A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rússia 2007 Por que alguns países são desenvolvidos e outros não? Um país é considerado desenvolvido quando garante a sua população alguns fatores, entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rússia 2007 Por que alguns países são desenvolvidos e outros não? Um país é considerado desenvolvido quando garante a sua população alguns fatores, entre."— Transcrição da apresentação:

1 Rússia 2007 Por que alguns países são desenvolvidos e outros não? Um país é considerado desenvolvido quando garante a sua população alguns fatores, entre eles: Uma baixa taxa de mortalidade infantil, um baixo índice de analfabetismo, um bom sistema de saúde e uma boa renda per capita, ou seja, por pessoa. Simplificando: um país desenvolvido é aquele que pratica o desenvolvimento sustentável. Como assim? É aquele que alia o desenvolvimento econômico ao desenvolvimento humano. Ah! Quer dizer então que se o país cresce muito como a China e a Índia às custas do trabalho escravo de seus habitantes, da retirada em massa dos recursos naturais, temos na realidade um desenvolvimento econômico, porém não sustentável e muito menos humano? Exatamente.

2 Índice de Desenvolvimento Humano Dessa forma, o IDH tem sido um dos critérios mais adequado para se avaliar o desenvolvimento dos países, pois o seu cálculo leva em consideração, ao mesmo tempo, os seguintes indicadores socioeconômicos: Taxas de mortalidade infantil e expectativa de vida, que indicam as condições de saúde. Taxas de analfabetismo e anos de escolaridade da população, que medem o grau de instrução. Renda per capita e capacidade de compra da população, que indicam o nível de renda. A combinação de todos esses valores dá origem ao IDH, cujo valor varia de zero até um. Quanto mais próximo de um, melhores serão as condições socioeconômicas e, quanto mais próximo de zero, piores são as condições de vida da população.

3 Rússia 2007 O socialismo implantado na união Soviética ficou conhecido como socialismo real, ou seja, o que realmente foi praticado contrariando a proposta escrita que visava uma sociedade igualitária, desenvolvendo-se para atender as necessidades e prioridades da sociedade. O socialismo real caracterizou-se por reprimir a liberdade de expressão e pelos altos investimento na área militar. Quando esse sistema devido à falta de recursos ficou fragilizado várias Repúblicas que formavam a União Soviética aproveitaram para declarar a independência e acabar com o socialismo entre essas a mais importante era a República da Rússia. Após o fim da Segunda Guerra, os Estados Unidos e a União Soviética, que lutaram juntos na guerra contra o inimigo em comum a Alemanha nazista de Hitler, passaram para lados opostos. Os Estados Unidos interessados em manter o capitalismo como sistema político-econômico predominante e a União Soviética visava ampliar a área de influência do socialismo. Inicia- se assim, o período caracterizado pelo antagonismo ideológico, mas sobretudo bélico e estratégico, conhecido como período bipolar.

4 Rússia 2007 A Alemanha esteve dividida em duas partes até 03/10/1990. devido a disputa ideológica (capitalismo e socialismo)da Guerra Fria (corrida armamentista) e do mundo bipolar, que envolveu os EUA e a ex- união Soviética. Socialização dos meios de produção Na prática o Partido Comunista confiscou todos as propriedades particulares existentes no país, para a construção de uma sociedade igualitária. Em reação ao campo, por exemplo, as terras foram coletivizadas, tornando-se propriedade exclusiva do Estado. As empresas e os bancos também foram estatizados, e o Estado, então, priorizou a retomada da industrialização. Para tanto, o governo realizou grandes investimentos no desenvolvimento das indústrias de base (siderúrgicas, metalúrgicas e petroquímicas) imprescindíveis à expansão de todo o setor secundário (indústrias).

