A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DataAcadêmicaLocal 15/04MônicaEMEBOLF. 11/04Nicole e RúbiaEMEBOLF. 17/04SuzanaEMEBOLF. 22/04MônicaEMEBOLF. 23/04Nicole e RúbiaEMEBOLF. 24/04SuzanaEMEBOLF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DataAcadêmicaLocal 15/04MônicaEMEBOLF. 11/04Nicole e RúbiaEMEBOLF. 17/04SuzanaEMEBOLF. 22/04MônicaEMEBOLF. 23/04Nicole e RúbiaEMEBOLF. 24/04SuzanaEMEBOLF."— Transcrição da apresentação:

1

2 DataAcadêmicaLocal 15/04MônicaEMEBOLF. 11/04Nicole e RúbiaEMEBOLF. 17/04SuzanaEMEBOLF. 22/04MônicaEMEBOLF. 23/04Nicole e RúbiaEMEBOLF. 24/04SuzanaEMEBOLF. 29/04MônicaEMEBOLF.

3 Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner

4 Espaço físico A primeira escola foi construída em 1957, e a atual foi entregue em 27 de julho de 2003, atualmente ela está passando por uma reforma, que vai desde a colocação de piso até pintura. A escola atual possui uma área construída de m², sendo distribuída pela seguinte estrutura: 12 salas de aula, 2 banheiros para deficientes, 4 banheiros (sendo 2 femininos e 2 masculinos), 2 quadras, 1 diretoria, 1 laboratório de informática, 1 biblioteca, 1 parque (desativado), 1 sala de vídeo, 1 dispensa, 1 sala de Educação Física, 1 refeitório e 1 sala de reforço. As salas de aula são muito bem distribuídas no espaço escolar. No segundo piso encontram-se as salas de Educação Infantil e Séries Iniciais, e no térreo encontra-se a sala do primeiro ano e as salas das séries finais. Em cada piso encontra-se um banheiro, e já a cozinha e refeitório ficam no piso térreo. A escola é bem organizada e limpa, não se encontra lixo no chão. Todos possuem consciência ambiental.

5 As salas de aula são bem arejadas, algumas salas ganharam janelas novas. A maioria das salas possui ar condicionado, e as que não possuem, têm ventilador de teto. Além disso, na escola encontram-se três turmas de Educação Infantil (Pré 2, Pré 3 A e Pré 3 B), 9 turmas de Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e 9 turmas de anos finais. A escola está localizada no bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, município que hoje possui habitantes, sendo grande parte pessoas que vêm de outros estados. O bairro hoje é considerado o maior do município, pois a maior parte das pessoas que vêm de outros estados se instala neste local e consequentemente, o número de alunos na escola aumenta gradativamente. Durante o período de observação do meio físico da escola, pôde-se perceber que durante o intervalo (recreio) os professores e o pessoal da administração (auxiliar) permanecem na sala dos professores para tomar café, enquanto que apenas os professores que monitoram o recreio é que ficam junto dos alunos no refeitório (cada dia tem 2 ou 3 professores escalados para cuidar do recreio). A atmosfera durante esse período é um pouco agitada, pois os alunos correm e brincam o tempo inteiro, mas há também alunos que gostam de ficar sentados conversando. As mesas são compridas e os alunos se servem no buffet, as merendeiras servem apenas as crianças da educação infantil que descem cerca de 5 a 10 minutos antes do horário do recreio normal.

6 Parque da escola: atualmente desativado para reformas.

7

8

9

10

11

12 Meio econômico, físico e social A escola possui uma composição multirracial, que está inserida na Classe Média Baixa. Segundo o diretor da escola, alguns dos maiores problemas com que a escola se defrontou nos últimos cinco anos foram: professores despreparados para executar sua função, alunos desinteressados e o entorno da escola, ou seja, a questão das drogas.

13 Ambiente humano: professores Para esta parte de observação foram feitas algumas perguntas aos professores e pode-se perceber que os professores se queixam de algumas coisas como xerox, internet, materiais que os próprios professores precisam comprar, grosserias por parte dos alunos, poucas horas atividades etc. Mas ao mesmo tempo elogiam alguns pontos importantes como a solidariedade e a colaboração dos demais professores para ajudar. Os professores associam os pontos fracos dos alunos às histórias de vida complicada dos alunos, à falta de interesse dos pais e de alguns professores, falta de conhecimento e comodismo de alguns professores. Já os bons resultados dos alunos, os professores associam este resultado com a prática pedagógica eficiente, aos pais presentes e um bom planejamento. Além disso, foi possível perceber que os professores não possuem alunos preferidos.

14 Os professores não fazem distinção do tempo pessoal e do tempo da escola porque possuem pouco tempo na escola para planejar e elaborar atividades e conteúdos, e por conta disso precisam levar trabalho pra casa. E na escola pode-se perceber também que não existem professores populares, mas sim, professores queridos pelos alunos, porque os alunos gostam da aula e do professor, como por exemplo, o professor de Educação Física. Observou-se que os alunos não costumam imitar os professores. Também se observou a indumentária, vestimenta dos alunos. Alguns alunos vêm com uniforme e outros com roupa casual (jeans e blusa/camiseta), onde mais se vê a diferença é nas séries finais mesmo, pois nos anos iniciais os alunos em sua maioria, utilizam uniforme da escola.

