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SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação.

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Apresentação em tema: "SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação."— Transcrição da apresentação:

1 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação

2 Tópicos abordados 1.A crescente importância dos indicadores sociais 2.Conceitos, algumas propriedades e tipologias. 3.A SAGI: estrutura e ferramentas

3 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação 1 A importância dos indicadores sociais

4 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação ; -; - - Ceará, 1980 – 5.2 pontos na escala Richter; - Amazonas, 1983 – 5.5 pontos na escala Richter; - Richter; - Minas Gerais, 2007 – 4.9 pontos na escala Richter­

5 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação São Paulo, 1922 – Espírito Santo, 1955 – Mato Grosso, 1955 – Ceará, 1980 – Amazonas, 1983 – Rio Grande do Norte, 1986 – Minas Gerais, 2007 – 4.9

6 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação São Paulo, 1922 – 5.1 pontos na escala Richter; - Espírito Santo, 1955 – 6.3 pontos na escala Richter; - Mato Grosso, 1955 – 6.6 pontos na escala Richter; - Ceará, 1980 – 5.2 pontos na escala Richter; - Amazonas, 1983 – 5.5 pontos na escala Richter; - Rio Grande do Norte, 1986 – 5.1 pontos na escala Richter; - Minas Gerais, 2007 – 4.9 pontos na escala Richter­

7 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação São Paulo, 1922 – 5.1 pontos na escala Richter; - Espírito Santo, 1955 – 6.3 pontos na escala Richter; - Mato Grosso, 1955 – 6.6 pontos na escala Richter; - Ceará, 1980 – 5.2 pontos na escala Richter; - Amazonas, 1983 – 5.5 pontos na escala Richter; - Rio Grande do Norte, 1986 – 5.1 pontos na escala Richter; - Minas Gerais, 2007 – 4.9 pontos na escala Richter­

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10 Por que as informações sociais ganham importância a partir dos anos 80? Novas experiências de formulação e implementação de políticas públicas Novos temas investigativos Planos Diretores Planos Plurianuais de investimentos Projeto de Impactos Ambientais Disponibilização de equipamentos e serviços sociais Municípios implementadores de políticas Melhor definição de atuação da administração pública municipal Recorte informacional mais focado no território (Caso transporte prefeitura) Tribunais de Contas Reforma Bresser  Gestor Burocrata X Gestor Gerencial (ISP) Redemocratização  Movimentos Sociais, ONGs e Conselhos = Controle Social

11 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Sem dúvida, o conhecimento do significado, dos limites e da potencialidade dos indicadores sociais é de grande utilidade para os gestores municipais para definição de prioridades e alocação de recursos no Orçamento. Os indicadores sociais podem enriquecer a interpretação da realidade social e orientar de forma competente a análise, formulação e interpretação de políticas sociais.

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15 2 Conceitos, algumas propriedades e tipologias.

16 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Indicador social é uma medida, em geral quantitativa, que procura operacionalizar, substituir, quantificar um conceito abstrato de interesse teórico para pesquisa acadêmica ou de interesse programático. O indicador é uma proxy, um substituto de um conceito, mas ele não é o conceito. Exemplo: Conceito: Vulnerabilidade familiar Indicador: Domicílios com renda per capita inferior a ½ salário mínimo. Ex: Risco de morte em crianças com até um ano de vida IDH  Desenvolvimento Humano O que é um indicador social?

17 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Conceito Abstrato ou Temático Social de Interesse (Desenvolvimento Social/ Direitos Humanos) Estatística 1 Definição das dimensões ou diferentes formas de interpretação operacional do conceito Estatística 2 Estatística i Estatística i+1 Indicador 1Indicador 2 Exemplo: Condições de vida / Programa de Governo do Rio / Programa Brasil Sem Miséria

18 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Algumas Propriedades (limitações) – Relevância Social (meio ambiente, segurança pública caso Rio) – Validade – Confiabilidade – Cobertura – Sensibilidade – Especificidade – Periodicidade – Factibilidade para obtenção – Comunicabilidade – Historicidade

19 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Validade A validade de um indicador corresponde ao grau de proximidade entre o conceito e a medida, isto é, a sua capacidade de refletir, de fato o conceito abstrato a que o indicador se propõe a “substituir” ou operacionalizar. Condições de saúde Taxa de mortalidade infantil? Médicos/ mil habitantes?

20 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Confiabilidade A confiabilidade de um indicador é uma propriedade relacionada à qualidade do levantamento dos dados usados no seu cômputo. Violência na sociedade Outras formas. Cidades são realmente violentas? Os registros são bons? Registros policiais? Diferentes estágios de informatização entre as UF. Levantamento em jornal? Mortalidade por causas violentas?

21 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Sensibilidade A sensibilidade de um indicador diz respeito a sua capacidade em refletir mudanças significativas se as condições que afetam a dimensão social referida se alteram. Vacinação Saneamento Nutrição Indicadores de mortalidade? Morbidade infantil?

