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A Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco), coordenada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), tem por finalidade capacitar trabalhadores.

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2 A Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco), coordenada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), tem por finalidade capacitar trabalhadores em ouvidorias públicas, subsidiando-os com conhecimentos específicos e práticos necessários ao atendimento de qualidade do cidadão e ao tratamento adequado das manifestações da sociedade, provocando contínua melhoria dos serviços públicos prestados.

3 Processo de construção da Política Oficina de planejamento participativo – Novembro/2012

4 A formação para ouvidorias públicas será realizada por intermédio de cursos, oficinas, seminários, palestras e outros eventos de forma presencial e à distância, baseada na visão da educação como um processo contínuo e autônomo. Profoco: CursosOficinasSeminários Palestras

5 O percurso formativo da Profoco consiste em um conjunto de disciplinas organizadas em 3 módulos temáticos: Estruturante; Ouvidoria Pública e Gestão; e Profoco Presencial.

6 Módulo Estruturante CursoCarga HoráriaModalidade/Local Lei de Acesso à Informação12h/aEAD/ILB Ética e Administração Pública 40h/aEAD/ILB Excelência no Atendimento20h/aEAD/ILB Introdução ao Direito Constitucional 40h/aEAD/ILB Carga Horária Total112 horas/aula

7 Módulo Ouvidoria Pública e Gestão Evento/AtividadeCarga HoráriaModalidade/Local Ouvidoria na Administração Pública (Parceria CGU/ILB) 20h/a EAD/ILB Aproximadamente inscritos Gestão Estratégica com foco na Administração Pública 10h/aEAD/ILB Desenvolvimento de Equipes10h/aEAD/ILB Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público 35h/aEAD/ILB Carga Horária Total75 horas/aula

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10 Avaliações do curso à distância Ouvidoria na Administração Pública (Parceria CGU/ILB) “Conclui o curso hoje e posso dizer que atendeu as minhas expectativas, muito bem elaborado, de fácil entendimento”. Marta Cristina Silva Melo “Esse curso é muito interessante para o aprimoramento das nossas habilidades, assim poderemos desempenhar nossas atividades com mais qualidade.” Rita Niédia Caldas

11 Avaliações do curso à distância Ouvidoria na Administração Pública (Parceria CGU/ILB) “Excelente Iniciativa! Adorei realizar o curso, material atual, vem ao encontro das minhas necessidades”. Franciney dos Anjos “Esta é uma excelente iniciativa para quem trabalha na área ou mesmo para o servidor público interessado em aprofundar um pouco mais sobre a área”. Norma Sueli Jesus de Araujo

12 Módulo Profoco Presencial

13 Módulo Profoco Presencial: 220 alunos capacitados em LocalCursoPeríodo de Realização Brasília Gestão e Prática em Ouvidoria 28 a 30 de abril Porto Alegre Gestão e Prática em Ouvidoria 12 a 14 de maio Rio de Janeiro Gestão e Prática em Ouvidoria 26 a 28 de maio Belém Gestão e Prática em Ouvidoria 4 a 6 de agosto São Paulo Gestão e Prática em Ouvidoria 11 a 13 de agosto Fortaleza Gestão e Prática em Ouvidoria 15 a 17 de setembro Goiânia Gestão e Prática em Ouvidoria 13 a 15 de outubro Belo Horizonte Gestão e Prática em Ouvidoria 17 a 19 de novembro

14 Cadastro da Profoco: 2 mil alunos inscritos

15 Percentual de alunos cadastrados na Profoco por sexo, região e esfera da federação Estadual 28% Municipal 28%

16 Perspectivas das ações da Profoco Cursos oferecidos e alunos capacitados

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18 Coleta OGU: uma parceria com o IPEA

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20 2013 Pesquisa realizada utilizando formulário eletrônico. Confirmação da internet como principal canal de entrada das ouvidorias federais (sistema ou formulário eletrônico). Necessidade de sistema informatizado que suporte a gestão sistêmica das ouvidorias federais. Projeto Piloto

21 2014 Consolidação do projeto Desenvolvimento de aplicativo em parceria com o IPEA. Formação de série histórica de informações das ouvidorias federais.

22 2015 Acolhimento na CGU Novo aplicativo em desenvolvimento na CGU. Garantia de manutenção e desenvolvimento. Aplicativo integrado ao Sistema Informatizado lançado pela OGU.

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