15 Administração escolar O atual diretor ocupa esta função desde 2005, ou seja, há 10 anos. É rígido nas regras da escola, mas ao mesmo tempo simpático com os professores. O pessoal da Administração Escolar é rígido, correto, simpático e existe muita união, interação e cooperação entre eles e os professores. Na escola são feitas reuniões pedagógicas nas quais são expostos problemas e os mesmos são selecionados, além disso, também se discutem as metodologias de ensino-aprendizagem, a didática aplicada e avaliações. Também existem os Conselhos de Classe, uma vez por bimestre, onde os professores expõem as maiores dificuldades. A Escola também possui um Projeto Político-Pedagógico (PPP) e uma APP (Associação de Pais e Professores), além do Conselho Escolar. Os horários da escola são de manhã das 07h30min às 11h30min e depois das 13h às 17h.

16 Pais e comunidade O contato com os pais acontece diariamente antes das aulas ou depois das aulas, e também nos dias de entrega dos boletins onde os professores e, às vezes, o diretor, conversam com os pais sobre os pontos fracos dos alunos e como estes pontos poderão ser melhorados. Às vezes a Secretaria entra em contato com os pais por telefone e os chama à escola se o assunto for importante. E como mencionado anteriormente na escola existem a APP (Associação de Pais e Professores) e o Conselho Escolar, que representam os pais e os professores diante da Direção da Escola.

17 Reuniões  11/03: Foi realizado neste dia a primeira reunião do PIBID, com a coordenadora institucional Marcilene Popper Gomes, e os coordenadores de área de Pedagogia e Ed. Física e os supervisores das escolas.  29/04: Neste dia foi realizado a primeira reunião com a coordenadora de área Clarice Pires e os supervisores. A reunião ocorreu para o planejamento e a organização das atividades referentes ao mês de abril.

18 Observação da sala de aula As observações nas salas de aula aconteceram do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. O principal foco da observação foi designar as dificuldades no ensino- aprendizagem. Percebemos que em todas as salas havia alunos com certas dificuldades no aprendizado, sendo que cada professor agia de diferentes formas para ensinar. Um exemplo disso é a estratégia de reforço, que uma das professoras utiliza que são os PROFESSORES MIRINS.

19 Espaço de sala de aula A primeira observação na escola foi realizada no dia 17/04 no período vespertino. 2º ano das séries iniciais. (Prô Michele) São 28 alunos no período da tarde, o espaço se torna limitado; Na sala possuía o alfabeto e os numerais, mas devido às reformas foi retirado; No armário de trás, alguns jogos e livros didáticos. Dentro de uma caixa, materiais como cartolina, E.V.A; A sala é arejada, com ventiladores e janelas grandes; Os alunos são bem agitados.

20 1º ano das séries iniciais (Prô Araci) São 25 alunos; O ambiente é bem “decorado”. Possui alfabeto, numerais, o calendário, aniversariantes e recados; Dois armários com materiais didáticos e cartolinas, crepom, etc. A sala é arejada, com ventiladores e janelas grandes. A professora leva os livros para a sala. A professora estava dando continuidade no assunto dos sentidos, olfato, tato, visão, audição e paladar. Ela permaneceu com a atividade durante a aula. 4º ano das séries iniciais (Prô Marlete) São 18 alunos no período vespertino; Nas paredes, não possuí materiais como alfabeto e numerais; Há maquetes de planetas no fundo da sala construídas pelas crianças; No fundo da sala, há também mapas geográficos; A sala é arejada, com ventiladores e janelas grandes; A professora iniciou a aula com matemática, os alunos permaneceram em silêncio, e a professora auxiliando os alunos que apresentavam dificuldades.

21 A segunda observação na escola foi realizada no dia 24/04 no período matutino. Primeiro momento: participei do conselho de classe do ensino fundamental. 3ºano das séries iniciais (Professor Jair) São 21 alunos no período matutino; Possui alfabeto, os numerais e ajudante do dia; No fundo da sala, armários para materiais; A sala é arejada, com ventiladores e janelas grandes. Iniciou a aula com ensino religioso com o tema “Honestidade”. Após, os alunos receberam um jogo, que foi o bingo. O professor recomendou um projeto sobre reforço escolar, pois alguns sabem ler e escrever e outros estão em processo de alfabetização.

22 Biblioteca A biblioteca está passando por reformas; O espaço é limitado; Possui uma grande quantidade de livros. DVD O espaço é limitado; Uma TV numa estante e cadeiras enfileiradas; Nenhuma “decoração”. Passou por recentes reformas; Alguns DVDs educativos. Informática São 15 computadores; Não possui “decoração”; A sala é arejada, com ventiladores e janelas grandes. O espaço é amplo.


Carregar ppt "DataAcadêmicaLocal 15/04MônicaEMEBOLF. 11/04Nicole e RúbiaEMEBOLF. 17/04SuzanaEMEBOLF. 22/04MônicaEMEBOLF. 23/04Nicole e RúbiaEMEBOLF. 24/04SuzanaEMEBOLF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google