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ABC na Educação Científica Mão na Massa

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Apresentação em tema: "ABC na Educação Científica Mão na Massa"— Transcrição da apresentação:

1 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Centro de Divulgação Científica e Cultural CDCC Universidade de São Paulo

2 Centro de Divulgação Científica e Cultural CDCC/USP

3 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Origens década de 90 (Chicago) - Leon Lederman (Nobel de Física) Hands-on França - Georges Charpak (Nobel de Física/92) e Academia de Ciências - “La main à la pâte” Acordo Academias de Ciências da França e Brasil “ABC na Educação Científica – Mão na Massa” - FIOCRUZ - Rio de Janeiro - ESTAÇÃO CIÊNCIA – USP / São Paulo - CDCC – USP / São Carlos Academia Brasileira de Ciências  Alfabetização

4 ABC na Educação Científica Mão na Massa
CDCC – 2001 Parcerias Diretoria de Ensino da Região de São Carlos Secretaria Municipal de Educação e Cultura Material Utilizado Roteiros traduzidos e adaptados (França) Roteiros elaborados/adaptados pela equipe do CDCC

5 ABC na Educação Científica Mão na Massa
FORMAS DE ATUAÇÃO - Programa - Formação continuada de professores Mostra de Trabalhos – Anual Desenvolvimento de Textos e Material Experimental - apoio ao professor Divulgação do Programa

6 ABC na Educação Científica Mão na Massa
FORMAÇÃO CONTINUADA de PROFESSORES Educação Infantil e Ensino Fundamental Cursos Presencial ou Semi presencial Certificação USP ou CENP CURSOS PRESENCIAIS Discussão Experimentação Atividade de campo

7 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Método “Permite ao professor fazer uma reflexão sobre sua prática e trocar experiências” “A metodologia motiva a aplicação em outros conteúdos” “Importante ferramenta no processo de ensino [e] aprendizagem” “Metodologia diferente - aulas experimentais com material simples e de fácil acesso”

8 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Desempenho do Aluno “Aumenta sua interação com o professor → maior aproximação intelectual e física de ambas as partes” “Maior participação nas discussões” “Grande interesse em manusear o material experimental” “Permite que o aluno relacione os conhecimentos e saberes do seu senso comum com o saber científico Dificuldade na elaboração dos registros → melhora tornando mais detalhados e estruturados.

9 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Cursos semi presenciais 2006 – 30h 2007/ h (20h presencial e 40h atividades virtuais) Encontros presenciais mensais (formador/prof) Professores realizam práticas com as crianças - relatórios coletivos dos encontros presenciais - sua prática em sala, com registros dos alunos - sínteses de leituras, questionários etc - além de dificuldades/facilidade

10 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Informações sobre o curso - Dinâmica do curso - Formas de interação e registro Encontros presenciais Prática de sala de aula Atividades virtuais relatório do grupo relato individual questionário e sistema de pesquisa - Avaliação Espaço do aluno Pólos/participantes do curso

11 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Pólos vinculados - cursos semi presenciais - Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto (SP) UNERJ - Jaraguá do Sul (SC) Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (PB) UNIMEP – Piracicaba (SP) Universidade Federal de Espírito Santo – Vitória (ES) Universidade Federal de Viçosa – Viçosa (MG) Organização de Auxílio Fraterno – UNICA – Salvador (BA) Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora (MG) Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Petrolina (PE) Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia (MG) Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus (BA) Espaço Ciência – Olinda (PE) Centro Universitário de Araraquara - Araraquara (SP) Faculdades Integradas FAFIBE - Bebedouro (SP) Centro de Divulgação Científica e Cultural - São Carlos (SP)

12 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Mostras de Trabalhos (2004 – 2010) As Mostras de Trabalhos propiciam: Divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos professores; realizar troca de experiências entre os professores; avaliar o programa nas escolas; maior entusiasmo dos professores e da equipe do CDCC Apresentação dos trabalhos Oficinas Palestras

13 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Materiais de apoio - Maletas Experimentais Diagnóstico Ambiental Estados Físicos da Água Flutua ou Afunda Astronomia Resíduos Sólidos Órgãos dos Sentidos

14 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Materiais de apoio 2010 2005 2009 ilustram progressões possíveis ao redor de um tema a um dado nível, dentro dos princípios do programa La main à la pâte. “Enseigner les sciences à l’école” -educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental Ensino Fundamental Educação Infantil Módulos desenvolvidos e/ou adaptados pela equipe do CDCC, com a participação dos professores

15 ABC na Educação Científica Mão na Massa
Divulgação do programa 2009 – CDCC/FIOCRUZ “Diagnóstico Ambiental” “ABC na Educação Científica: Curso de Formação de Formadores” Realização: Academia Brasileira de Ciências e IANAS Representantes das Academias de Ciências dos países: Chile, Colômbia, Bolívia, Argentina, Venezuela, Costa Rica, Republica Dominicana, República de Panamá, Peru e Guatemala.

16 ABC na Educação Científica Mão na Massa
CDCC e ESTAÇÃO CIÊNCIA 61ª Reunião Anual da SBPC, UFAM – Manaus 1ª Mostra de Metodologias de Divulgação Científica - Compartilhado Experiências, UFSCar – São Carlos Objetivos: Apresentar o programa ao público em geral. Permitir ao público interagir nas atividades propostas especialmente para professores do Ensino Básico. Conhecer e discutir sobre a proposta do programa.

17 Apoio


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