A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática Básica e Aplicada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática Básica e Aplicada"— Transcrição da apresentação:

1 Informática Básica e Aplicada
Curso Técnico em Eletrotécnica

2 Driver X Drive DRIVE: é o dispositivo, equipamento, hardware. Por exemplo, o drive de CD do seu computador, ou de disquete. DRIVER: é um programa que "ensina" ao sistema operacional (windows, linux ou outro) como utilizar algum dispositivo. Por exemplo: quando você compra uma impressora, você precisa instalar um programa (o driver), que permite ao computador se comunicar com a impressora. Sem o driver, o dispositivo não funcionaria. Ou seja, é o driver que controla o drive

3 Placa Mãe A placa–mãe é a principal e maior das placas de circuitos presentes em um microcomputador. Nela estão incorporados os componentes essenciais para o funcionamento do sistema computacional. Ela esta presente nos microcomputadores desde 1974 época em que eles foram criados e ficaram disponíveis.

4

5 FONTES AT E ATX AT, caiu em desuso, era desligada manualmente.
ATX é o modelo padrão para uso atual. Oferece o recurso de desligamento automático.

6 Conectores da Parte Frontal do Gabinete
- Botão Reset - Botão ou chave para ligar o computador ("Power") Led ("Light Emitting Diod" = diodo emissor de luz) no gabinete. São pequenos semicondutores que tem a capacidade de emitir luz visível, quando submetidos a uma corrente elétrica.) LED de "Power On" LED indicador de acesso ao disco rígido (indica que o disco rígido está sendo acessado) - 2 portas USB, "Universal Serial Bus" - Em máquinas mais novas, conectores de áudio. - O número de baias, localizadas na parte frontal do gabinete, pode variar. E é nesses espaços que os drives de CD, DVD e outros são encaixados.

7 Conectores da Parte Traseira do Gabinete

8

9 Relação dos Conectores
1. Conector Cabo de Força; 2. Chave Seletora 110/220 V; 3. Saída Tensão Alternada; 4. Conector de Rede RJ45; 5. Conector PS/2 para Mouse * ; 6. Conector PS/2 para Teclado * ; 7. Portas USB ; 8. Porta Serial DB09 macho; 9. Porta Paralela DB25 fêmea (Impressora); 10. Conector Monitor de Vídeo; 11. Saídas e Entrada Placa de Som: - Line-In “Entrada som”; - Mic; “Microfone”; - Line-Out “Saída Som” Porta Games (Joystick); 13. Conector Fax Modem RJ11 (Phone); 14. Conector Fax Modem RJ11 (Line);

10 TECLADO O teclado do computador possui algumas teclas específicas, são elas: ESC  Cancelar uma operação ENTER  Confirmar uma operação/comando ou trocar de parágrafo SHIFT  É utilizada em conjunto com a letra deixando-a maiúscula. Caps Lock  Faz com que todas as letras fiquem maiúsculas ao digitar. TAB  Serve para aumentar o espaço. Muito utilizado em início de textos. DEL / Delete / Backspace  Serve para apagar caracteres, figuras, arquivos... F1...F12 / Ctrl / Alt  São funções especiais que funcionam conforme o programa.

11 RELEMBRANDO SO Aplicativo Arquivo Disco Rígido C: Pasta

12 GABINETES Desktop: Slim ou Slim case.
Muitos gabinetes slim podem ser usados tanto na posição horizontal como na posição vertical. Geralmente ele é muito compacto. Torres: Mini-Torre, Midi-Torre e Max-Torre. São popularmente chamados de Mini Torre, Torre Média e Torrão. Desvantagens de Gabinetes Desktop’s ; Normalmente possui pouco espaço para a colocação de novas placas e periféricos. dificuldade na manutenção deste tipo de equipamento.

13 Comparação dos tipos de Gabinete

14 Tipos de Monitores Monitor CRT da marca LG Um monitor LCD

15 Monitor CRT CRT (Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor "tradicional", em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de elétrons, que atuam no material fosforescente que a reveste, assim formando as imagens. Este tipo de monitor tem como principais vantagens: - Sua longa vida útil; - Baixo custo de fabricação; - Grande banda dinâmica de cores e contrastes; - Grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).

