A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A história do Templo de Salomão em Jerusalém

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A história do Templo de Salomão em Jerusalém"— Transcrição da apresentação:

1 A história do Templo de Salomão em Jerusalém
Avanço automático Com som

2 Prezado leitor Neste estudo em forma de slide, ainda que de maneira bem simplificada, estaremos abordando sobre o Templo que o rei Salomão construiu para Deus em Jerusalém. Veremos o que aconteceu com ele ao longo dos séculos. Porque Deus preferiu que Salomão o construísse e não o rei Davi? Sendo ele a casa de Deus, porque Deus permitiu que ele fosse destruído por várias vezes? Acompanhe-me neste estudo e juntos veremos todos estes porquês. José Carlos Rogero

3 Atenção As datas exibidas neste documentário são datas aproximadas. Não avance este slide manualmente para que o som possa ser condizente com as imagens.

4 Tenda da congregação: Réplica fiel em materiais e tamanho montada no deserto
Antes porém de abordarmos sobre o templo que Salomão construiu em Jerusalém, precisamos abordar sobre a Tenda da congregação, pois apesar de ser uma tenda, ela foi o primeiro santuário em que Deus habitou. Se a ignorarmos nosso estudo ficaria incompleto.

5 Tenda da congregação: Réplica fiel em materiais e tamanho montada no deserto
Antes de Salomão construir o templo em Jerusalém, Deus habitava entre o seu povo numa tenda como esta, chamada de “Tenda da congregação” ou “Tabernáculo”.

6 Tenda da congregação: Réplica fiel em materiais e tamanho montada no deserto
O próprio Deus passou a Moisés o tamanho, como oferecer os sacrifícios, como transporta-la e os cuidados que deveriam ter para que não morressem.

7 Tenda da congregação: Réplica fiel em materiais e tamanho montada no deserto
Então o povo Hebreu, liderado por Moisés sob a orientação de Deus, viveram por quarenta anos no deserto, montando, desmontando e transportando a Tenda da congregação.

8 Tenda da congregação: Réplica fiel em materiais e tamanho montada no deserto
A principal finalidade da Tenda era abrigar a Arca da aliança, o mais importante utensílio de ouro, pois entre os querubins a glória de Deus se fazia presente continuamente entre o povo.

9 R I O J O R D Ã O Canaã O povo Hebreu então chegaram em Canaã, transportando a tenda. Atravessaram o rio Jordão e com a ajuda do Senhor dominaram a terra e a possuíram conforme a promessa do Senhor feita a Abraão no passado.

10 R I O J O R D Ã O Silo Após Israel conquistar e se instalar na terra de Canaã, Josué mandou que a tenda da congregação fosse montada definitivamente na cidade de Silo, que ficava nas terras da tribo de Benjamim: “Toda a congregação dos filhos de Israel, depois que conquistou a terra, ajuntou-se em Silo, e ali armou a tenda da congregação” (Josué 18:1)

11 R I O J O R D Ã O Silo Segundo fontes do Talmude, a tenda descansou em Silo por 369 anos. (Zevachim 118B) A tenda deixou Silo quando Eli o Sumo Sacerdote morreu. Em algum momento durante a sua longa estadia em Silo, a tenda móvel parece ter sido incluída dentro de um complexo ou substituída por uma estrutura permanente com "portas" (1 Samuel 3:15), um precursor do Templo.

12 R I O J O R D Ã O Silo Jerusalém Conforme o capitulo 6 de 2 Samuel, Davi, o rei de Israel, em torno de 1050 anos antes de Cristo transportou a arca de Silo para Jerusalém.

13 R I O J O R D Ã O Silo Jerusalém Assim a tenda da congregação foi montada em Jerusalém, porém Davi não se conformava em morar num palácio enquanto que a arca de seu Deus morava dentro de uma tenda. Disse ele ao profeta Natã: “Olha, eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus dentro de uma tenda!” (2 Samuel 7:2)

14 R I O J O R D Ã O Silo Jerusalém O Rei Davi, da tribo de Judá, desejava construir uma casa para Deus, onde a Arca da Aliança ficasse definitivamente guardada, ao invés de permanecer na tenda provisória, existente desde os dias de Moisés. Porém, este desejo foi-lhe negado por Deus em virtude dele ter derramado muito sangue em guerras. Porém Deus diz que Salomão seu filho edificaria o templo para Ele.

