A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guarapari Espirito Santo – Brasil Setembro de 2007 Congresso Brasileiro de Heveicultura Avaliação preliminar da produtividade de clones de seringueira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guarapari Espirito Santo – Brasil Setembro de 2007 Congresso Brasileiro de Heveicultura Avaliação preliminar da produtividade de clones de seringueira."— Transcrição da apresentação:

1 Guarapari Espirito Santo – Brasil Setembro de 2007 Congresso Brasileiro de Heveicultura Avaliação preliminar da produtividade de clones de seringueira (Hevea brasiliensis) em Piracicaba - SP Autores: Itamar Alvino de Souza, Marcos Silveira Bernardes, Marcelo Valente Batista, José Dias Costa E-mail: vilavelha@incaper.es.gov.brvilavelha@incaper.es.gov.br msbernar@esalq.usp.br Escritório Local de Desenv. Rural, Incaper-ES Depto de Produção Vegetal ESALQ/USP

2 Introdução Há pouca informação sobre desempenho de clones na Região de Piracicaba-SP que situa-se no extremo Sul da zona preferencial ao cultivo da seringueira no Brasil. Escolha de clones baseada em recomendação teórica e resultados preliminares do IAC e CATI. Experimento em blocos ao acaso com cinco repetições em parcelas de 10 plantas. Sangria ½ S d/7 9m/y ET 3,3% La/Pa 9/y iniciada aos 6,5 anos de idade do seringal..

3 Material e Métodos Área experimental aos 2 anos de idade

4 Material e Métodos Seringal em sangria aos 11 anos de idade

5 Resultados e Discussão

6

7

8

9

10

11

12

13 Conclusões 4 primeiros anos de sangria - produtividade decresceu na seguinte ordem: IAN 873, RRIM 600, PB 252, IAC 15, CATI 21, GT1, PR 107, RRIM 526, PB 235 (P e T) e PR 261. Produtividade variou entre aproximadamente 200 a 55 e 300 a 100 g de B.S./arv./sangria, da primeira a quarta safra. Ressalta-se o maior crescimento de produtividade com as sucessivas safras do PR 107 e a diferença de produtividade entre os PB 235 de origens diferentes.

14 Agradecimentos À Embrapa/SUDHEVEA pelo financiamento de longo prazo da pesquisa e ao Incaper por disponibilizar pesquisador para avaliação e elaboração deste trabalho.


Carregar ppt "Guarapari Espirito Santo – Brasil Setembro de 2007 Congresso Brasileiro de Heveicultura Avaliação preliminar da produtividade de clones de seringueira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google