A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades estomáticas. 1. Mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos Mecanismo hidroativo - O aumento do turgor (ganho de água) nas células estomáticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades estomáticas. 1. Mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos Mecanismo hidroativo - O aumento do turgor (ganho de água) nas células estomáticas."— Transcrição da apresentação:

1 Atividades estomáticas

2 1. Mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos Mecanismo hidroativo - O aumento do turgor (ganho de água) nas células estomáticas abrem o ostíolo; -A diminuição do turgor fecha o ostíolo; -Regulação osmótica; - Transporte ativo de íons potássio/íons são bombeados das células anexas para as células-guarda, a concentração das células aumenta, permitindo a entrada de água e abrindo o estômato.Quando os íons voltam para as células anexas, ocorre a perda de água e o fechamento do estômato.

3

4 A influência do CO 2 As células estomáticas respondem a pressão parcial do CO 2 existente nos espaços intercelulares. Então: aumento na pressão de CO 2, determina o fechamento do estômato e a redução do CO 2 leva a abertura do estômato.

5 A ação da luz 1. Presença de luz: as células estomáticas realizam fotossíntese consumindo CO 2 e o meio torna-se alcalino; a enzima fosforilase transforma o amido em glicose; isso aumenta a pressão osmótica que faz com que essas células ganhem água das células vizinhas e o ostíolo se abre. 2. Ausência de luz: sem luz só há a respiração; o CO 2 torna o meio ácido,e a transformação da glicose em amido diminui a pressão a célula perde água para a célula vizinha e o ostíolo se fecha.

6 Plantas MAC (Metabolismo ácido crassuláceo) Plantas suculentas que abrem seus estômatos à noite e fecham durante o dia. O CO 2 penetra durante à noite. Nessa ocasião o CO 2 é transformado em malatos, que serão acumulados nos vacúolos foliares. A redução do CO 2 nos espaços intercelulares leva a abertura dos estômatos. Durante o dia o CO 2 armazenado nas plantas será utilizado na fotossíntese.

7 Ação hormonal 1. Ácido abscísico: impede a absorção de íons potássio pelas células-guarda/fechamento dos estômatos. 2. Ácido jasmônico: fechamento estomático. 3. Ácido faseico: toxina produzida por fungos e determina abertura permanente do estômato, até a folha murchar.

8 FATOR AMBIENTAL NO COMPORTAMENTO ESTOMÁTICO Concentração de K + Alta concentração - Abertura do ostíolo Baixa concentração - Fechamento do ostíolo Intensidade luminosa Alta intensidade - Abertura do ostíolo Baixa intensidade - Fechamento do ostíolo Concentração de CO 2 Alta concentração - Fechamento do ostíolo Baixa concentração - Abertura do ostíolo Suprimento de água Alto teor - Abertura do ostíolo Baixo teor - Fechamento do ostíolo


Carregar ppt "Atividades estomáticas. 1. Mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos Mecanismo hidroativo - O aumento do turgor (ganho de água) nas células estomáticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google