A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho e Energia. Potência  Rendimento W É uma forma de energia É uma grandeza escalar Unidade: JOULE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho e Energia. Potência  Rendimento W É uma forma de energia É uma grandeza escalar Unidade: JOULE."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho e Energia

2 Potência  Rendimento

3 W É uma forma de energia É uma grandeza escalar Unidade: JOULE

4 W Força Deslocamento Não ser perpendicular F x W W = F x d x cos θ

5 W motor V F

6 V F W resistente

7 W =  E F x EE F x W

8 Definição O trabalho é a energia transferida ou transformada em sistema. A energia transferida para o objeto é um trabalho positivo. A energia retirada do objeto é um trabalho negativo.

9 Formas fundamentais de energia As diferentes designações atribuídas à energia correspondem apenas a duas formas fundamentais de energia: Energia cinética que está associada ao movimento. Esta é a energia que associamos ao vento, à água em movimento, à corrente eléctrica no circuito, ao som e à agitação das partículas do ar junto de um aquecedor. Energia potencial que corresponde à energia armazenada em condições de poder ser utilizada. Esta é a energia acumulada numa bateria, nos alimentos e nos combustíveis.

10

11 Energia cinética O automóvel em movimento, a criança que corre e a pedra a rolar têm energia cinética. Qualquer corpo em movimento possui energia cinética!

12 Energia Cinética É definida como a energia associada ao estado de movimento de um objeto. Quanto mais rapidamente um objeto estiver se movendo, maior será sua energia cinética. Calcula-se:

13 Energia Potencial É definida como a energia associada a posição de um objeto. Calcula-se: GRAVITACIONALELÁSTICA

14

15 PEDRA “ENERGIZADA”

16 Energia potencial O alpinista possui energia armazenada pelo fato de estar a ser atraído pela Terra. Essa energia que não se está a manifestar mas que pode vir a manifestar-se se cair, designa-se por energia potencial gravítica.

17 Energia potencial O boneco dentro da caixa tem energia armazenada. Esta energia manifesta-se quando o boneco salta e designa-se por energia potencial elástica.

18

19

20

21 A energia cinética depende de quê? Se duas pedras, com a mesma massa, forem atiradas contra uma parede com velocidades diferentes, qual provocará mais danos? A pedra que provoca maior estrago é a que possui maior velocidade porque tem uma energia cinética maior.

22 A energia cinética depende de quê? Se duas pedras, de massas diferentes, forem atiradas contra uma parede com a mesma velocidade, qual provocará maior estrago? A pedra que provoca maior estrago é a que possui maior massa porque tem uma energia cinética maior.

23 A energia potencial gravítica depende de quê? Se deixarmos cair uma pedra, em qual dos três níveis vai causar maior estrago? A pedra produz mais estragos quando cai do nível 3 porque como cai de uma altura maior tem uma energia potencial gravítica maior.

24 Energia cinética e energia potencial A energia cinética depende da massa e da velocidade. Maior massa Maior velocidade Maior energia cinética A energia potencial gravítica depende da massa e da altura. Maior massa Maior altura Maior energia potencial gravitacional A energia potencial elástica depende da deformação. Maior deformaçãoMaior energia potencial elástica


Carregar ppt "Trabalho e Energia. Potência  Rendimento W É uma forma de energia É uma grandeza escalar Unidade: JOULE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google