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49º FÓRUM NACIONAL DE REITORES ABRUEM CÂMARA DE EaD Sebastião Iberes Lopes Melo –UDESC Presidente Estevão Roberto Ribeiro - UDESC Secretário Beatriz Dal.

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1 49º FÓRUM NACIONAL DE REITORES ABRUEM CÂMARA DE EaD Sebastião Iberes Lopes Melo –UDESC Presidente Estevão Roberto Ribeiro - UDESC Secretário Beatriz Dal Molin – UNIOEST Denis Donaire – USCS Fernando Spanhol – UNITINS Klaus Schlunzen Junior – UNESP Maria Luisa Furlan Costa – UEN Silvar Ferreira Ribeiro – UNEB

2  DIAGNÓSTICO  DIFICULDADES  PERSPECTIVAS Apresentação Professor Dr. Sebastião Iberes L. Melo Presidente Salvador, 06/10/11

3 QuantidadePorcentagem Sim2990,63% Não39,37% Sua instituição possui iniciativas de EaD? EaD NO ÂMBITO DA ABRUEM

4 QuantidadePorcentagem Núcleo1546,87% Centro39,37% Departamento13,12% Secretaria13,12% Pró-reitoira618,75% Outros618,75% ORGANIZAÇÃO DA EaD NAS IES

5 TempoQuantidadePorcentagem Menos de 1 ano39,37% 1 a 3 anos412,50% 3 a 5 anos412,50% 5 a 10 anos1031,25% Mais de 10 anos825,00% Não desenvolve39,37% Quanto tempo a instituição desenvolve atividade EaD?

6 QuantidadePorcentagem Gabinete do Reitor 1134,37% Pró-Reitoria 1753,13% Outro 412,50% Qual estrutura a EaD está diretamente ligada? ESTRUTURA DA EaD

7 Quantidade de alunos 0 20000 40000 60000 80000 100000 120000 140000 graduação especialização / pós- graduação lato sensu mestrado / pós- graduação stricto sensu extensão universitária

8 QuantidadePorcentagem SIM1443,75% NÃO1856,25% Existem recursos financeiros próprios na Instituição, específicos para EaD?

9 QuantidadePorcentagem SIM1959,38% NÃO1340,62% O setor EaD conta com espaço físico próprio? ESPAÇO FÍSICO EM EaD

10 PROGRAMA DE EaD QUE AS IES DA ABRUEM PARTICIPAM

11 QuantidadePorcentagem Sim2371,87% Não928,13% A gestão institucional do setor de EaD possui documento que caracterize suas soluções organizacionais? GESTÃO DA EaD NO ÂMBITO DA ABRUEM

12 INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EaD

13 CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃOPARA EaD

14 QuantidadePorcentagem Sim618,75% Não2681,25% Há concurso específico para contratação de pessoal em EaD? CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

15 CARGA HORÁRIA DOS PROFESSORES CONTEÚDISTAS

16 QuantidadePorcentagem Sim2165,63% Não825,00% Sem Resposta39,37% Os coordenadores dos cursos a distância recebem o mesmo tratamento que os coordenadores dos cursos presenciais e estão sujeitos às mesmas regras e condições? TRATAMENTO DADO AOS COORDENADORES DE EaD

17 QuantidadePorcentagem Sim2578,13% Não412,50% Sem Resposta39,37% O setor de EaD conta com equipe multidisciplinar? CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE DE EaD

18 Quantidade Porcentage m Institucional1237,50% Recursos Humanos 2475,00% Estrutura1340,62% Recursos Financeiros 2165,62% Metodológico39,37% Outro515,62% Quais são as dificuldades da IES para a implantação do EaD? DIFICULDADES INTERNAS

19 Quantidad e Porcentag em Iniciar ações em breve 1134,37% Manter as atuais 515,62% Aumentar as ações 2681,25% Diminuir as ações 00% Não ter ações00% O que pretendemos fazer? PERSPECTIVA DE OFERTA DE EaD NAS IES DA ABRUEM

20  Editais privilegiam o Sistema Federal  Calendário de liberação dos recursos dificultam a operacionalização em função de seus prazos  Convênios com duração de um ano incompatível com a duração do curso  Orçamentos poucos flexíveis, com elementos de despesas demasiadamente específicos e sistemática de difícil operacionalização

21 PERSPECTIVAS/SUGESTÕES  Editais que considerem o sistema das estaduais e municipais para atingir as metas do MEC  Calendário de liberação dos recursos compatível com os prazos para operacionalização  Rever/Adequar os prazos de vigência dos convênios com a duração dos cursos  Que o orçamento seja mais flexível com os elementos de despesas mais amplos, para permitir aplicação dos recursos

22  Número expressivo de alunos matriculados na modalidade a distância  Interesse das UES em aumentar as ações de EAD  Ações cooperativas entre as UES na área de EAD


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