS

9 1.Estimativa com base na demanda atual por Transporte coletivo 2.Considerando Integração com o Sistema Ônibus Carregamento no Pico acima de 10 mil entre 5 e 10 mil entre 1 e 5 mil inferior a 1 mil DEMANDA PRELIMINAR

10 Metrô Estações a cada 1200m Intervalo de 90 a 120 seg. no pico Demandas superiores a 35 mil pax/h.sentido Metropolitano Estações a cada 1600m Intervalo de 3 a 15 min. no pico Demanda entre 10 e 35 mil pax/h.sentido OPERAÇÃO CONJUNTA COM A CARGA VIA EXCLUSIVA Metropolitano 2 Estações distritais Intervalo de 15 a 60 min. no pico Demanda entre 5 e 10 mil pax/h.sentido Trem Regional Estações municipais 4 ou 5 composições/dia Demanda inferior a 5 mil pax/h.sentido MODELO OPERACIONAL PROPOSTO

11 1.Compartilhamento de Trilhos 1.Restrição de Capacidade (aprox pax / h.sentido) 2.Apenas 2 horários por dia 3.Insuficiente para RMBH 2.Compartilhamento de espaço 1.Implantação de trilho exclusivo (Metropolitano) 2.Aumento da capacidade do sistema existente (Metropolitano Leve) 3.Demandam maior investimento e tempo 4.Viável para trechos com maior demanda 3.Atendimento as pontas da rede 1.Trens regionais 2.Viáveis para maiores distâncias Modelo Operacional Metrô Metropolitano Metropolitano 2 Regional PROPOSTA INICIAL

12  Maior viabilidade;  Menor investimento  Maior rentabilidade  Apoio financeiro ao Sistema metropolitano  Rápida Implantação;  Intervenções pontuais  Acordo operacional e compra do veículo  Início imediato do serviço regional e metropolitano  Retomada da cultura Ferroviária de transporte de passageiros  Permitir atendimento direto a uma maior parcela da RMBH:  Matozinhos e Capim Branco  Raposos, Nova Lima e Rio Acima  Juatuba e Mateus Leme TRANSPORTE METROPOLITANO E REGIONAL

13 1.VALE DO AÇO 2.OURO PRETO/ CODAP / BARBACENA 3. SETE LAGOAS – DIVINÓPOLIS 4.CODAP – SABARÁ 5.SÃO JOÃO DEL REI Ipatinga João Molevade Timóteo Cons. Lafaiete Barbacena Sete Lagoas Itaúna DivinópolisMariana Ouro Preto Congonhas TRENS REGIONAIS São João del Rei

14  ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO ESTUDO Região circunscrita por um raio de 150 km a partir da Estação Central em Belo Horizonte  PARA ANÁLISE DE VIABILIDADE DOS TRENS REGIONAIS Extensão da análise nos seguintes trechos: Ramal Sudeste: Entre Belo Horizonte e Barbacena com possibilidade de extensão até Juiz de Fora Ramal Leste: Entre Belo Horizonte e Ipatinga com possibilidade de extensão até Governador Valadares ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA

15 Organização e Síntese de Estudos anteriores em base única de dados Levantamento, Georreferenciamento e Avaliação dos Trechos Ferroviários Estudo de Demanda e Análise da Rede Definição do Modelo Operacional Anteprojeto dos Ramais de Estudos Viabilidade Econômica Definição dos Cenários de Implantação ETAPAS DE TRABALHO  Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica

16  LEVANTAMENTO EM VIDEO  CADASTRO GEOREFERENCIADO DOS PONTOS NOTÁVEIS:  OAE’s  Faixa de domínio  Invasão  Superestrutura CADASTRO DA MALHA

17  Análise dos Atributos relevantes:  Tarifa  Conforto  Frequência  Segurança  Atendimento e serviço  Pesquisa de Preferencia Declarada  13 Municípios  Taxa de Transferência PESQUISA DE DEMANDA

18  Definição do Modelo Operacional  Escolha da Tecnologia de Composição  Definição do regime viário de cada trecho  Anteprojeto  Definição das intervenções necessárias  Custo de Implantação  Custo de operação / manutenção  Impacto Ambiental  Impacto urbanístico  Análise do Impacto Econômico  Análise dos benefícios sociais: Emprego, Acidentes, Redução de emissões e tempos de viagens  Definição do cenário de implantação ETAPAS SEGUINTES

19 PMI – PROCEDIMENTO DE MANISFESTAÇÃO DE INTERESSE Projeto Básico dos Ramais Proposta de Investimentos e Plano Operacional MODELAGEM ECONÔMICA E OPERACIONAL DA CONCESSÃO Viabilidade econômico-financeira: modelo de negócios Estrutura jurídica da concessão Elaboração do edital Realização da licitação

20 PROPOSTA INICIAL Modelo Operacional Metrô Lote 01 Lote 02 Lote 03 1.Lote 01 Sete lagoas – Divinópolis Bitola Mista e métrica Uso intenso de cargas Operação: FCA 2.Lote 02 BH – Brumadinho Bitola Mista e Larga Uso Intenso de cargas Operação: MRS 3.Lote 03 Cons. Lafaiete – Ouro Preto – BH Bitola Métrica e mista Não utilizada Operação: FCA e MRS Raio de Atendimento População atendida 500 m km km km Total

21 BH Ouro Preto Cons. Lafaiete Sete Lagoas Brumadinho Contagem BetimDivinópolis Sabará Ibirité Nova Lima Santa Luzia Sarzedo Mario Campos JuatubaMateus LemeItaúna Vespasiano P. Leopoldo Matozinhos P. de Morais Raposos Rio Acima Itabirito AITN ESQUEMÁTICO


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