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TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.

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1 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Belo Horizonte - Minas Gerais CONCEITOS INTRODUÇÃO Desenvolvimento – processos de mudanças pelas quais as potencialidades dos indivíduos se desdobram e aparecem como novas qualidades, habilidades, traços e características correlatas. Social - Que diz respeito à sociedade. Que tem tendência para viver em sociedade. DESENVOLVIMENTO Hercowitiz (1980), define socialização como um processo de treinamento que a sociedade coloca para as crianças, possuindo uma perspectiva de adestramento. No entanto, Pikunas (1979), defende socialização como um processo de aprendizagem para reconhecer valores e expectativas grupais, ou seja, uma perspectiva de construção. Já Samulski (1992), entende socialização como o desenvolvimento social para adquirir capacidades sociais, sob uma perspectiva de adaptação. O ser humano vive em sociedade, em grupos. Os grupos são variados e vão desde a família até o lazer, entre outros. Desde criança o homem aprende a viver em grupos, respeitando opiniões, participando de decisões, defendendo seus direitos e cumprindo seus deveres. Neste contexto, a socialização poderá gerar ligações afetivas, que serão fundamentais para discutir os possíveis caminhos de desenvolvimento daquela criança. Bee (1986), divide estas ligações por fases: Fase1 – préligação Fase 2 – ligação afetiva em processo Fase 3 – ligação afetiva definida Fase 4 – ligações afetivas múltiplas A participação dos pais no desenvolvimento social da criança é imprescindível, uma vez que serão estes os principais responsáveis por ampliar a experiência motora dos filhos. A mãe, como primeiro contato, possui destaque geral, enquanto o pai, na condição de pessoa que mais brinca, exerce maior influencia nas interações externas da criança. A criança também mostra relação com seus companheiros. As brincadeiras, individualizadas ou cooperativas, são necessárias para a adaptação destas a vida em sociedade. Os grupos de amigos ajudam a criança a formar atitudes e valores. Estas interações se dão de várias formas e são constantes, modificando o comportamento e até mesmo a personalidade da criança. CONCLUSÃO Levando em consideração que a criança é julgada constantemente pelo que pode fazer, a capacidade de realizar movimentos é um fator de aceitação social. Dessa forma, cabe ao professor de Educação Física, maximizar as possibilidades de vivências, integrando grupos e seus componentes a fim de contribuir para a construção de um pleno desenvolvimento dessas pessoas perante os desafios da sociedade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SER HUMANO {COMPLEXIDADE ↓ COMPONENTES {FÍSICO, MOTOR, COGNITIVO, EMOCIONAL ↓ INTERELAÇÃO → EVOLUÇÃO ↓ SOCIAL O DESENVOLVIMENTO MOTOR E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RODOLFO BENDA 1999 REVISTA MINEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Izabela Guimarães Augusto Jefferson Abreu Priscila Pereira Simão Tarcizio Marcos Santana


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