A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola UNESP de Liderança e Gestão Gestão Acadêmica 30 de setembro de 2013 Hotel Village Eldorado Atibaia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola UNESP de Liderança e Gestão Gestão Acadêmica 30 de setembro de 2013 Hotel Village Eldorado Atibaia."— Transcrição da apresentação:

1 Escola UNESP de Liderança e Gestão Gestão Acadêmica 30 de setembro de 2013 Hotel Village Eldorado Atibaia

2 Tema 1 Pag 2 A Universidade no mundo global com o objetivo de Promover atualização de conhecimentos sobre o contexto mundial e nacional em que está inserida a Universidade Pública Brasileira Flavio Fava de Moraes 30/09/2013

3 Page 3

4 Globalização Pag 4 Essencialmente econômica Envolve mudança de regras (não é desastre nem panacéia) Gera reações emocionais e irracionais (medo/incertezas/desconhecimento) Transforma relação entre nações Ativa movimentos e demandas sociais Tira monopólio da produção e distribuição do conhecimento da Universidade Conhecimento vira commodity (compra e venda / importa e exporta) Mercantilização da educação (lucro) Aumenta a diferença entre nações (norte-sul) – apartheid de nações e pessoas Dissolve a individualidade institucional Exige retorno dos investimentos (resultados) ex: patentes Pouca relevância a valores e virtudes intelectuais/culturais/sociais Essencialmente econômica Envolve mudança de regras (não é desastre nem panacéia) Gera reações emocionais e irracionais (medo/incertezas/desconhecimento) Transforma relação entre nações Ativa movimentos e demandas sociais Tira monopólio da produção e distribuição do conhecimento da Universidade Conhecimento vira commodity (compra e venda / importa e exporta) Mercantilização da educação (lucro) Aumenta a diferença entre nações (norte-sul) – apartheid de nações e pessoas Dissolve a individualidade institucional Exige retorno dos investimentos (resultados) ex: patentes Pouca relevância a valores e virtudes intelectuais/culturais/sociais Pontos Negativos: Interpretações diversas

5 Globalização Pag 5 Afeta autonomia – liberdade acadêmica – livre expressão Aumenta tensões entre objetivos públicos e privados (mérito x lucro) Aumenta a exclusão a bens públicos entre países: (educação, saúde, segurança, água, energia, liberdade, dignidade). Apesar de disponíveis aos pobres do 1º mundo Precisa de regulação em diferentes nações Conflita comunidade científica x economia capitalista Promove novas práticas e abrangência da academia Promove mais competição do que cooperação Não limita exploração e consumo de recursos planetários Necessita atenção na intervenção de estrangeiros na educação privada Estimula universidades corporativas e consórcios Afeta autonomia – liberdade acadêmica – livre expressão Aumenta tensões entre objetivos públicos e privados (mérito x lucro) Aumenta a exclusão a bens públicos entre países: (educação, saúde, segurança, água, energia, liberdade, dignidade). Apesar de disponíveis aos pobres do 1º mundo Precisa de regulação em diferentes nações Conflita comunidade científica x economia capitalista Promove novas práticas e abrangência da academia Promove mais competição do que cooperação Não limita exploração e consumo de recursos planetários Necessita atenção na intervenção de estrangeiros na educação privada Estimula universidades corporativas e consórcios Pontos Negativos: Interpretações diversas (Cont..)

6 Globalização Pag 6 Acesso e troca de informações triviais e robustas Educação a distância Disponibilidade gratuita imediata e ampla (MIT) Evitar ataque a soberania nacional Supre deficiências Evitar restrições de divulgação e de temas estudados (fármacos) Hardware e software mais baratos Diminui barreiras: espaço e tempo Quebra fronteiras (sociedade em rede) Ter solidariedade Aumenta o número de sites de especialidades, o grau de integração e a eficiência da conectividade do fluxo de conhecimento em geral Exponência e geração de lideranças internacionais Estimula a participação das redes sociais (340 mil ONGs) Acesso e troca de informações triviais e robustas Educação a distância Disponibilidade gratuita imediata e ampla (MIT) Evitar ataque a soberania nacional Supre deficiências Evitar restrições de divulgação e de temas estudados (fármacos) Hardware e software mais baratos Diminui barreiras: espaço e tempo Quebra fronteiras (sociedade em rede) Ter solidariedade Aumenta o número de sites de especialidades, o grau de integração e a eficiência da conectividade do fluxo de conhecimento em geral Exponência e geração de lideranças internacionais Estimula a participação das redes sociais (340 mil ONGs) Pontos Positivos: Internet

