A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Carnaval foi introduzido no Brasil, pelos portugueses, provavelmente, no sec. XVII com o nome de entrudo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Carnaval foi introduzido no Brasil, pelos portugueses, provavelmente, no sec. XVII com o nome de entrudo."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 O Carnaval foi introduzido no Brasil, pelos portugueses, provavelmente, no sec. XVII com o nome de entrudo.

5 Essa forma de brincar; persistiu, durante a Colônías, e a Monarquia, consistia num folguedo alegre mas violento.

6 As pessoas atiravam uma nas outras água com bisnagas ou limões de cera e depois pó, cal e tudo que tivesse nas mãos.

7

8 Combatido como jogo selvagem, o entrudo prevaleceu até aparecerem objetos menos agressivos, como o confete, a serpentina e o lança-perfumes.

9 Daí, em diante através dos tempos o carnaval no Rio de Janeiro, foi inovando. Em 1846 surgiu o Zé Pereira, grupo dos foliões de rua com bombos, e tambores.

10

11 Vieram depois os cordões, as sociedades carnavalescas, blocos e ranchos. O Corso hoje desaparecido, consistia num desfile de carros pelas ruas da cidade.

12 Todos de capotas arriadas, com foliões, fantasiados atirando confetes e serpentinas, uns nos outros.

13

14 Em 1929 com a fundação da primeira escola de samba. (Deixa Falar), no bairro carioca de Estácio, o carnaval passou a ter como ponto alto o desfile dessas entidades.

15 Foi á partir de abre-alas (1899), da maestrina Chiquinha Gonzaga, que a folia passou a ser animada por composições, especialmente elaboradas para ela.

16

17 São a marcha-rancho o samba, a marchinha a batucada, e o samba-enredo no Rio de Janeiro, e o frevo de rua ou de salão característico, do carnaval Pernambucano.

18 O carnaval reveste-se de característica próprias seguindo o lugar em que ocorre.

19

20 Distinguem-se, entre si, os carnavais de Nice, Veneza, Roma, Florença, e Nova Orleans, e Brasil.

21 Diferenciando-se do Brasil. No Rio de Janeiro, hoje o evento mais importante, do carnaval são os bailes de salão, e os desfiles das escolas de samba.

22

23 Em Salvador, predomina o carnaval de rua, ao som de trios elétricos, e ao som e ritmos dos blocos afro- brasileiros de afoxés.

24 Em Pernambuco, sobretudo, em Olinda e no Recife, o que domina são os blocos de frevo e maracatu.

25

26 Considera-se o carnaval uma reminiscência das festas dionisíacas da Grécia antiga, das bacanais, saturnais romanas, todas de caráter orgiástico.

27 São apontadas também ligações como as festas dos doidos, das danças macabras e medievais, sendo provável que todas essas formas de divertimento, tenham se transformado, tempos afora.

28

29 Imagem Internet Artista Nelson Gonçalves Musica Serpentina Formatação Alvaro Cardoso


Carregar ppt "O Carnaval foi introduzido no Brasil, pelos portugueses, provavelmente, no sec. XVII com o nome de entrudo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google