22 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Especificidade A especificidade do indicador corresponde a sua propriedade em refletir alterações estritamente ligadas às mudança relacionadas à dimensão social de interesse. Programas de atendimento saúde materno-infantil Indicadores de natimortalidade Baixo peso ao nascer

23 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Periodicidade A peridiciodidade com que o indicador pode ser atualizado e a factibilidade de sua obtenção e custos módicos são outros aspectos cruciais na construção e seleção de indicadores sociais para uma dada temática. IndicadoresCensos Demográficos Vazio informacional ! Contagem. Por que? Definição de público alvo.Projeções. Migração. Petróleo. Pesquisas de Emprego Até RM. Registros Administrativos Caged e Rais. Trabalho formal

24 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Classificação dos indicadores – Indicador simples/composto – Indicador quantitativo/qualitativo – Indicador objetivo/subjetivo – Indicador insumo/fluxo/produto

25 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Objetivos/Subjetivos Os indicadores objetivos referem-se a ocorrências concretas ou a entes empíricos da realidade social construídos a partir das estatísticas públicas disponíveis. Os indicadores subjetivos referem-se a medidas construídas a partir da avaliação dos indivíduos ou especialistas com relação a diferentes aspectos da realidade. Avaliação da Administração Publica Municipal Ouvidoria Percepção de violência Percepção de pobreza

26 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Insumo/Processo/Resultado/Impacto Insumo Recurso Quantidade de médicos por mil habitantes Gasto monetário per capita em saúde Processo Uso dos recursos Consulta ao mês por crianças até um ano. Número médio de consultas por hora por médico Produto Resultado efetivo Taxa de morbidade e mortalidade infantil por causa específica Impacto Resultado para a sociedade Melhora no nível nutricional Melhora do desempenho escolar Economia futura em gastos com saúde

27 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Insumo/Processo/Resultado/Impacto Insumo Recurso Gasto público em programa de transferência de renda Processo Uso dos recursos % de famílias cadastradas % de famílias atendidas Produto Resultado efetivo Proporção de indigentes Impacto Resultado para a sociedade Taxa de evasão escolar Redução da desnutrição infantil

28 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Analíticos/Sintéticos A diferenciação entre indicadores analíticos e sintéticos é de que esses últimos, ao contemplarem no seu cômputo um conjunto mais amplo de medidas acerca da realidade social de uma localidade, tenderiam a refletir o comportamento médio ou situação típica dessa localidade em termos de desenvolvimento humano, qualidade de vida, vulnerabilidade social ou outro conceito. Taxa de evasão escolar / taxa de mortalidade infantil / Taxa de desemprego  Indicadores analíticos (análise de questões sociais mais específicas) Índice de Preços ao Consumidor / Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

29 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação A Pirâmide da Informação Quantidade de informações Grau de Agregação

30 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Caso IDH Conceito de Desenvolvimento Humano Desenvolvimento Humano deveria ser entendido como um processo dinâmico e permanente de ampliação das oportunidades dos indivíduos para a conquista de níveis crescentes de bem estar. Para tanto, o processo de desenvolvimento deveria garantir, entre outros aspectos, oportunidades crescentes de acesso à educação e cultura, a condições de desfrutar uma vida saudável e longa e a condições de dispor de um padrão adequado de vida para a população.

31 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Conceito Abstrato ou Temático Social de Interesse (Desenvolvimento Social/ Direitos Humanos) Estatística 1 Definição das dimensões ou diferentes formas de interpretação operacional do conceito Estatística 2 Estatística i Estatística i+1 Indicador 1Indicador 2

32 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Caso IDH Construção do IDH Conceito: Desenvolvimento Humano Dimensões operacionais: Acesso à educação e cultura Desfrutar uma vida saudável e longa Padrão adequado de vida. Estatísticas Analfabetismo e escolarização Mortalidade Renda média disponível Indicador Índice de Desenvolvimento Humano

33 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Caso IDH Esperança de vida PIB per capita ajustado Taxa de alfabetização/ Taxa de escolarização Método de aglutinação IDH entre 0 e 1 0 a 0,5 - baixo Serra Leoa – 0,25 Níger - 0,29 0,5 a 0,8 – médio Brasil - 0,75 México – 0,78 0,8 a 1,0 – alto Suécia – 0,926 Canadá - 0,935

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42 3 A SAGI: estrutura e ferramentas

43 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação MDS Gabinete da Ministra SENARC Secretaria Nacional de Renda de Cidadania SNAS Secretaria Nacional de Assistência Social SESAN Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SAIP Secretaria de Articulação para Inclusão Produtiva SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Secretaria Executiva

44 SAGI - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Missão da SAGI Produzir informações sistematizadas com o propósito de melhorar a gestão, avaliar e monitorar a efetividade das políticas de desenvolvimento social e combate à fome, por meio da realização de estudos sobre a demanda social, a implementação de programas e o impacto das políticas desenvolvidas, da publicação de documentos de referência sobre a situação social no Brasil e da capacitação de atores sociais

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46 Equipe M&A: Diversidade de formação Experiência na gestão e operação de programas Capacidade de comunicação Espírito de inovação Conjunto de consultores especializados

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48 Ferramentas de Gestão de Informação Indicadores e Painéis de Monitoramento de Programas Pesquisas de Avaliação de Desenho, Implementação e Impactos de Programas Estratégias de disseminação do conhecimento produzido


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