7 Page 7

8 Internacionalização Pag 8 Essencialmente centrada na mobilidade internacional de estudantes, docentes e gestores. Visa melhor entendimento entre si e para adquirir habilidades internacionais e culturais. Terão atores globais Diversidade na Universidade: social / geográfica / cultural / física / gênero / religiosa / econômica / étnica / política / racial / intelectual / idioma / origem / ética / educacional / tecnológica / etária / esportiva / ambiental / moradia / calendário / gratuidade / custo / etc. Universidades são individualistas. Pouca presença internacional. De 16.000 só 10% são associadas Internacionalizar a educação/redefinir currículo. Inviável dominar todas as áreas numa Universidade/ é espaço analítico Integrar rede de pesquisas. Importância da mão dupla. (laboratórios/publicações/eventos). Essencialmente centrada na mobilidade internacional de estudantes, docentes e gestores. Visa melhor entendimento entre si e para adquirir habilidades internacionais e culturais. Terão atores globais Diversidade na Universidade: social / geográfica / cultural / física / gênero / religiosa / econômica / étnica / política / racial / intelectual / idioma / origem / ética / educacional / tecnológica / etária / esportiva / ambiental / moradia / calendário / gratuidade / custo / etc. Universidades são individualistas. Pouca presença internacional. De 16.000 só 10% são associadas Internacionalizar a educação/redefinir currículo. Inviável dominar todas as áreas numa Universidade/ é espaço analítico Integrar rede de pesquisas. Importância da mão dupla. (laboratórios/publicações/eventos).

9 Internacionalização Pag 9 Disseminar, garantir e aplicar produção do conhecimento como bem público global. Universidade é essencial mas não exclusiva. Causa impacto humanístico e social é mais inovativa e responsiva às necessidades prioritárias Participar da educação continuada Just-in-time com independência Desenvolver a pessoa além de só treinar habilidades curriculares tais como: saber pensar, aprender, comunicar e assegurar a primazia do conhecimento Aperfeiçoar a seletividade (docentes/discentes) com acesso aos programas e a reavaliação dos resultados Enfrentar desigualdades. Ex: demográfica 8 bilhões / 2020 com 15% estando nos países ricos possuidores de 90% das patentes. Outro ex: meta sobre fim da pobreza em 2015!?! Serão 3,5 bilhões!!! Deve assegurar o controle por acadêmicos Garantir qual é o papel da Universidade na sociedade moderna Diminui o apartheid entre nações Disseminar, garantir e aplicar produção do conhecimento como bem público global. Universidade é essencial mas não exclusiva. Causa impacto humanístico e social é mais inovativa e responsiva às necessidades prioritárias Participar da educação continuada Just-in-time com independência Desenvolver a pessoa além de só treinar habilidades curriculares tais como: saber pensar, aprender, comunicar e assegurar a primazia do conhecimento Aperfeiçoar a seletividade (docentes/discentes) com acesso aos programas e a reavaliação dos resultados Enfrentar desigualdades. Ex: demográfica 8 bilhões / 2020 com 15% estando nos países ricos possuidores de 90% das patentes. Outro ex: meta sobre fim da pobreza em 2015!?! Serão 3,5 bilhões!!! Deve assegurar o controle por acadêmicos Garantir qual é o papel da Universidade na sociedade moderna Diminui o apartheid entre nações

10 Internacionalização Pag 10 Tirania disciplinar Restrita Homogênea Verticalizada Menor impacto social Pragmática Avaliação por pares Define o que é boa Pesquisa e bom pesquisador Tirania disciplinar Restrita Homogênea Verticalizada Menor impacto social Pragmática Avaliação por pares Define o que é boa Pesquisa e bom pesquisador Modo 1 Integração com empresas/governo Inter e transdisciplinar Heterogênea Flexível Horizontal Mais aceitação social Reflexiva Mais complexas Avaliação por vários atores e sucesso por resultados Integração com empresas/governo Inter e transdisciplinar Heterogênea Flexível Horizontal Mais aceitação social Reflexiva Mais complexas Avaliação por vários atores e sucesso por resultados Modo 2 Propõe novos modos de pesquisa: modo 1 e modo 2 (Gibbons) e de avaliar mérito

11 Page 11 Internacionalização Não é fato novo (Bolonha): USP/1934 o termo globalização não existia! UNESCO/1945: Proposição e dogmas acadêmicos: livre troca de idéias e conhecimento procura irrestrita da verdade aumento dos meios de comunicação importância do conhecimento modo acadêmico de pensar (hipóteses) liberdade acadêmica tolerância com a diferença sem interferência política

12 Sugestões Bibliográficas Pag 12 King, R. The University in the Global Age. Palgrave, 2004. Breton & Lambert, M. Universities and Globalization:. UNESCO, Paris, 2003. Salmi, J. The Challenge of Establishing World-Class Universities. World Bank, Washington, 2009. Avila, R. & Léger, N. The Future of Higher Education. iUniverse, Lincoln, 2005, Henry, M. e col. The OECD, Globalisation and Education Policy. Pergamon/, IAU Press, Amsterdam, 2001. Bok, D. Higher Education in America. Princeton University Press. Princeton, 2013.


Carregar ppt "Escola UNESP de Liderança e Gestão Gestão Acadêmica 30 de setembro de 2013 Hotel Village Eldorado Atibaia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google