A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO (DORT) Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO (DORT) Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado."— Transcrição da apresentação:

1 GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO (DORT) Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado

2 Considerando a DORT como um fenômeno multifatorial, vários são os fatores que contribuem para sua manifestação na realidade laboral. Dentre eles, destacam-se 3: FFatores de natureza ergonômica; FFatores de natureza organizacional e psicossocial; FFatores Sócio-culturais.

3 Fatores de natureza ergonômica: Força excessiva, Alta repetitividade de um mesmo padrão de movimento, Posturas incorretas, Compressão de estruturas fisiológicas, Fatores ambientais (frio, ventilação, ruído, má adaptação do mobiliário, más concepções de posto de trabalho), Exigência física desnecessária em função da disposição ou das dimensões e falta de manutenção em equipamentos e instrumental de trabalho).

4 Fatores de natureza organizacional e psicossocial Concentração de movimentos para um mesmo indivíduo; Sobrecarga de trabalho; Ausência de pausas; Jornada de trabalho exagerada; Cobrança excessiva por produção.

5 Fatores Sócio-culturais: Baixa remuneração; Falta de reconhecimento social; Más condições de vida.

6 Existe um dado do Serviço Médico do TJMG e FUNDACENTRO que mostra que a maioria dos servidores do judiciário adoece ainda durante o período produtivo ou logo após a aposentadoria em função do desgaste laboral e da carga ergonômica e emocional que lhes são impostas ao longo do seu tempo de trabalho.

7 É de importância significativa que a jornada diária de trabalho seja compatível com a atividade realizada. Sabe-se que o trabalho desenvolvido no judiciário, pela sua especificidade, trás um desgaste físico- emocional gerador de patologias diversas e neste sentido parabenizo a luta do SERJUSMIG pela manutenção da jornada de seis (6) horas diárias.

8 Todos esses pontos não visam apenas à qualidade de vida do servidor, mas também um retorno satisfatório para a instituição em termos de aumento da produtividade quantitativamente e qualitativamente.

9


Carregar ppt "GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO (DORT) Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google