A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOLOGIA LYNDON JOHNSON. Herança Poligênica Essa capacidade de se auto inflamar, como um extremo do controle da temperatura corporal, obedeceria a um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOLOGIA LYNDON JOHNSON. Herança Poligênica Essa capacidade de se auto inflamar, como um extremo do controle da temperatura corporal, obedeceria a um."— Transcrição da apresentação:

1 BIOLOGIA LYNDON JOHNSON

2 Herança Poligênica

3 Essa capacidade de se auto inflamar, como um extremo do controle da temperatura corporal, obedeceria a um padrão de herança poligênica. Dentro dos conceitos da genética básica essa caraterística pode ser interpretada como sendo um A) conjunto gênico com pelo menos dois locos. B) par de alelos segregando-se independentemente. C) exemplo monogênico, mas do tipo com alelos múltiplos. D) efeito pleiotrópico de um gene que o personagem possui. E) tipo de herança qualitativa associada a alelos dominantes.

4

5 O Brasil é um dos países de maior biodiversidade do mundo e abriga mais de 20% de todas as espécies conhecidas pela ciência. Mas também é no Brasil que ficam dois dos hotspots do planeta. Quais biomas brasileiros constituem esses hotspots? A) Cerrado e Caatinga. B) Amazônia e Pantanal. C) Cerrado e Mata Atlântica. D) Caatinga e Campos Sulinos. E) Amazônia e Mata Atlântica.

6 3º) O acidente vascular cerebral (AVC) é causado pela obstrução ou ruptura de uma artéria, com consequente falta de irrigação em uma determinada área do cérebro. Sem a nutrição e oxigenação adequadas fornecidas pela artéria atingida, os neurônios podem sofrer morte celular, levando a uma lesão neurológica irreversível. Qual o fator que NÃO predispõe um individuo ao AVC ? A) o tabagismo. B) o sedentarismo. C) o diabetes melitus. D) a hipotensão arterial. E) a taxa elevada de colesterol.

7 4º) Muitos moluscos, como os caracóis Murex, desenvolveram conchas grossas e espinhas para evitar serem comidos por animais como os caranguejos. Esses predadores, por sua vez, evoluíram poderosas garras para compensar a concha grossa e as espinhas dos caracóis.

8 Os níveis de defesa e de contra-ataque vão continuar a crescer, sem que qualquer lado “vença”. A Biologia Evolutiva, que tem como pilar de sustentação a Seleção Natural, denomina o fato descrito acima como sendo uma A) homologia. B) vicariância. C) deriva genética. D) corrida armamentista. E) convergência adaptativa.

9

10 5°) Quais dos Biomas mencionados apresentam a maior biodiversidade de Peixes e Anfíbios, respectivamente? a)1 e 4; b) 5 e 6; c) 1 e 2; d) 4 e 3; e) 5 e 1;

11  6º) Cédulas...

12 7º) Somente nos últimos quatro anos o chão foi o destino de 20% das árvores da Floresta Amazônica original. Uma árvore que leva mais de 100 anos para crescer em menos de um minuto, já pode estar derrubada. E o pior é que a madeira nem é aproveitada. O principal objetivo do desmatamento é simplesmente derrubar tudo, tocar fogo e transformar a área em pastagem para a criação de gado. Um crime ambiental que geralmente só é notado pelos fiscais tarde demais, quando a floresta já virou carvão. Esse crime ambiental afeta diretamente algumas regiões do Brasil por interromper um evento biológico e o ciclo da matéria ligado a ele. O texto trata respectivamente da A) Região Norte - Gutação - Ciclo do Nitrogênio. B) Região Sul - Fotossíntese - Ciclo do Oxigênio. C) Região Sudeste - Transpiração - Ciclo da Água. D) Região Nordeste - Respiração - Ciclo do Carbono. E) Região Centro-Oeste - Fotoperiodismo - Ciclo do Hidrogênio.

13 8º) “Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera. São atraídos por luz e calor, e quando caem no solo perdem suas asas. Machos e fêmeas se encontram formando casais e partem em busca de um local onde vão construir os ninhos. São os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operários. Estes últimos alimentam toda a população, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento não é digerido, dependem de protozoários intestinais que transformam a celulose em glicose, para dela obterem a energia. Mas do que se alimentam? Do tronco da árvore de seu jardim, ou da madeira dos móveis e portas da sua casa. Segundo os especialistas, existem dois tipos de residência: as que têm cupim e as que ainda terão”. No texto, além da relação que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas três outras relações ecológicas. A sequência em que aparecem no texto é: a) sociedade, mutualismo e parasitismo. b) sociedade, comensalismo e predatismo. c) sociedade, protocooperação e inquilinismo. d) colônia, mutualismo e inquilinismo. e) colônia, parasitismo e predatismo.

14

15 9º) A partir da análise dos esquemas apresentados é CORRETO afirmar que: A) Em ambas as propostas (I e II), o grupo formado por lagartos, serpentes e tartarugas é monofilético. B) Taxonomicamente, Mammalia, Aves, Reptilia e Archaeossauria correspondem a Classes. C) A filogenia I, que apresenta uma classificação baseada em cladística, considera que o grupo Reptilia é mais aparentado ao grupo Aves do que ao grupo Mammalia. D) O grupo Archaeossauria na filogenia II representa taxonomicamente uma Ordem da Classe Reptilia. E) A cladística é utilizada na construção da filogenia II, que agrupa crocodilos, dinossauros e aves com base em características compartilhadas.

16

17

18 Se a você fosse perguntado qual seria a melhor explicação para a existência de tantos albinos em um ambiente tão hostil, uma resposta não encantada seria que a) Altas taxas de endogamia diminuiu a variabilidade genética dos habitantes da Ilha e com isso a frequência de albinos aumentou. b) Ocorreram mutações aleatórias que levaram ao aparecimento de albinos que ao serem favorecidos pela seleção natural se mantiveram com o tempo. c) Do cruzamento entre indivíduos portadores do alelo para o albinismo surgiram indivíduos albinos que proliferaram por se adaptarem ao meio. d) Pelo fato do ambiente ser uma ilha e os indivíduos estarem isolados geograficamente, isso fez aparecer indivíduos albinos. e) A ocorrência de permutação entre indivíduos heterozigotos gerou uma alta frequência de gametas recessivos que levou ao aparecimento de tantos albinos.


Carregar ppt "BIOLOGIA LYNDON JOHNSON. Herança Poligênica Essa capacidade de se auto inflamar, como um extremo do controle da temperatura corporal, obedeceria a um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google