A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4º ENCONTRO DE GESTORES DA UNISANTOS Planejamento Institucional 7 de dezembro de 2007 Programa de Avaliação Institucional AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4º ENCONTRO DE GESTORES DA UNISANTOS Planejamento Institucional 7 de dezembro de 2007 Programa de Avaliação Institucional AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 4º ENCONTRO DE GESTORES DA UNISANTOS Planejamento Institucional 7 de dezembro de 2007 Programa de Avaliação Institucional AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE 2007 CORPO DISCENTE PROAI

2 AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE 2007 – CORPO DISCENTE Objetivos: Contribuir para responder à questão. Como estão os cursos e a Universidade? Colocar a público itens componentes de uma instituição e de um curso de alta qualidade. Fornecer elementos para o planejamento institucional, identificamos pontos fortes e fracos, potencialidades e fragilidades.

3 O Instrumento Composição 1.Perfil do Estudante 2.Aspectos pedagógicos e curriculares dos cursos 3.Aspectos administrativos e infra-estrutura Nº de itens: 54 PROAI

4 Avaliação dos Cursos e da Universidade 2007 Áreas Avaliadas Avaliação Integração Informações / comunicação Conteúdo e Metodologia Atuação do Corpo Discente PROAI Objetivos / Perfil Profissional Identificação Pesquisa (ensino) Extensão (ensino) Serviços Infra-estrutura Grau de satisfação com o curso Relação com o curso

5 Categorias e articulação com SINAES PROAI Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões 1.PERFIL DO(A) ESTUDANTE 1.Identifique sua faixa etária, em 31 de dezembro de 2006: Identificação 2. Gênero Identificação 1.Estado Civil: Identificação 1.Trabalha ou faz estágio na área em que vai se formar? Identificação 5. Qual o tempo gasto em trabalho e/ou estágio, semanalmente? Identificação

6 PROAI Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões 1.PERFIL DO(A) ESTUDANTE 6.Quantas horas por semana, aproximadamente, você dedica aos estudos, excetuando as horas de aula? Relação com o Curso 7.Com que freqüência você participa de atividades de extensão ligadas a seu curso? Relação com o Curso 8.Que fonte(s) você mais utiliza ao realizar as atividades de estudo e/ou pesquisa para as disciplinas do curso? (Se necessário, você pode assinalar mais de uma alternativa) Relação com o Curso 9.Com que freqüência você utiliza a biblioteca do seu campus? Relação com o Curso 10.Com relação ao seu comprometimento com a aprendizagem, assinale um valor de 4 a 1 para cada um dos itens abaixo, onde 4 significa que você concorda plenamente com a afirmação e 1 que você discorda plenamente. Relação com o Curso Categorias e articulação com SINAES

7 PROAI Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões 2 - ASPECTOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES DO CURSO 1-Os alunos conhecem o Marco Referencial da UNISANTOS, divulgado no Guia Acadêmico, disponível no site da Universidade. Informações/ comunicação 1 e 4 2-Os objetivos deste curso são divulgados para o corpo discente. Objetivos/ Perfil Profissional 4 3-Os objetivos do curso estão articulados com os apresentados no Marco Referencial. Objetivos Perfil Profissional 1 4-Há relação entre os objetivos do curso e o desenvolvimento das disciplinas, atividades complementares, estágios e trabalhos de conclusão de curso. Objetivos Perfil Profissional 2 5-O desenvolvimento do curso contribui para a formação do profissional. Objetivos Perfil Profissional 2 Categorias e articulação com SINAES

8 PROAI Categorias e articulação com SINAES Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões 2 - ASPECTOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES DO CURSO 5-O desenvolvimento do curso contribui para a formação do profissional. Objetivos Perfil Profissional 2 6-O desenvolvimento do curso contribui para a formação do cidadão. Objetivos Perfil Profissional 2 7-Você conhece as disciplinas do curso e as respectivas cargas horárias. Informações/ comunicação 2 e 4 8-Os professores apresentam seus planos de ensino aos alunos. -Conteúdo e Metodologia -Informações/ comunicação 2 9-Neste curso há integração entre as disciplinas. Integração2 10-Neste curso há integração entre disciplinas e atividades (estágio, TCC, atividades complementares, jornadas, etc.). Integração2