16 Monitor CRT As maiores desvantagens deste tipo de monitor são:
- Suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50cm de profundidade e pesar mais de 20kg); - O consumo elevado de energia; - A possibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raios x), danosa à saúde no caso de longos períodos de exposição. Este último problema é mais freqüentemente constatado em monitores e televisores antigos e desregulados, já que atualmente a composição do vidro que reveste a tela dos monitores detém a emissão dessas radiações.

17 Monitor LCD LCD - (Liquid Cristal Display, em inglês, sigla de tela de cristal líquido) é um tipo mais moderno de monitor. Nele, a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores. Tem como vantagens: - O baixo consumo de energia; - As dimensões reduzidas; - A não-emissão de radiações nocivas; - A capacidade de formar uma imagem praticamente perfeita, estável, sem cintilação, que cansa menos a visão - desde que esteja operando na resolução nativa; e - O fato de que o preto que ele cria emite um pouco de luz, o que confere à imagem um aspecto acinzentado ou azulado, mais agradável aos olhos em termos estéticos e também de brilho.

18 Monitor LCD As maiores desvantagens são:
- O maior custo de fabricação (o que, porém, tenderá a impactar cada vez menos no custo final do produto, à medida em que o mesmo se for popularizando); - O fato de que, ao trabalhar em uma resolução diferente daquela para a qual foi projetado, o monitor LCD utiliza vários artifícios de composição de imagem que acabam degradando a qualidade final da mesma; - Um fato não-divulgado pelos fabricantes: se o cristal liquido da tela do monitor for danificado e ficar exposto ao ar, pode emitir alguns compostos tóxicos, tais como o óxido de zinco e o sulfeto de zinco. Este será um problema quando alguns dos monitores fabricados hoje em dia chegarem ao fim de sua vida útil (estimada em 20 anos).

19 Exercício Ligar o botão POWER ou I/O que encontra-se no gabinete e monitor Aguardar +/- 1 minuto até aparecer a tela de acesso Informe o nome de usuário “aula” e a senha “numero do computador” Clicar em Aponte sem pressionar o botão do mouse em PROGRAMAS

20  Aponte em acessórios Aponte no wordpad  e dê um clique com o botão do mouse Faça as mesmas operações para abrir o Paint,  a calculadora No bloco de notas, dê um clique na pequena figura na extremidade superior esquerda Escolha Fechar ou pressione ALT+F4 Abra o PAINT novamente

21 EXERCÍCIOS PAINT Identifique a barra de ferramentas do programa Paint em sua tela. Escolha um botão na barra e clique 1x sobre ele. Após, clicar na área de trabalho e veja o que acontece. Exercícios: Faça um quadrado azul Escreva o seu nome Faça um círculo vermelho Use a ferramenta borracha Use o ferramenta lápis Use o ferramenta pincel

22 EXERCÍCIO SALVAR Minimize a janela do PAINT e acesse a pasta MEUS DOCUMENTOS Crie uma pasta com o seu nome Maximize a janela do PAINT NA barra de MENU, clique em ARQUIVO / SALVAR COMO, localize a pasta MEUS DOCUMENTOS e dentro dela a pasta que você criou com o seu nome, dê ao arquivo o nome de IMAGEM.BMP, clique em SALVAR

23 Barra de MENU do PAINT

24 Exercício 1 – SIGA A SEQÜÊNCIA: Abra o Word Pad
Maximize (se necessário) Digite o texto abaixo Coloque o tamanho da fonte 18, cor rosa Minimize Abra o Paint Desenhe a figura ao lado Abra a calculadora Calcule: Abra o bloco de notas Digite um texto contendo 4 linhas e um título Volte a janela do Word Pad Restaure e arraste –a para o canto superior direto da tela povo.

25 Volte a janela do Paint Restaure e arraste-a para o canto inferior esquerdo Volte a janela do bloco de notas. Restaure e arraste-a para canto superior esquerdo Volte a janela da calculadora. Arraste-a para o cento da tela. Feche todas as janelas TEXTO: O Analfabeto Político O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.

26 O Analfabeto Político O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.


Carregar ppt "Informática Básica e Aplicada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google