A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

* No original hebraico que descreve a criação há duas palavras principais traduzidas como “criar”. A primeira é bará, que aparece na primeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "* No original hebraico que descreve a criação há duas palavras principais traduzidas como “criar”. A primeira é bará, que aparece na primeira."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6 * No original hebraico que descreve a criação há duas palavras principais traduzidas como “criar”. A primeira é bará, que aparece na primeira frase do livro, e quer dizer, no modo em que o verbo aparece “criar do nada”, sem uso de material preexistente. * A segunda palavra é Jatsar, que significa “criar de material preexistente”, amoldar alguma coisa externamente assim como um escultor trabalha com a argila ou com a pedra. A primeira palavra, portanto, é usada quando Deus criou os céus e a terra do nada. A segunda palavra aparece em 2.7, quando Deus formou o homem do pó da terra (usando material preexistente, proveniente do material que havia criado do nada).

7

8

9

10

11 1. O jardim do Éden era no Iraque. 2. Mesopotâmia, onde agora é o Iraque, foi o berço da civilização. 3. Noé construiu a Arca no Iraque. 4. A torre de Babel ficava no Iraque. 5. Abraão era de Ur, que ficava no sul do Iraque. 6. A esposa De Isaac, Rebeca, era de Nahor, que ficava no Iraque. 7. Jacó encontrou-se com Raquel no Iraque. 8. Jonas rezou em Nínive, que ficava no Iraque. 9. Assíria, que ficava no Iraque, conquistou as dez tribos de Israel. 10. Babilônia, que ficava no Iraque, destruiu Jerusalém. 11. Daniel esteve na cova dos leões. Onde? No Iraque! 12. Baltazar, rei de Babilônia, viu a "escrita na parede" no Iraque. 13. Nabucodonosor, rei da Babilônia, carregou os judeus prisioneiros através do Iraque. 14. Ezequiel fez suas orações no Iraque. 15. Os Reis Magos eram do Iraque.

12 * Quantos anos tem a Terra? Os cientistas tem encontrado evidencias de que a terra é antiquíssima. Isso cria um conflito entre eles e certos cristãos que acreditam que a Bíblia diz claramente que faz pouco mais de seis mil anos que Deus criou o Universo. * O cristão deve reconhecer certos fatos ao interpretar a narrativa da criação. Em primeiro lugar, Gênesis não apresenta datas, e não se pode levar em consideração as genealogias para efetuar cálculos exatos, pois nelas há alguns vazios. * Mesmo considerando os grandes avanços científicos atuais e as melhores análises exegéticas e teológicas, não é possível precisar a idade do Universo nem quanto tempo levou o ato da criação. É provável que milhões de anos tenham passado entre os versículos 1 e 2 de Gênesis.

13 A palavra hebraica usada em Gênesis 1 para dia (yôm) pode ser utilizada para designar tanto um período de 24 horas como uma representação simbólica. Existem várias passagens na Bíblia em que yôm é usada num contexto não literal, como em “o dia do Senhor”, sem que isso signifique 24 horas. Santo Agostinho de Hipona em seus livros Comentário ao Gênesis; Confissões e a Cidade de Deus, repetidas vezes volta para questão do tempo em relação ao capítulo 1 de Gênesis, concluindo que Deus se encontra fora dele e não conectado a ele (2 Pedro 3.8 declara isso de modo explícito: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”). Isso leva Agostinho a questionar a duração dos sete dias literais da criação. Por fim, Agostinho escreve: “Que tipo de dias eram aqueles, para nós, é extremamente difícil ou talvez impossível, conceber”.

14 O Universo foi criado por Deus, ou surgiu do acaso e evoluiu sozinho? Vamos analisar passo a passo, primeiro a ciência e logo após, a Bíblia:  CIÊNCIA (mundo formado em bilhões de anos)... Big Bang (Grande Explosão) - É a ideia de que todos os elementos do universo já estavam extremamente comprimidos num único ponto, menor do que a cabeça de uma agulha. E aí teria havido uma grande explosão. * Da poeira cósmica da explosão se formaram as estrelas e os planetas do universo; * Como a Terra estava um caos, em meio a intensas trovoadas, um raio teria caído sobre algum micro ser e ter lhe dado a vida; * Ou ainda, a vida teria surgido primeiro na água, com os primeiros seres microscópicos; A vida na Terra poderia ter vindo ainda de algum pedaço de asteroide do espaço com vida extraterrestre microscópica.

15 * A Vida chega ao solo através dos anfíbios (seres q são aquáticos e terrestres ao mesmo tempo). Teriam surgido então os répteis, depois mamíferos, tendo as aves surgido antes do homem. * Os seres evoluem sozinhos, conforme as necessidades de sobrevivência, até chegarem a se tornarem mamíferos, como os macacos. Os macacos foram evoluindo, ficam de pé, falam, e chegam a um grau de evolução em que são chamados de “homo sapiens” (homem inteligente).

16 >> BÍBLIA (em 6 dias)... * Faça-se a luz – Deus criou tudo, inclusive a grande luz inicial, a partir do nada (Gn 1,1.3); * Deus criou o universo, estrelas, planetas e satélites naturais (luas), os céus e a Terra, inclusive a água (Gn 1, ); * Deus ordena que as águas sejam repletas de seres vivos e o céu, povoado pelas aves (Gn 1:20); * Deus cria os animais terrestres inclusive os que se arrastam, como os répteis (Gn 1:26); * Do solo Deus fez Adão. E soprando em suas narinas lhe dá a vida (Gn 2:7). Da costela de Adão, Deus cria Eva (Gn 2: ). Vê-se que a sequencia do surgimento da vida é muito semelhante para a Ciência e para a Bíblia! Porém,os problemas básicos com as teorias da ciência (pois há muitas) é o tempo desde o surgimento do universo até o ser humano, e a exclusão de Deus no surgimento da vida. E sempre que a ciência, de alguma forma, exclua a Deus, a Igreja não lhe dará apoio.

17 A Teoria da Evolução Natural das Espécies, do ex-protestante Anglicano, Charles Darwin, anunciada em 1859, é a mais aceita no meio científico! Sobre a origem do ser humano, nada se tem de provas de que o homem seja uma evolução natural do macaco, como Darwin afirmou em Como o próprio nome diz, isso é apenas teoria! Suposição! Charles foi atrás de outra explicação para nossa origem porque não acreditava que Deus poderia ter criado tudo em 6 dias! Claro que dentre os animais ditos "irracionais", o macaco é o que mais se parece com o homem, física, comportamental e geneticamente (diferença de 4% no código genético). Mas, saiba, que o rato difere dos seres humanos em apenas 2% quanto ao código genético (DNA)!!! E isso não quer dizer que viemos diretamente dos ratos! Contudo, cremos que houve uma evolução na Criação sim, mas, por parte do próprio Deus! Ou seja, em cada passo da criação, Deus foi aprimorando a obra, cada animal que era tirado do solo, era mais elaborado (Gn 2:19)! Até que chegou a hora de criar o homem à Sua Imagem e Semelhança: também do solo. Porém, capaz de falar, pensar, e reconhecer Deus (Gn 1:26a).

18


Carregar ppt "* No original hebraico que descreve a criação há duas palavras principais traduzidas como “criar”. A primeira é bará, que aparece na primeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google