A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAP. 9 – OCUPAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAP. 9 – OCUPAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 CAP. 9 – OCUPAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO
Geografia Fernandes CAP. 9 – OCUPAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO

2 FORMAÇÃO E OCUPAÇÃODO BRASIL
História e Geografia, especializações acadêmicas e disciplinas escolares consolidadas junto com o Estado-Nação, participaram como protagonistas do empreendimento criador. A primeira dedicou-se a Biografia Nacional, inscrevendo a pátria no tempo. A segunda, à cartografia nacional, entalhando-a no espaço. Assim conferiram identidade, singularidade e drama. Michelet

3 Ocupação do Nordeste - Zona da Mata: Cana-de-Açúcar; - Agreste: Pequena lavoura comercial de horifrutigranjeiros para abastecer a zona da mata; - Sertão: Pecuária extensiva;

4 Centro-Oeste: - Ciclo do ouro (bandeiras), no período colonial; - Pecuárias extensiva e soja, na segunda metade do século XX; Sul: - Pecuária extensiva; - Minifúndios comercial de mão-de-obra familiar; - Missões Jesuíticas;

5 Amazônia: - Drogas do sertão; - Ciclo da Borracha; No seculo XX: Agropecuária, extrativismo mineral e vegetal e a criação da zona franca de manaus; Sudeste: - Bandeiras e Entradas; - Café e indústria, no final do século XIX e XX.

6 A expansão marítimo-comercial luso-espanhola

7 > Principais fatores que justificam o pioneirismo luso nas grandes navegações;

8 Os tratados de limites 1. Tratado de Toledo (1480)

9 3.2. Tratado de Tordesilhas (1494)

10 Vimos que até o séc. XV o horizonte geográfico e comercial europeu restringiu-se ao Mar Mediterrâneo, sendo o comércio a principal atividade comercial. A apropriação do território e a colonização implantada no Brasil no séc. XVI pelos portugueses introduziu a colonização de exploração;

11 Instituição da política mercantilista;
Relação de trabalho escravo; Exportação de produtos primários e importação de manufaturados; Colônia voltada para atender as necessidades externas; Monopólio do comércio exercido pela burguesia comercial metropolitana, isso manteve-se até 1642, quando através de acordos o monopólio passa aos ingleses; Colônia estruturada em Latifúndio Monocultor

12 Paisagem: extensão de território que se abrange num lance de vista, cenário dos arredores, circunvizinhança. País: de origem Medieval, significava apenas Terra-Natal, habitada por uma coletividade limitada, ligados por vínculos sociais e culturais que compartilhavam um ambiente. TERRITÓRIO: Espaço submetido a um poder político exercido pelo Estado-Nação e delimitado geograficamente pelas fronteiras políticas. Fronteiras políticas: assinalam os limites geográficos da soberania.

13 A obra de fronteiras O estabelecimento de uma fronteira política passa por três etapas: A definição: é uma operação conceitual, na qual ocorre um acordo sobre os princípios gerais para a produção dos limites. A delimitação: é uma operação cartográfica. A demarcação: é uma operação física, na qual se implantam sobre o terreno os marcos de fronteira.

14 QUESTIONAMENTOS Por que o Brasil é tão grande?
Por que as áreas de colonização Portuguesa apenas formaram um país na América? Por que a maior concentração populacional encontra-se no litoral?

15 1. A ocupação do litoral (zona-da-mata) a partir da empresa açucareira.

16 Vários fatores tentam explicar a colonização litorânea: belicosidade dos índios, existência de obstáculos naturais, a dificuldade de penetração devido à recursos técnicos precários, a tropicalidade, a dificuldade em explorar terra desconhecida.

17

18

19 Atividade complementer à açucareira;
Principais centros de partida do gado;

20 PECUÁRIA EXTENSIVA Atividade complementar à açucareira;
Principais centros de partida do gado;

21 As oportunidades de ascensão social – a “quarteação”;

22 Apogeu e decadência da pecuária nordestina.

23 6. O extrativismo das drogas-do-sertão na Amazônia:

24

25 7. Os tratados de limites:
Fundação das colônias do Sacramento (Portugal) e Sete Povos das Missões (Espanha); Tratado de Madri (1750) – Alexandre de Gusmão defendeu o princípio do “Uti possidetis, ita possideatis”; Em Madri foi estabelecida a configuração territorial brasileira mais próxima da atual; Outros tratados:

26 A Revolução Francesa enfraquece a aliança com a Espanha e, Portugal invade a região dos Sete Povos da Missão. Em 1801 foi realizado o Tratado de Badajoz determinou o controle da região dos Sete Povos das Missões a Portugal e restabeleceu os limites do Tratado de Madri (1750).