5 A URSS no pós-guerra A fim de consolidar a influência sobre os países ocupados por suas tropas, os soviético realizaram, uma forte pressão política ára implantar o socialismo em todo o Leste Europeu, muitas vezes recorrendo ao uso da força para assegurar a conquista de seus objetivos. A expansão do socialismo na região passou a ser vista como uma aeaça aos interesses dos EUA, que, na condição de grande potência econômica, não queriam perder a influência que exerciam sobre os países da Europa. A disputa pela expansão de suas respectivas área de influência levou a URR (socialista) e os EUA (capitalista) a se oporem ideologicamente, dando origem à chamada Guerra Fria, que duraria mais de quatro décadas.

6 A URSS entra em crise Após um período de prosperidade econômica e social, e de consolidação como grande potência tecnológica e militar, a URSS começa a enfrentar sérias crises a partir da década de A canalização de grande investimentos na fabricação de armamentos e na tecnologia aeroespacial, assim como no desenvolvimento das indústrias de base, provocou graves problemas para a economia soviética. Isso ocorreu porque a produção de bens de consumo foi colocada em segundo plano. Diante desse quadro, a insatisfação popular tornou-se crescente, aumentada ainda mais pelo fato de que os altos funcionários do governo, mantinham vários privilégios, como o acesso a produtos importados, melhores salários, etc.

7 A URSS entra em crise Com o intuito de amenizar os problemas que se agravavam, a partir da década de 1980 o governo soviético passou a promover duas importantes reformas na vida política e econômica do país: a perestroika e a glasnost. Essas medidas que foram tomadas para melhorar a situação do país, acabou por acelerar o seu fim O atual papel da Rússia no mundo A Rússia ainda se configura no cenário geopolítico mundial como uma potência militar, com um arsenal de armas nucleares superado apenas pelo norte-americano. O controle de uma tecnologia aeroespacial altamente desenvolvida, também contribui para a manutenção de seu status de grande potência. Essa situação é motivo de grande preocupação para as autoridades civis e militares de todo o mundo, que vêem na vulnerabilidade do aparato tecnológico e militar russo uma ameaça à segurança do planeta.

8 Correção das atividades Aula 24 =P. 22 Falta de capitais internos; falta de infra-estrutura, falta de tecnologia. P Não houve tempo de acumular capitais internos; grandes gastos com os conflitos internos, impedindo programas de desenvolvimento. P. 30 = aula 26 Objetiva o lucro; propriedade privada; economia de mercado; desigualdade social. 2 : objetiva atender às necessidades sociais; propriedade coletiva; economia planificada; não há classes sociais. 3: indústrias de base, de transporte, de alimentos, de infra-estrutura.

9 Correção das atividades P. 51 aulas 24 e25 1.Falta de capitais. 2.É uma área montanhosa, com climas quentes, como o equatorial e o tropical, grande reserva florestal e ampla rede hidrográfica (rios). 3.Ao contrário, além de ter muita água e terra, tem também um subsolo rico em recursos minerais (diamante) e energéticos (petróleo). 4.A colonização retirou as riquezas da África para as metrópoles européias. 5.Agropecuária extrativismo. 6.Por falta de tecnologia e de infra-estrutura nos transportes e energia.

10 Correção das atividades P. 52 = aula 26 1.Uma alternativa contra o capitalismo, que colocava a maioria dos trabalhadores fora do processo de benefícios obtidos. 2.Predominam as planícies, tem climas rigorosos ao norte e mais amenos no centro-sul, vegetação de florestas e estepes e grande quantidade de rios. 3.A Rússia tornou-se um império e sua aristocracia era muito rica, enquanto a maior parte da população vivia sob o regime de servidão. 4.O afastamento do Estado com relação às prioridades sociais. p. 53= aula 27 1.Ela está saindo do modelo socialista para a economia de mercado. 2.Preocupava-se com prioridades sociais e, a cada cinco anos, havia maior incentivo a uma determinada atividade. 3.As indústrias de base, porque não havia incremento do consumo. 4.A concorrência com os países mais industrializados e o aumento das desigualdades sociais típicas do capitalismo.


Carregar ppt "Rússia 2007 Por que alguns países são desenvolvidos e outros não? Um país é considerado desenvolvido quando garante a sua população alguns fatores, entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google