A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO."— Transcrição da apresentação:

1 1 CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO

2 2 ATIVIDADES URGENTES: Formar equipes com seis pessoas. Cada equipe deverá conseguir uma planta-baixa de uma construção (real ou não) com um pavimento. Caso a planta- baixa tenha mais de um pavimento, apresentar a planta de prumada. Escolher um nome comercial para a empresa da equipe e seu local de instalação. Escolher os representantes da empresa (o líder e outra pessoa da equipe). Denominar os cargos, a formação e a experiência com redes de computadores de cada um (real ou fictícia). Imaginar uma empresa-cliente com uma necessidade de instalação (nova ou reformada) de uma rede de computadores.

3 3 CABEAMENTO ESTRUTURADO Filosofia de projeto e implantação de infra-estrutura para transmissão de sinais de rede, onde o próprio cabeamento segue um conjunto de regras e normas. A maior vantagem do cabeamento estruturado é que ele prevê expansões da rede sem novas obras civis, de forma a acomodar expansão ou reduções na rede de dados e de voz da organização. A transformação de um ponto de comunicação de dados digitais para um ponto de comunicação de voz e vice- versa é garantida pelo projeto e montagem de um cabeamento estruturado.

4 4 CABEAMENTO ESTRUTURADO É um sistema baseado na padronização das interfaces e meios de transmissão, de modo a tornar o cabeamento das redes de computadores independente da aplicação e do distribuição de material de rede (no presente e no futuro). O cabeamento estruturado descreve também os sistemas de rede interna e externa e sua interconexão com outras redes de computadores. Origem: sistemas de cabeamento telefônico comerciais. Os usuários mudavam de posição no prédio, e exigia modificações nas ligações da rede. Isso sugeriu a construção de sistemas de cabos com flexibilidade para as mudanças que inevitavelmente ocorriam. Sugiram assim, padrões.

5 5 CABEAMENTO ESTRUTURADO Basicamente, os cabos metálicos de redes são de dois tipos: O cabo de par trançado, blindado ou não. O cabo coaxial. As instalações de cabeamento estruturado utilizam os cabos metálicos do tipo par trançado ou fibras ópticas. Os cabos metálicos par trançado são mais fáceis para manipular, além de mais confiáveis depois de instalados, em relação ao cabo coaxial.

6 6 CABEAMENTO ESTRUTURADO Instalações: As instalações de cabeamento estruturado, em geral, são empregadas em topologia de redes de servidor dedicado. Instalações de redes do tipo ponto-a-ponto são mais simples, em geral, com foco em baixo custo e em geral, dispensam projeto detalhado e instalação cuidadosa. Mas, são redes menos confiáveis, utilizadas por empresas com foco em economias de curto-prazo.

7 7 CABEAMENTO ESTRUTURADO Instalações: Um projeto de cabeamento estruturado permite prever com precisão os materiais e as quantidades para aquisição e utilização na execução. Um projeto de cabeamento estruturado prevê também intervenções na estrutura da construção ao qual servirá (quebra de paredes, pisos, instalação de dutos etc.) O projeto atende assim, às necessidades de comunicação da organização em termos de presente e de futuro, por que os custos de instalação são de médios a grandes, evitando assim, futuras intervenções no prédio.

8 8 CABEAMENTO ESTRUTURADO Instalações: Existe uma forte tendência de interligação entre as redes de computadores e os diversos sistemas existentes (voz, dados, imagem, controle). O sistema de cabeamento estruturado tornou-se um padrão para servir redes de computadores. É concebido para integrar, no mesmo cabeamento, toda a rede de comunicação de voz, dados e imagem além de controles lógicos (alarmes, sensores de temperatura, umidade, fumaça).

9 9 CABEAMENTO ESTRUTURADO Instalações: O sistema de cabeamento estruturado é regido por normas internacionais, utilizando conectores padronizados, os quais permitem a conexão de qualquer equipamento em qualquer ponto do cabeamento. É um dos métodos mais adequados para uma estrutura de rede local. O projeto de cabeamento estruturado é desenvolvido para as normas de redes atuais, mas prevê que ele possa ser adaptado às tecnologias do futuro de forma que economias sejam obtidas, além de flexibilidade às mudanças nos negócios.

10 10 CABEAMENTO ESTRUTURADO Concepção de um projeto de cabeamento estruturado de redes de computadores: O projeto de cabeamento estruturado deverá seguir algumas etapas para ter sucesso, as quais são: Conhecer as necessidades atuais e as facilidades de transmissão e cabos existentes na organização Conhecer as necessidades futuras previstas para os serviços de comunicação

11 11 CABEAMENTO ESTRUTURADO Concepção de um projeto de cabeamento estruturado de redes de computadores O projeto de cabeamento estruturado deverá seguir algumas etapas para ter sucesso, as quais são: Conhecer as plantas-baixas e as plantas de prumada do local a projetar Especificações de topologia de cabeamento Realizar um orçamento para a mão-de-obra, os cabos, os conectores e os equipamentos Desenvolver um plano de migração das instalações.

12 12 CABEAMENTO ESTRUTURADO

13 13 CABEAMENTO ESTRUTURADO

14 14 CABEAMENTO DESESTRUTURADO

15 15 CABEAMENTO DESESTRUTURADO


Carregar ppt "1 CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google