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Sexualidade. 1º Energia preciosa – “contém a vida”, continuação da espécie, “fecundidade”. Sexualidade - Definição.

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Apresentação em tema: "Sexualidade. 1º Energia preciosa – “contém a vida”, continuação da espécie, “fecundidade”. Sexualidade - Definição."— Transcrição da apresentação:

1 Sexualidade

2 1º Energia preciosa – “contém a vida”, continuação da espécie, “fecundidade”. Sexualidade - Definição

3  2º Energia relacional – que te impede de ficar fechado em si mesmo, que te abre ao mundo, te abre à vida!

4  3º Energia relacional – que te permite relacionar-se com o outro, distinto de si.

5  4º É o que me permite viver relações fecundas

6  1º - Impulso Sexual  No período de amadurecimento (adolescência), revela-se de forma súbita à “consciência”.  É uma irrupção do orgânico no psíquico (o susto!)  É um impulso determinado a partir do fisiológico, originalmente amorfo, ainda não configurado pela personalidade. Podemos dividir a sexualidade em 3 estágios:

7  Um impulso que ainda não foi integrado, ainda sem finalidade e direção  Inicialmente encerra somente um objetivo: a descarga do estado de tensão

8  2º - Instinto Sexual  Do impulso sexual, ainda sem meta, nasce o instinto sexual que se dirige a uma meta instintiva  No transcurso da evolução e da maturação o impulso, orientado pelo instinto, adquire uma direção cada vez mais definida, passando a revestir- se gradualmente de uma intencionalidade.

9  O instinto sexual endereça-se a uma pessoa determinada, a um representante específico do sexo oposto; e, desta maneira, o instinto adquire um objeto específico.

10  3º - Tendência Sexual  (intendere – me projeta, me lança para o outro)  O instinto endereçado a uma meta, converte- se em tendência sexual que visa uma pessoa, diferente de mim

11 É um caminho  Instinto  Impulso Sexual  Tendência

12  Marcam os degraus do caminho em que se processa o amadurecimento psicossocial, e traduzem aquela intencionalidade crescente (inicialmente dirigida ao coito, sem mais, depois a uma pessoa determinada), em virtude da qual, a sexualidade, no decurso do amadurecimento da pessoa, assume cada vez mais o caráter de expressão de sua personalidade e identidade

13  De onde provém o elemento que marca a direção neste processo?  O que é que dita ao instinto a direção para uma pessoa determinada, ou algo determinado?  Não é possível que esteja no próprio instinto este elemento.

14  Tanto o impulso como o instinto recebem a sua intencionalidade de uma tendência totalmente diversa, de origem autônoma – própria da Pessoa Espiritual.  Aí sim, é possível viver uma sexualidade verdadeiramente humana – me abrir para ir em direção a algo ou alguém

15  A sexualidade é um veículo de relações pessoais  Possui ainda uma função de expressão, a “encarnação” daquilo a que se pode chamar Amor.  Toda forma de isolamento da sexualidade vai contra as tendências de integração favorecendo o aparecimento de comportamentos neuróticos.

16  Não podemos, muitas vezes por falta de conhecimento, por medo, por falta de formação, tornar aquilo que é sadio em mim, em adoecimento.  Portanto, se na vida consagrada não vivermos a nossa sexualidade de forma integrada, passando por todos esses degraus, seremos pessoas adoecidas, imaturas, inconsistentes, líquidas!

17  Viveremos sempre buscando compensações nessa áreas

18  1º - Positivo  A compensação que gera equilíbrio  ex: quando o organismo está descompensado, precisa ter ajuda para voltar ao equilíbrio  Quando estamos cansados, tomamos um banho e ficamos compensados, o corpo volta à disposição Compensações – 2 sentidos:

19  “cabeça quente” – ouvir uma música  Sono – vou dormir – o sono me refaz, etc...

20  2º - Negativo  A compensação que gera o desequilíbrio, gera engano, amortece a consciência – relativismo, falsa satisfação, mascara o problema

21  Ex:  A pessoa com poder pode usar seu cargo por problemas de carência – carreirismo  As compensações na comida, bebida, cigarro, consumismo, celular, internet

22  Quanto este tema carece de fundamento!  A masturbação não é uma enfermidade, nem é sintoma de uma enfermidade, não é a consequência nem a causa de uma enfermidade. Masturbação

23  É um fenômeno natural que encontramos também nos animais – há atos de auto- satisfação sexual  A porcentagem dos jovens que se masturbam na puberdade, é provável, e os resultados das investigações estatísticas conhecidas flutuam em torno de 90% a 99%

24  Do ponto de vista fenomenológico, enquanto intenção vivencial, significa realmente um ato de auto-satisfação (ou seja, fechado em si mesmo, sem transcendência)

25  Oswald Schwarz assinala no contexto de gratificação psicológica de um ato masturbatório se funda em que o objeto da excitação não se identifica com o objeto da satisfação.  Ex: O casal que tem uma relação amorosa e recorre ao coito interrompido (onanismo) como método anti concepcional

26  No casal, onde o esposo não busca afetivamente a esposa, somente a “utiliza” para sua satisfação, auto satisfação, enquanto pensa em outra mulher durante o ato sexual, então, a outra é que o excita, mesmo que seja em sua fantasia, e a esposa é a pessoa que o satisfaz = Ato Masturbatório

27  O que é a masturbação senão uma sexualidade vazia não somente de todo amor (isto vale para a prostituição), senão também de toda intenção?  No ato masturbatório se é retirado da vida sexual humana não somente sua intencionalidade para um objeto normal da pulsão, senão também sua intencionalidade para um objeto pulsional normal Raiz anímica da masturbação

28  “O objeto da pulsão adequado em sua sexualidade madura seria a pessoa amada”.  O ato masturbatório se opõe ao sentido de toda sexualidade (pois não exige transcendência), ante todo o sentido da vida sexual verdadeiramente humana, digna do humano.

29  A masturbação é um sinal exterior de um isolamento interior cada vez mais profundo – a busca do prazer em si mesmo – a forma sexual do homem isolado, que se sente sozinho – formas de escapes.  Etiologia de Masturbação:  Provocar turbação com as mãos  É uma anti-sexualidade, uma violência, fechada em si


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