27 PERÍODO COLONIAL (DELIMITADO APENAS 17%).
9. SURINAME (1661): Acordo com a Holanda, estabelecendo os limites acompanhando o divisor de águas da bacia Amazônica. 4.d. BOLÍVIA (1750): Região do Guaporé. 2.a. ARGENTINA (1750): Limite com o rio Uruguai. IMPÉRIO (DELIMITADO CERCA DE 55%). 1. URUGUAI (1826): limite no rio Jaguarão, estabelecido no acordo da Cisplatina. 3. PARAGUAI(1870): Acordo com o Paraguai estabelecido após a Guerra do Paraguai ( ). 5. PERU (1874): Acordo de Navegação na região amazônica. 7. VENEZUELA (1859): Acordo de Navegação na região amazônica. 4.c. BOLÍVIA (1867): domínio da região do pantanal. 6. COLOMBIA (1853): Acordo de Navegação na região amazônica. REPÚBLICA 2.b. ARGENTINA (1890): Questão de Palmas, evitando a perda de territórios a oeste do Paraná e Santa Catarina. 10. GUIANA FRANCESA(1900): Embora em 1713 tivesse sido realizado o Tratado de Utrech, estabelecendo o limite de fronteira natural no rio Oiapoque, a França tentou expandir seus limites e, mais uma vez o Barão do Rio Branco conseguiu diplomaticamente resolver a questão. 8. GUIANA INGLESA (1904): Conhecida como a Questão do Pirara, estabeleceu o limite com a Inglaterra, o Brasil não conseguiu atingir a totalidade de suas pretensões, mas firmou o atual território de Roraima. 4.e. QUESTÃO DO ACRE (1903): Acordo diplomático com a Bolívia estabelecendo a conquista do Acre através com Tratado de Petrópolis (1903). 6. COLOMBIA (1907): Acordo de Navegação na região amazônica.

28 Já a colonização no sul, chamadas de colonização moderna a partir do séc. XIX por imigrantes alemães, italiana e eslava, onde foi baseada no minifúndio de trabalho familiar. A partir de 1940, a marcha do oeste, provoca a ocupação do Centro-Oeste, inicialmente favorecida pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que chega até Corumbá. Em 1960, ocorre a inauguração de Brasília. Até hoje nossa colonização é irregular, pois a maioria da população ainda é litorânea, com grandes vazios demográficos no interior.

29 ORGANIZAÇÃO DO BRASIL Constitui uma República Federativa, dividida em 27 unidades: 26 Estados + o Distrito Federal. Conceito de Federação: Forma de governo na qual os Estados se reúnem num só Estado nacional, sem perderem sua autonomia. Por exemplo: existência de pena de morte, legislação de aborto No caso brasileiro não há uma grande autonomia dos Estados e municípios; A partir da década de 50, com o intuito de promover o desenvolvimento, o governo federal passa a monopolizar cada vez mais a economia e a política. Um grave problema é que maior parte dos recursos estaduais e municipais é recolhida pelos órgãos do governo federal para repassar para o estado e município.

30 CIDADANIA INCOMPLETA A forte centralização administrativa é uma herança portuguesa, se por um lado a não fragmentação assegura um grande território, por outro lado o povo fica sem o poder. Nossos Estados tiveram origens artificiais, mediante leis e decretos federais sem a participação do povo.

31 Existe um grande desequilíbrio na representação política de cada unidade da Federação do Brasil. Numa democracia, quanto maior o número de eleitores maior o número de representantes. Já no Brasil, a representação de estados menos povoados é bem maior, em termos relativos, que aquelas de países industrializados e populosos, encontrando-se mal distribuído.

32 Na formação histórica do Brasil, o Estado surgi antes da sociedade: primeiro vieram as leis e as instituições estaduais e, somente depois veio a sociedade para atender aos interesses dos europeus, sendo comum uma certa violência sobre ela. Até o final do séc.XIX, a imensa maioria da população era escrava ou extremamente pobre, não possuindo direito político.

33 Como o Estado surge antes da sociedade gera-se um estado autoritário, onde o governo não serve a população mas apenas se servem. São condições mínimas da cidadania: o direito de moradia, de alimentação mínima, de escolaridade, de trabalho, de atendimento médico gratuito

34


Carregar ppt "CAP. 9 – OCUPAÇÃO DO TERRITORIO BRASILEIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google