A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Registro do 1º Encontro sobre o Patrimônio de Vitrais Curso de Conservação e Restauro Mestrado em Memória Social a Patrimônio Cultural Instituto de Ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Registro do 1º Encontro sobre o Patrimônio de Vitrais Curso de Conservação e Restauro Mestrado em Memória Social a Patrimônio Cultural Instituto de Ciências."— Transcrição da apresentação:

1 Registro do 1º Encontro sobre o Patrimônio de Vitrais Curso de Conservação e Restauro Mestrado em Memória Social a Patrimônio Cultural Instituto de Ciências Humanas – UFPEL Pelotas – RS/2009.

2 O 1° Encontro sobre o Patrimônio de Vitrais foi realizado pelo Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais e o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPEL, em uma parceria com o Instituto João Simões Lopes Neto, nos dias 1º e 2 de setembro de 2009, na cidade de Pelotas - RS.

3 As patologias mais comuns nos vitrais, a importância cultural, as diferentes escolas e características estilísticas da arte do vitral, os danos e a história dos vitrais, além de análise de peças encontradas em Pelotas, foram alguns dos assuntos abordados por Mariana Wertheimer, restauradora de vitrais, durante o Encontro Sobre o Patrimônio de Vitrais.

4 As discussões foram realizadas a partir de exposição dialogada de Mariana Wertheimer, acompanhada de uma exposição com ferramentas de trabalho e uma série de painéis que explicavam as questões relativas a história, conservação e restauro dos Vitrais.

5 A realização de visitas técnicas na Igreja Anglicana de Pelotas e na Catedral São Francisco de Paula que foram tomadas como exemplos, proporcionaram um novo olhar aos participantes sobre o patrimônio de Vitrais de Pelotas, embasando, de forma suficiente, as discussões conseqüentes da proposta.

6 O trabalho de Mariana Wertheimer sobre os Vitrais no Rio Grande do Sul, já foi apresentado em congressos e eventos no Brasil, Estados Unidos e Europa, e conta com patrocínio importante de empresas como a PETROBRAS.

7 O Curso de Conservação e Restauro e o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural agradecem a presença de todos os participantes e, em especial, dos alunos e técnicos administrativos que auxiliaram na organização das atividades e, agradece também, ao Instituto João Simões Lopes Neto, que gentilmente cedeu sua linda estrutura para a realização das atividades. Curso de Conservação e Restauro Endereço: Rua Barão de Santa Tecla, n 408, Pelotas – Centro. Telefone: (53) Nestas imagens vemos Vitrais encontrados junto do patrimônio arquitetônico de Pelotas, fotografados durante o encontro.


Carregar ppt "Registro do 1º Encontro sobre o Patrimônio de Vitrais Curso de Conservação e Restauro Mestrado em Memória Social a Patrimônio Cultural Instituto de Ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google