15 R I O J O R D Ã O Silo Jerusalém Antes de Davi morrer, ele comprou o campo de Araúna, que se localizava no monte Moriá. Ajuntou também grande quantidade de ouro, prata e ferro para que seu filho Salomão construísse o templo do Senhor quando ele lhe sucederia no trono.

16 R I O J O R D Ã O Silo Jerusalém Após a morte de Davi, Salomão seu filho tornou-se rei em seu lugar, e no quarto ano de seu mandato ele começou a construção do templo em Jerusalém, seguindo o plano arquitetônico transmitido por Deus a Davi, seu pai.

17 Da praia eram carregadas por terra até Jerusalém.
As madeiras eram cortadas e montadas em jangadas e transportadas através do mar até à praia LIBANO Da praia eram carregadas por terra até Jerusalém. Jerusalém Salomão fez então um acordo com Hirão, rei do Líbano. Israel lhe forneceria trigo, cevada, azeite e vinho, e em troca Hirão lhe mandaria do Líbano toda a madeira de cedro e cipreste necessária para a construção do templo.

18 Para realizar todo este trabalho, Salomão convocou:
As madeiras eram cortadas e montadas em jangadas e transportadas através do mar até à praia LIBANO Da praia eram carregadas por terra até Jerusalém. Jerusalém Para realizar todo este trabalho, Salomão convocou: * homens de Israel, enviando-os ao Líbano em equipes de a cada mês. * homens dentre os habitantes do país que não eram israelitas, para trabalharem como carregadores. * homens como cortadores de pedras nas montanhas. * Como responsáveis pelo serviço, Salomão nomeou 550 homens e, ao que parece, como ajudantes. (1º Reis capitulo 5)

19 Da praia eram carregadas por terra até Jerusalém.
As madeiras eram cortadas e montadas em jangadas e transportadas através do mar até à praia LIBANO Da praia eram carregadas por terra até Jerusalém. Jerusalém “Mandou o rei que trouxessem grandes blocos de pedra escolhida e lavrada, para fundarem o templo. Lavraram-nas os edificadores de Salomão e os de Hirão, e os gebalitas preparavam as madeiras e as pedras para edificar o templo” (1° Reis 5:17-18) Salomão demorou sete anos para edifica-lo. Após a construção do magnífico templo, a Arca da Aliança foi cuidadosamente colocada no Santo dos Santos, a sala mais reservada do edifício.

20 LIBANO Jerusalém “Esta construção do Templo em Jerusalém, se deu em torno do ano 1000 antes de Cristo Mas o que aconteceu com o templo de Salomão nos anos que se seguiram? O templo é construído Linha do tempo 1000 a.C

21 LIBANO Jerusalém Ao longo dos séculos seguintes Israel foi atacado por nações inimigas por várias vezes, especialmente Jerusalém, pois naquela época os reis saiam para a guerra, sendo isso um costume na época. Porém o templo foi mantido intacto. O templo é construído Linha do tempo 1000 a.C

22 Porém, no ano 605 a.C., (época de Daniel), devido Israel ter abandonado o Senhor e adorar outros deuses, o Senhor os entregou nas mãos do rei Nabucodonosor da Babilônia. Ele veio com seu exército, cercou Jerusalém, e após dois anos de cerco, ele invadiu a cidade, saqueou os tesouros do templo, destruindo o templo e a cidade a fogo, e levou os israelitas para a Babilônia como prisioneiros. BABILÔNIA Nabucodonosor ataca Jerusalém Os judeus são levados cativos Jerusalém O templo é construído O templo é destruído Linha do tempo 1000 a.C 605 a.C

23 Setenta anos depois da destruição, a Persa domina a Babilônia, e o rei Ciro liberta os israelitas para que eles voltem à Jerusalém e reconstrua a cidade e o templo. Liderados por Esdras e Neemias, apoiados pelo judeu Zorobabel e pelos profetas Zacarias e Ageu, começaram a edificar o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus. BABILÔNIA Os judeus são repatriados Jerusalém O templo é construído O templo é destruído O templo é reconstruído Linha do tempo 1000 a.C 605 a.C 535 a.C

