A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O COMEÇO DE TUDO Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O COMEÇO DE TUDO Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira."— Transcrição da apresentação:

1 O COMEÇO DE TUDO Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira

2 INTRODUÇÃO O que podemos observar no céu em noites claras? –Inúmeros pontos luminosos: Estrelas e corpos celestes que nos rodeiam –Mistério que encanta o homem. Descobertas e potentes instrumentos: –Ampliam o conhecimento já existente.

3 MODELO DE UNIVERSO Ptolomeu – século II d.C.: –Modelo geocêntrico A Terra era o centro do Universo; Sol, Lua e outros planetas giravam ao redor da Terra em trajetórias circulares.

4 MODELO DE UNIVERSO Nicolau Copérnico (1473 – 1601): –Modelo heliocêntrico: O Sol é o centro imóvel do universo; Todos os planetas giram ao redor do Sol em órbitas circulares.

5 MODELO DE UNIVERSO Galileu Galilei (1564 – 1642): –Defendia o modelo heliocêntrico. –Acrescentou novos dados a esse modelo: Júpiter apresentava vários satélites.

6 MODELO DE UNIVERSO Johannes Kepler (1571 – 1630) anunciou 3 leis: –A trajetória dos planetas era elíptica; –O Sol estaria situado em um dos pontos dessa elipse; –Os planetas mais afastados do Sol teriam órbitas maiores.

7 MODELO DE UNIVERSO Isaac Newton (1642 – 1727): –As leis que regem os movimentos da Terra são as mesmas que movem os demais astros e dependem da sua velocidade e da sua trajetória no universo.

8 MAS COMO O UNIVERSO SURGIU? Surgiu com uma imensa explosão: o Big Bang. 13,7 bilhões de anos, idade calculada através de estudos: –Luz das estrelas; –Velocidade com que os corpos se afastam.

9 MAS COMO O UNIVERSO SURGIU? George Gamov – “Teoria do universo oscilante”: –Matéria que constituía o universo – concentrada num pequeníssimo volume; –Imenso calor produzido – grande explosão; –Matéria menos concentrada espalhada em todas as direções; –Fragmentos podem se atrair pela força da gravidade – condições para novas explosões.

10 AS GALÁXIAS Edwin Hubble (1889 – 1953): –Utilizou um telescópio da época e observou um enorme agrupamento de estrelas – nuvem. –Galáxia (origem grega) – significa círculo leitoso. Formada por bilhões de estrelas, planetas, gases e poeira cósmica que giram ao redor de um centro comum.

11 AS GALÁXIAS Maiores – 1 trilhão de estrelas. Menores – estrelas. Forma de uma galáxia: –Esférica: Centauro –Espiral: Mulinello e Via Láctea –Irregular: M 82

12 A VIA LÁCTEA É a nossa galáxia. Forma: espiral. Possui um núcleo denso, branco e de forma oval. Diâmetro: anos-luz. Espessura: anos-luz. O Sol está a anos-luz do centro da Via Láctea.

13 ANO-LUZ Representa a distância que a luz percorre em um ano. V luz = Km/s. Em um ano, a luz percorre 9,5 trilhões de Km. Grande Nuvem de Magalhães – galáxia mais próxima da Terra, situada a 170 mil anos-luz de distância.

14 COMO SÃO AS ESTRELAS? Corpos celestes que apresentam luz própria. Formadas por enormes quantidades de gases e poeira cósmica. Sua T interna é da ordem de milhares de graus. –Reações nucleares: gás hidrogênio → gás hélio. –T vai diminuindo.

15 COMO SÃO AS ESTRELAS? Produzem cores diferentes, dependendo: –do tamanho, da temperatura superficial, da luminosidade. Classificação: –Azul: T superficial entre e ºC. Mais –Branca: T superficial entre e ºC. jovem –Amarela: T superficial entre e ºC. –Alaranjada: T superficial entre e ºC. Mais –Vermelha: T superficial entre e ºC. velha

16 COMO SÃO AS ESTRELAS? Ciclo de vida das estrelas: –Nascimento: Concentração de gases e poeira cósmica em uma certo ponto do universo. Nuvem estelar ou nebulosa. ↑ forças de atração – gera calor – ↑ T –Supernova: A produção de energia provoca uma dilatação e a estrela se expande e torna-se uma estrela gigante.

17 COMO SÃO AS ESTRELAS? Ciclo de vida das estrelas: –Morte: A estrela sofre uma explosão, dispersando-se no espaço. O que sobra no núcleo pode se transformar em: –Anã branca – estrela pequena. –Buraco negro – massa muito comprimida que atrai tudo que passa por perto. –Estrela de nêutrons – pequena estrela muito densa.

18 O SISTEMA SOLAR Formou-se há 5 bilhões de anos: –Enorme nuvem de gases e poeira cósmica; –Lento processo de contração; – ↑ Velocidade de rotação; –Forma de um disco; –Sol, no centro; –Movimento de rotação em torno do Sol; –Formação dos planetas e satélites.

19 O SOL Formou-se há 5 bilhões de anos. –Estrela amarela: Meia-idade T superficial = ºC T interna = 15 milhões ºC –Constituição: Gás hidrogênio (75%); gás hélio (20%); oxigênio, carbono e nitrogênio.

20 O SOL 109 X maior que a Terra e está há 150 milhões de Km do nosso planeta. Regiões: –Núcleo – É o centro, onde ocorrem reações nucleares que produzem energia. –Zona de transporte – A energia é transmitida para a superfície. –Fotosfera – Superfície solar, visível a olho nu, com 500 Km de espessura. –Cromosfera – Atmosfera solar. –Coroa – Onde as protuberâncias se expandem com os ventos solares.

21 O SISTEMA SOLAR Conjunto formado pelo Sol e por todos os planetas que giram ao seu redor. Situado na periferia da Via Láctea. Os planetas: –são classificados segundo sua distância em relação ao Sol. –Cada um apresenta cores e características diferentes. –Não emitem luz.

22 OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR Estão divididos em 2 grupos: –Planetas interiores: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; –Planetas exteriores: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

23 OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR Mercúrio: –Superfície marcada por crateras, com zonas montanhosas e vales. Vênus: –Atmosfera densa e opaca; –Superfície com imensas crateras e vulcões. Terra: –Atmosfera azul; –Translação – 365 dias; –Rotação – 24 h; –1 satélite – Lua.

24 OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR Marte: –É quase certo que há água líquida no subsolo. Júpiter: –Apresenta franjas de nuvens paralelas. Saturno: –Apresenta belos anéis compostos por partículas geladas; –Possui 23 satélites.

25 OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR Urano: –Apresenta cor azul-esverdeada. Netuno: –Gêmeo de Urano; –Apresenta diversos arcos – anéis destruídos. Plutão: –Planeta mais distante e menos conhecido; –Apresenta cor azul-prateada.


Carregar ppt "O COMEÇO DE TUDO Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google