A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Texto de apoio: Woodward, Kathryn. "Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual“

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Texto de apoio: Woodward, Kathryn. "Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual“"— Transcrição da apresentação:

1 Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Texto de apoio: Woodward, Kathryn. "Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual“

2 Identidade Cultural: o Conceito de Identidade A identidade é relacional: depende de algo de “fora” (outra identidade) é caracterizada pela diferença Exemplo dado no texto, dos sérvios e croatas: são negadas as similaridades. Alguém não pode ter as duas identidades ao mesmo tempo; identidade marcada pelos símbolos (marcas de cigarros), e distinções sociais (superioridade/ inferioridade).

3 Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Importância depende do lugar e do momento; É construída na história (suas origens se localizam num passado perdido ou idealizado); Pode ser essencialista (existe uma identidade verdadeira, autêntica que permaneceu ao longo do tempo) ou não-essencialista; Busca-se afirmar o presente através do passado (pode se relacionar a interesses/conflitos/contextos específicos); Pode estar baseada na idéia de etnia, de “raça”.

4 Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Construção da identidade (p ) Envolve elementos “essencialistas”, atribuindo um caráter fixo e imutável à identidade; Envolve sistemas classificatórios; Pode haver contradições e não ser “unificada” (indivíduos podem ser iguais e diferentes ao mesmo tempo, dependendo do contexto ou da referência); Associa-se a contradições sociais e materiais; É relacional, estabelecida por uma “marcação simbólica” A unidade de uma “identidade nacional” deriva de uma concepção de uma “comunidade imaginada” (Anderson, 1983). Depende da idéia que fazemos dela (p.23-4).

5 Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Há uma crise da identidade? (p ) Identidades não são mais fixas (globalização / novos modelos culturais/ cosmopolitismo/ possibilidade de escolhas e identificações/ estilos de vidas); Antes os conflitos eram ideológicos (comunismo x capitalismo); hoje são cada vez mais identitários (religião, etnia, cultura); Migrações humanas (contato e intercâmbio cultural mais intensos); Mudanças culturais podem levar à resistência, a uma busca das tradições; Os conflitos atuais ocorrem freqüentemente nas “fronteiras” onde a identidade nacional é questionada.

6


Carregar ppt "Identidade Cultural: o Conceito de Identidade Texto de apoio: Woodward, Kathryn. "Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual“"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google