A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPUTAÇÃO Operação do computador Teclado Dicas de uso Ligando e Desligando o Microcomputador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPUTAÇÃO Operação do computador Teclado Dicas de uso Ligando e Desligando o Microcomputador."— Transcrição da apresentação:

1 COMPUTAÇÃO Operação do computador Teclado Dicas de uso Ligando e Desligando o Microcomputador

2 Layout de teclado... Existem diversos layouts de teclado. O mais conhecido no Brasil é o layout ABNT2, que possui a tecla para o cedilha ç e, ao seu lado, o acento til ~, similar às máquinas de escrever. No layout padrão americano, não existe o cedilha e os acentos ficam em posições diferentes. Se você precisar fazer um ç em um teclado americano, acentue o c com um acento agudo.

3 MAIÚSCULAS e minúsculas Para se gerar os caracteres escritos na parte superior das teclas (ex.: e também para gerar uma letra MAIÚSCULA com o CAPSLOCK desligado, devemos utilizar a tecla SHIFT, mantendo-a pressionada enquanto se tecla o caractere desejado. O CapsLock fixa as letras em maiúsculas quando ligado. Já o NumLock permite a utilização do teclado numérico. No canto superior direito encontram- se os LEDs que identificam se o CapsLock e o NumLock estão ligados.

4 Enter ( ) e BACKSPACE ( ) A tecla ENTER é bastante utilizada, e indica um fim de informação, ou uma entrada. Ex: Quando você termina de digitar um parágrafo, valor, linha ou comando, você deve pressionar ENTER para que a informação seja processada. Cuidado: Não utilize ENTER para finalizar cada linha em um editor de textos. O próprio editor saberá quando deve trocar de linha. Esta é também muito usada. O BACKSPACE, com o nome já diz, volta um caractere, apagando o último digitado.

5 Teclas de funções. O ESC ou ESCape indica que você quer cancelar alguma operação. As teclas de função (F1 a F12) possuem funções determinadas pelo próprio programa. No entanto a maioria dos aplicativos utiliza a tecla F1 como tecla de socorro, e quando pressionada a mesma dispara uma janela de ajuda (Help).

6 Segunda função.... Da mesma forma que o SHIFT, as teclas Control (CTRL) e Alt são usadas simultaneamente a outras teclas, ou seja, enquanto se mantém pressionada uma destas teclas, uma outra é utilizada. Isso resulta em um efeito totalmente diferente. Por exemplo, se teclarmos um L enquanto a tecla CTRL estiver pressionada, será aberta a janela de Localizar do Windows. Portanto, CTRL + L é uma tecla de atalho.

7 Teclas de direção e navegação. As teclas de direção auxiliam no posicionamento em um texto ou planilha, (sem contar a grande utilidade nos jogos ) As teclas PgUp (página para cima), PgDown (página para baixo), Home (início) e End (final) facilitam a navegação em um texto. Insert ativa/desativa o modo de insersão, e Delete, como o nome já diz, elimina um caracter ou objeto selecionado.

8 Tirando uma foto da tela... O Print Screen serve, no Windows, para se capturar a tela e enviá-la para a área de transferência (como tirar uma foto da tela). Isso é útil quando se está confeccionando um manual, por exemplo. O Scrool Lock (rola a tela) tem pouca utilidade. O Pause é usado por alguns programas para indicar uma PAUSA ou PARADA, embora sua mais importante função está associada a tecla CTRL, pois um CTRL + PAUSE ocasiona um BREAK (fim de processo). No DOS funciona muito bem)

9 Tecla do Windows... Você pode usar a tecla com o símbolo do Windows para abrir o menu INICIAR. Combinando esta tecla com outras, é possível também se iniciar funções especiais do sistema operacional. Por exemplo, clicando esta tecla juntamente com a tecla F, você abre o localizar do windows. Junto a tecla E, executa-se o Windows Explorer, entre outros.

10 Algumas dicas importantes ao digitar : Para digitar melhor, utilize todos os dedos das duas mãos. Desta forma, você digitará mais rápido e o risco de sofrer alguma lesão (L.E.R.) é menor.