24 Conforme narra o livro de Neemias, os judeus tiveram grandes dificuldades na reconstrução tanto do templo como da cidade. Foram muitas as oposições contra a reconstrução, de maneira que, a obra ficou parada por mais ou menos dez anos. É importante ressaltar que, nesta destruição do templo pelos babilônicos, a arca da aliança desapareceu para sempre, ou seja, ela não se encontrou mais presente no templo. Até hoje ninguém sabe o seu paradeiro. BABILÔNIA Jerusalém 1000 a.C 605 a.C 535 a.C Linha do tempo O templo é construído O templo é destruído O templo é reconstruído

25 Os séculos foram se passando, e o templo por várias vezes foi atacado pelos exércitos inimigos, como também as intempéries o assolaram, tendo assim que passar por várias reformas. 200 anos a.C., o Templo foi profanado por Antíoco IV Epifânio, que mandou sacrificar uma porca sobre o altar. Este incidente deu origem à revolta dos Macabeus. Jerusalém O templo é reconstruído O templo é profanado 535 a.C 200 a.C

26 Herodes começa a ampliação do templo
No ano 37 a.C, Herodes se tornou rei da Judéia Desejoso em obter o favor dos judeus, Herodes propôs em fazer uma grande reforma no templo, pois além de encontrar-se deteriorado pelo tempo, também se tornara pequeno para a população na época. Esta oferta foi aceita, e a obra foi iniciada no décimo nono ano de seu mandato, ou seja, no ano 18 a.C., sendo realizado um grande trabalho e despesa, sendo ampliado numa escala de 1 para 3. Tal edificação ficou conhecido na história como “O segundo templo” ou “O templo de Herodes”. Jerusalém Herodes começa a ampliação do templo O templo é reconstruído O templo é profanado 535 a.C 200 a.C 18 a.C.

27 Herodes começa a ampliação do templo
Jerusalém 535 a.C O templo é reconstruído O templo é profanado 200 a.C Herodes começa a ampliação do templo 18 a.C.

28 Herodes começa a ampliação do templo
A parte principal do prédio foi concluída em dez anos, mas a parte exterior como os outros grandes edifícios anexos e muros foram trabalhados durante todo o período de vida de Jesus na terra, sendo concluído por completo somente em 65 d.C. Jerusalém Herodes começa a ampliação do templo O nascimento de Jesus O templo é concluído 18 a.C. 65 d.C.

29 Herodes começa a ampliação do templo
Jerusalém Herodes começa a ampliação do templo 18 a.C. O nascimento de Jesus O templo é concluído 65 d.C.

30 Ainda inacabado, o templo e os edifícios já estavam magnificamente belos. O templo, três vezes maior que o templo original, deixava muitos judeus fascinados, a ponto de apresentarem tal edificação a Jesus. Está escrito: “Saindo Jesus do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha! Que pedras, que edifícios! Respondeu-lhe Jesus: Vês este grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derrubada” (Marcos 13:1-2) Jerusalém O templo é concluído 65 d.C.

31 Assim se cumpriu o que Jesus havia predito alguns anos atrás:
No ano 66 d.C., a população judaica se revoltou contra o domínio Romano. Quatro anos depois, em 70 d.C., as legiões romanas de Tito reconquistou o domínio e posteriormente destruiu grande parte de Jerusalém e o templo que acabara de ser reconstruído. Assim se cumpriu o que Jesus havia predito alguns anos atrás: Respondeu-lhe Jesus: Vês este grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derrubada” (Marcos 13:2) Jerusalém Revolta dos judeus contra o domínio de Roma O templo é destruído O templo é concluído 65 d.C. 66 d.C 70 d.C

32 Aos olhos de Roma, o domínio aos judeus foi um grande feito de Tito e seu exército, tanto que, em sua homenagem, foi levantado em Roma um arco, conhecido como “O arco de Tito”, cujos desenhos em sua parede retratam o exército carregando o candelabro do templo. Jerusalém Revolta dos judeus contra o domínio de Roma O templo é destruído O templo é concluído Soldados carregando o candelabro 65 d.C. 66 d.C 70 d.C Arco de Tito

