A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CORRELAÇÕES ENTRE O TEOR DE CLOROFILAS E N TOTAL EM ESPÉCIES FLORESTAIS INTRODUZIDAS NAS JAZIDAS DA BOGPM, URUCU, AM* Benedito Gomes dos Santos Filho Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CORRELAÇÕES ENTRE O TEOR DE CLOROFILAS E N TOTAL EM ESPÉCIES FLORESTAIS INTRODUZIDAS NAS JAZIDAS DA BOGPM, URUCU, AM* Benedito Gomes dos Santos Filho Prof."— Transcrição da apresentação:

1 CORRELAÇÕES ENTRE O TEOR DE CLOROFILAS E N TOTAL EM ESPÉCIES FLORESTAIS INTRODUZIDAS NAS JAZIDAS DA BOGPM, URUCU, AM* Benedito Gomes dos Santos Filho Prof. Adjunto, Instituto Sócio-Ambiental e dos Recursos Hídricos, Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-Pa. * Trabalho financiado pela REDE 03 CT-PETRO AMAZÔNIA – PT 02/FINEP Belém-Pará 2006 Universidade Federal Rural da Amazônia

2 Introdução Comportamento ecofisiológico das espécies é pouco conhecido; Solos degradados x disponibilidade de nitrogênio; Deficiência de nitrogênio: cloroses degradação de clorofilas Teores de clorofila e de nitrogênio total nas folhas; Clorofilômetro: método para predizer a necessidade de adubação nitrogenada em várias culturas.

3 Objetivo Avaliar a relação entre a leitura do clorofilômetro portátil com as concentrações de clorofila a e b e de nitrogênio total extraídas em laboratório a partir de amostras foliares das espécies florestais introduzidas em clareiras artificiais..

4 Material e Métodos Base de Operações Geólogo Pedro de Moura (Petrobras-BR) Fevereiro a março de 2005 Jazida 23 LUC 12 Jazida 48 LUC 29 Espécies avaliadas Jazida 23Jazida 48 Jenipapo (P)Acapurana (C) Bacuri (C)Lacre (P) Cumaru (P)Paricá (P)

5 Áreas experimentais Base de Operações Geólogo Pedro de Moura, Urucu-AM Jazida 23 Jazida 48

6 Determinação de clorofilas por SPAD - Medidor portátil de clorofilas (modelo CCM-200, Opti-Science); - Folhas fisiologicamente ativas e com bom aspecto fitossanitário; - Amostras: folhas de quatro plantas por espécie; - Horários de 8:00 as 10:00h na jazida 23 e entre 14:00 e 16:00h na Jazida 48. Determinações bioquímicas de pigmentos - Amostras foliares advindas das mesmas folhas; - Coleta em envelopes de papel alumínio e acondicionadas sob gelo; - Teores de clorofila a, b e total (a+b) foram realizadas no Laboratório de Fisiologia Vegetal do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém-Pa.

7 Determinação de N foliar total - Foi realizada no Laboratório de Solos da Embrapa-Amazônia Oriental, em Belém-Pa; - O padrão de amostragem foi idêntico aquele descrito para as determinações bioquímicas de pigmentos foliares; - Os resultados foram expressos em g N kg -1 de matéria seca.

8 Resultados e Discussão Figura 1. Teores foliares de clorofila a (Fig. 1A), clorofila b (Fig. 1B), clorofila a + b (Fig. 1C) e nitrogênio foliar total (Fig. 1D) de espécies arbóreas na base de operações Geólogo Pedro de Moura (Petrobras- BR), na região de Urucu, município de Coari, AM. Os dados referem-se às médias de quatro repetições desvio padrão da média. Letras maiúsculas denotam e letras minúsculas denotam diferenças estatísticas entre espécies nas jazidas 23 e 48, respectivamente, pelo teste de Newman-Keuls (P < 0,05).

9 Figura 2. Relações entre teores foliares de cloro- fila a (Fig. 2A e 2B), clorofila b (Fig. 2C e 2D), clorofila a + b (Fig. 2E e 2F) e nitrogênio fo- liar total (Fig. 2G e 2H), determinados bioquimi- camente, e os teores clo- rofilas totais determina- dos pelo clorofilômetro, em espécies arbóreas na base de operações Geólo- go Pedro de Moura (Pe- trobrás-BR), na região de Urucu, município de Coari, AM. Cada ponto refere-se às médias de quatro repetições de cada uma das espécies.

10 Conclusões A leitura realizada com clorofilômetro estima com boa precisão o teor de clorofila nas folhas, porém não estima a contento os teores de N.

11 Agradecimentos Universidade Federal Rural da Amazônia


Carregar ppt "CORRELAÇÕES ENTRE O TEOR DE CLOROFILAS E N TOTAL EM ESPÉCIES FLORESTAIS INTRODUZIDAS NAS JAZIDAS DA BOGPM, URUCU, AM* Benedito Gomes dos Santos Filho Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google