A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cabeamento Estruturado Redes de computadores Professor: Arthur Ciurilli Universidade: Kroton Anhanguera - Unidade do Grande ABC SP 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cabeamento Estruturado Redes de computadores Professor: Arthur Ciurilli Universidade: Kroton Anhanguera - Unidade do Grande ABC SP 2015."— Transcrição da apresentação:

1 Cabeamento Estruturado Redes de computadores Professor: Arthur Ciurilli Universidade: Kroton Anhanguera - Unidade do Grande ABC SP 2015

2 O que é? Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores.

3 Conector RJ35 e cabo UTP O Sistema de Cabeamento Estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.

4 Benefícios Economicamente viáveis e tecnicamente eficazes Facilitar a comunicação dos usuários dentro das empresas Fornece um nível garantido de performance para o sistema pela maior confiabilidade no cabeamento Integrar sistemas em um único cabeamento para as diversas aplicações (voz, dados e imagem) Diminuição nos custos de mão de obra e montagem de infra-estrutura

5 Cabeamento não estruturado – Sistemas de telefonia, rede e vídeo eram independentes

6 No cabeamento estruturado se tornaram para um sistema comum de cabeamento

7 Tudo planejado conforme as normas

8 Um Sistema de Cabeamento Estruturado é formado por sete subsistemas 1 - Entrada do Edifício 2 - Sala de Equipamentos 3 - Cabeação Backbone (vertical) 4 - Armário de Telecomunicações 5 - Cabeação Horizontal 6 - Área de Trabalho 7 - Norma 606 "Administração do Sistema"

9 1. Entrada do Edifício Conjunto de meios físicos que possibilitam a conexão da rede externa com a rede intra-edifício. Os meios físicos consistem de cabos, equipamentos de conexão, dispositivos de proteção etc. A entrada do edifício deverá fornecer: Ponto de demarcação na rede entre provedor de serviços e o sistema de cabeamento estruturado; Instalação de proteção elétrica de acordo com as normas locais; Abrigar a transição entre o cabeamento utilizado externamente ao edifício e o cabeamento aprovado na planta interna

10 2. Sala de Equipamentos Local apropriado para receber os equipamentos de telecomunicação, de conexão e instalações de aterramento e de proteção. Esta sala também receberá a conexão cruzada, conforme a hierarquia de sistema de cabeamento Backbone.

11 2. Sala de Equipamentos A sala de equipamentos pode estar na mesma localidade que a Main cross-connect (Conexão cruzada principal). Esta conexão consiste em um esquema de conexão entre o cabeamento e os equipamentos, utilizando-se o Pach Cord 1ou jumpers que fazem a conexão do hardware em cada terminação.

12 3 - Cabeação Backbone Esse cabeamento também é conhecido como vertical ou cabeamento tronco. Ele é a fonte da interconexão entre os armários de telecomunicação (TCs), salas de equipamentos e entrada do edifício. Os componentes envolvidos na distribuição do Backbone são: Cabos do Backbone, Conexões cruzadas e principais, terminações mecânicas, Patch cords ou jumpers para conexão Backbone.

13 3 - Cabeação Backbone

14 4 - Armário de Telecomunicações O Armário de Telecomunicações é o local, dentro de um prédio, onde são alojados os elementos do cabeamento. Dentro do Armário de telecomunicações são encontrados terminadores mecânicos, conectores de cruzamento (cross-connects), terminadores para os sistemas de cabeamento Horizontal e Vertical (patch panel).

15 5. Cabeamento Horizontal Compreende os cabos que vão desde a tomada de telecomunicações da Área de Trabalho até o armário de telecomunicações. O Cabeamento Horizontal possui os seguintes elementos: Cabeamento Horizontal, tomada de telecomunicação, terminação de cabo e cross-connections, Pach cords e conexão com o armário de telecomunicação.

16 5. Cabeamento Horizontal

17 6. Área de trabalho Os componentes da área de trabalho são todos aqueles que estão entre a tomada e o armário de distribuição. Exemplo: Computadores, telefones, cabos adaptadores etc. Os Adaptadores de cabeamento podem ter efeitos

18 Atividade


Carregar ppt "Cabeamento Estruturado Redes de computadores Professor: Arthur Ciurilli Universidade: Kroton Anhanguera - Unidade do Grande ABC SP 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google