33 Soldados carregando o candelabro Arco de Tito
Jerusalém Revolta dos judeus contra o domínio de Roma O templo é destruído O templo é concluído Soldados carregando o candelabro 65 d.C. 66 d.C 70 d.C Arco de Tito

34 Hoje o que resta do segundo templo, é apenas uma parte de seu muro, conhecido como “O muro das lamentações”. Judeus orando junto ao muro das lamentações Pelo tamanho do muro podemos concluir que o novo templo edificado por Herodes era realmente grande! Jerusalém Revolta dos judeus contra o domínio de Roma O muro das lamentações O templo é destruído O templo é concluído 65 d.C. 66 d.C 70 d.C Os séculos estão passando...

35 SERÁ QUE O TEMPLO SERÁ RECONSTRUÍDO NOVAMENTE PELA TERCEIRA VEZ?
Hoje em Israel, a reconstrução do Terceiro Templo é uma das questões mais controvertidas. Há um grupo que diz não ser necessária a reconstrução do Templo, enquanto há outra que tem lutado arduamente a fim de prepararem os móveis, utensílios e homens santos (cohanin - sacerdotes) a fim de que, quando o Terceiro templo for reconstruído, os utensílios estejam todos preparados a fim de serem colocados em seus devidos lugares como no primeiro e segundo Templos. Jerusalém Revolta dos judeus contra o domínio de Roma O muro das lamentações O templo é concluído 65 d.C. 66 d.C 70 d.C Os séculos estão passando...

36 Para alguns o projeto de reconstrução do Terceiro Templo não passa de uma grande utopia. Na opinião destes, existe em Israel um grupo de judeus que querem à todo o custo colocar novamente o Templo sobre o Monte Sião, local onde atualmente está construída a Mesquita da Cúpula Dourada! E é justamente em função da Mesquita estar ali que este grupo de pessoas julga "impossível" a reconstrução do Terceiro Templo (pelo menos naquele lugar específico!). Jerusalém Revolta dos judeus contra o domínio de Roma O muro das lamentações O templo é concluído 65 d.C. 66 d.C 70 d.C Os séculos estão passando...

37 MAS O QUE DIZ A BIBLIA SAGRADA A ESTE RESPEITO?
Ela nos diz que o Templo será sim reconstruído novamente, e até nos diz que o anti-cristo sentará nele como se fosse o próprio Deus. Para isso, o terceiro templo já tem alguns objetos e utensílios prontos para o culto ao Eterno. O Candelabro já está pronto. Ele foi feito em ouro puro, com valor estimado em U$ ,00. Assim como as vestes do Sumo Sacerdote, dos outros sacerdotes, a pia, diversos utensílios, as trombetas de prata, instrumentos musicais, entre outras coisas. Jerusalém Revolta dos judeus contra o domínio de Roma O muro das lamentações O templo é concluído 65 d.C. 66 d.C 70 d.C Os séculos estão passando...

38 ISRAEL: O PONTEIRO DO RELÓGIO MUNDIAL DE DEUS
Quer ver como tudo já está pronto para os acontecimentos dos dias finais? Olhe para Israel! Israel é o ponteiro do relógio mundial de Deus! Israel demonstra a todas as nações que o seu Deus em breve voltará! O templo será reconstruído e então se iniciará uma nova era, onde a paz existirá apenas na lembrança daqueles que não participarem do arrebatamento por não terem dado crédito à salvação. Jerusalém Revolta dos judeus contra o domínio de Roma O muro das lamentações O templo é concluído 65 d.C. 66 d.C 70 d.C Os séculos estão passando...

39 Resumidamente, esta é a história do Templo de Jerusalém, começando desde a época da “Tenda Sagrada”, montada por Moisés no deserto, até nos dias de hoje. Jerusalém Revolta dos judeus contra o domínio de Roma O muro das lamentações O templo é concluído 65 d.C. 66 d.C 70 d.C Os séculos estão passando...

40 Caso queira receber slides bíblicos em seu e-mail, escreva para:
Áudio: Songs from Israel Fontes: * Bíblia Sagrada * Wikipédia, a enciclopédia livre


Carregar ppt "A história do Templo de Salomão em Jerusalém"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google