A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Less paper O CFO criou uma Comissão Especial para revisão do Prontuário Odontológico. A revisão atenderá especialmente aos cirurgiões-dentistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Less paper O CFO criou uma Comissão Especial para revisão do Prontuário Odontológico. A revisão atenderá especialmente aos cirurgiões-dentistas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Less paper

4

5

6

7 O CFO criou uma Comissão Especial para revisão do Prontuário Odontológico. A revisão atenderá especialmente aos cirurgiões-dentistas que enfrentam processos éticos e judiciais e são condenados devido à falta de provas documentais. No dia 27 de janeiro, a comissão se reuniu na sede do Conselho para iniciar o trabalho de sistematização do material já recolhido. Colhido na pagina De acordo com o Código de Ética Odontológica, constitui um dever fundamental dos cirurgiões-dentistas elaborar e manter atualizados os prontuários de pacientes, conservando-os em arquivo próprio.

8 RECEITAS E ATESTADOS "Recomendamos que a receita seja redigida com cópia..." " os modelos podem constituir elementos de prova judicial... " O Dr. Moacyr recomenda que se guardem fotografias dos modelos e as radiografias que sejam duplicadas. ORIENTAÇÃO SOBRE HIGIENIZAÇÃO E PÓS-OPERATÓRIO ABANDONO DE TRATAMENTO PELO PACIENTE Livro de Protocolo Prof. Dr. Moacyr da Silva Professor Titular de Odontologia Legal - Universidade de S. Paulo Setembro 2003

9 Prontuário bem elaborado e armazenado. Uma imposição imprescindível. Argumenta o Prof. Pierangelo Angeletti,

10

11 Tomografias Espirometria Ecografias Eletromiografias Mais Radiografias

12 Art. 4º - Estabelecer o prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro, para a preservação dos prontuários médicos em suporte de papel. Art. 2º - Estabelecer a guarda permanente para os prontuários médicos arquivados eletronicamente

13 Em que pese a Legislação estabelecer prazos prescricionais para o ajuizamento das mais variadas demandas, entendo que os documentos devem ser guardados por prazo indeterminado pois existem circunstâncias que suspendem e interrompem o curso do prazo prescricional, assim como circunstâncias em que o prazo sequer se inicia. DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CRO/RS PRAZO DE GUARDA DE DOCUMENTOS DA ODONTOLOGIA O Novo Codigo Civil não estabelece prazos para guarda dos documentos. Estabelece prazos prescricionais que podem variar de 2 a 5 anos ou mais, dependendo de circunstancias.

14 INÍCIO 1961 EXTRAÇÕES SERIADAS INÍCIO CORRETIVA – 1967 FASE FINAL CORRETIVA

15 40 ANOS DEPOIS DE INICIADO O TRATAMENTO

16 INICIADO EM 1965 TERMINADO EM ANOS DEPOIS ANOS DEPOIS

17 Na auto crítica de casos, tratados nos anos 60 e 70, considero que alguns deles estão retrusivos.

18 A necessidade de organizar e armazenar os mais de prontuários clínicos em papel dos associados do Serviço de Assistência Odontológica da Instituição Beneficente Coronel Massot (IBCM) da Brigada Militar/RS, provocou a migração para meio digital dos arquivos deste Serviço.

19 O constante crescimento de pedidos de documentação digital, despertou a necessidade de viabilizar juridicamente esses exames, eliminando a insegurança que persistia sobre sua validade nos Tribunais.

20 MundoDigital Irrefutável e poderosa conseqüência

21 Sim, se aceitou os arquivos digitais necessita dar-lhes validade jurídica

22 Para os arquivos digitais o Direito Consuetudinário TERMINOU. Juizes passarão a exigir arquivos digitais autenticados ou com Certificado Digital

23 14 de outubro 2003

24 Na internet ninguém sabe que somos cachorros

25 Criptografia de 1024 bits é gerado e armazenado no Token ou Smart Card criptográfico.

26 O eToken é um dispositivo USB do tamanho de uma chave doméstica, é o dispositivo mais moderno de segurança de redes e plataformas de e-Business. Ele oferece uma maneira totalmente portável e econômica para autenticar usuários e assinar literalmente qualquer documento eletrônico.

27 Chancela

28

29

30 Fé Pública

31

32

33


Carregar ppt "Less paper O CFO criou uma Comissão Especial para revisão do Prontuário Odontológico. A revisão atenderá especialmente aos cirurgiões-dentistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google