11 Algumas dicas importantes ao digitar : Com este dedo, você deve pressionar as teclas 1, Q, A e Z.

12 Algumas dicas importantes ao digitar : Com este, as teclas 2, W, S, X.

13 Algumas dicas importantes ao digitar : Agora 3, E, D, C.

14 Algumas dicas importantes ao digitar : 4, R, F, V e também 5, T, G, B.

15 Algumas dicas importantes ao digitar : Estes são úteis para o espaço.

16 Algumas dicas importantes ao digitar : 6,7,Y,U,H,J,N,M

17 Algumas dicas importantes ao digitar : 8,I,K e a Vírgula

18 Algumas dicas importantes ao digitar : 9,O,l e o Ponto

19 Algumas dicas importantes ao digitar : 0(zero),P,Ç,/,,,{,etc...,E NTER

20 Algumas dicas importantes ao digitar : É importante lembrar que após um sinal de pontuação (vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois pontos, etc...) você deve utilizar um espaço em branco (mas somente depois do sinal). Desta forma o texto ficará com uma melhor apresentação. Exemplo de como NÃO FAZER : ISSO E UM EXEMPLO DE TEXTO MAL DIGITADO.VEJA QUE NÃO HÁ MINUSCULAS E NAO HA ESPACOS APOS A PONTUACAO. Exemplo correto: Ok. Veja que após um sinal de pontuação, usamos um espaço. Desta forma o texto fica mais apresentável.

21 Algumas dicas importantes ao digitar : Quando você manter uma tecla pressionada, ela entrará em modo de repetição. Portanto, para teclar várias vezes um mesmo caractere, basta segurar pressionada a tecla. O tempo antes de iniciar a repetição e a quantidade de caracteres repetidos por segundo podem ser configuradas através do recurso Painel de Controle.

22 Algumas dicas importantes ao digitar : Para acentuar, você deve pressionar o acento uma vez, e depois a letra a ser acentuada. Se este procedimento não funcionar, ou se os acentos saírem trocados, verifique as configurações do teclado no painel de controle. Lá você pode configurar o layout do teclado (disposição das teclas, geralmente ABNT2) e idioma (Português Brasil).

23 Cuidados ao ligar o computador : Ao ligar o microcomputador pela primeira vez, não esqueça de verificar a tensão. O sistema pode ser iniciado por um disquete o CD. Portanto, remova os discos antes de ligar a máquina. Se ao ligar o equipamento for executado o Scandisk, ou outra forma de verificação de disco, provavelmente é porque o Windows não foi desligado corretamente. Se o Sistema Operacional solicitar, informe o nome e senha para ter acesso a outros equipamentos e recursos da rede.

24 Cuidados ao desligar o computador : Para desligar, feche todos arquivos abertos. Após, clique em INICIAR, depois em DESLIGAR. Surge uma janela de confirmação para desligar o Windows. Selecione Desativar e pressione OK. A opção EM ESPERA serve para fazer com que o computador IMBERNE. Este procedimento permite reativar o equipamento nas mesmas condições das atuais. É uma opção interessante e rápida.

25 Dicas sobre o uso do computador : 1.Evite choques e vibrações na mesa ou no local onde se encontra o gabinete do computador. 2.Cuidado ao cobrir seu equipamento, principalmente em dias quentes e úmidos. Se você optar por uma capa, coloque-a somente após 15 minutos do desligamento, e remova-a totalmente sempre que for usar o computador. Cuidado para não tapar as aberturas de ventilação. 3.Não instale um ESTABILIZADOR próximo ao monitor de vídeo, e evite aproximar ímãs dos monitores de tubo de imagem. Se possível, afaste seu telefone celular do computador. Isso evita interferências eletromagnéticas que prejudicam o funcionamento dos equipamentos.

26 Dicas sobre o uso do computador : 4.Observe sua postura ao sentar a frente do computador. 5.Mantenha o braço reto (alinhado horizontalmente) e o punho o mais reto possível.

27 FIM


Carregar ppt "COMPUTAÇÃO Operação do computador Teclado Dicas de uso Ligando e Desligando o Microcomputador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google