9 PROAI Categorias e articulação com SINAES 2 - ASPECTOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES DO CURSO Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões 11-Há integração entre teoria e prática no desenvolvimento do curso. Integração2 12-Há integração entre ensino – pesquisa – extensão neste curso. Integração2 13-Há trabalhos de iniciação científica no curso. Pesquisa (ensino) 2 14-As disciplinas e atividades do curso utilizam procedimentos de pesquisa (levantamentos bibliográficos, resenhas, identificação de problemas, estudos de caso, etc). -Pesquisa (ensino) -Conteúdo e Metodologia 2 15-O desenvolvimento das disciplinas e atividades incorpora os avanços científicos e/ou tecnológicos relativos à área do curso. -Pesquisa (ensino) -Conteúdo e Metodologia 2

10 PROAI Categorias e articulação com SINAES Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões 2 - ASPECTOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES DO CURSO 16-No desenvolvimento deste curso, há integração com outros cursos da UNISANTOS. Integração2 e 4 17-O nível de exigência é adequado à formação proposta pelo curso. Conteúdo e Metodologia 2 18-A bibliografia básica indicada nos planos de ensino é utilizada no desenvolvimento das disciplinas e atividades. Conteúdo e Metodologia 2 19-As vagas para estágio são divulgadas aos alunos. Informações/ comunicação 2 e 4 e 9 20-A Instituição incentiva a participação do aluno em simpósios, seminários e congressos. Informações/ Comunicação Atuação do Corpo Discente 2 e 9

11 PROAI Categorias e articulação com SINAES Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões 2 - ASPECTOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES DO CURSO 21-Os alunos conhecem as normas e critérios para concessão de incentivos à participação do aluno em simpósios, seminários e congressos. Informações/ Comunicação Atuação do Corpo Discente 4 e 9 22-As normas e critérios para concessão de incentivos à participação do aluno em simpósios, seminários e congressos são claras. Informações/ comunicação 4 e 9 23-Os alunos deste curso participam das atividades de extensão. -Extensão (ensino) -Atuação do Corpo Discente 3 e 4 24-A participação dos alunos nas atividades de extensão contribui para a sua formação. -Extensão (ensino) -Atuação do Corpo Discente 3 25-Os eventos que ocorrem no curso (projetos, palestras, filmes, debates, excursões) são também trabalhados nas disciplinas. -Integração -Conteúdo e Metodologia 2 e 4

12 PROAI Categorias e articulação com SINAES Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões 2 - ASPECTOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES DO CURSO 26-Os procedimentos de ensino adotados estão adequados aos conteúdos (assuntos) trabalhados no curso. Conteúdo e Metodologia 2 27-Os instrumentos de avaliação estão de acordo com os conteúdos trabalhados nas disciplinas e atividades. Avaliação2 28-Os representantes dos alunos participam das reuniões dos órgãos colegiados. Atuação do Corpo Discente 6 e 9 29-Os representantes dos alunos socializam as informações divulgadas nas reuniões dos órgãos colegiados. Informações/ Comunicação Atuação do Corpo Discente 6 e 9 30-Atribua uma nota de 4 a 1 que exprima/sintetize seu grau de satisfação com o que o curso tem lhe proporcionado. Grau de Satisfação com o Curso

13 PROAI Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões Categorias e articulação com SINAES 3 – ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E INFRA- ESTRUTURA 31-A lousa encontra-se em boas condições. Infra-estrutura7 32-O espaço físico da sala de aula é compatível com o número de alunos. Infra-estrutura7 33-A acústica da sala de aula é boa. Infra-estrutura7 34-As carteiras são adequadas para o trabalho universitário. Infra-estrutura7 35-A ventilação da sala de aula é boa. Infra-estrutura7 36-O serviço de “Xerox” atende às necessidades do curso. Serviços7 e 9 37-Os recursos áudio-visuais atendem às necessidades do curso. Serviços 7 e 9 38-Os locais de convivência extra-classe atendem às necessidades dos alunos. Infra-estrutura7

14 PROAI Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões Categorias e articulação com SINAES 3 – ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E INFRA- ESTRUTURA 39-A cantina atende às necessidades dos usuários. Serviços7 40-As condições higiênicas e sanitárias das dependências da Universidade são satisfatórias. Infra-estrutura7 e 9 41-O atendimento prestado pela secretaria satisfaz às necessidades do curso. Serviços7 e 9 42-Os funcionários das secretarias atendem de forma gentil e atenciosa. Serviços9 43-O Guia Acadêmico, disponível no site da UNISANTOS, esclarece o aluno quanto ao curso e à Universidade. Informações/ Comunicação 4 e 9 44-As informações prestadas ao aluno atendem às suas necessidades acadêmicas. Informações/ comunicação 4 e 9 45-O acervo bibliográfico atende às necessidades do curso. Serviços7

15 PROAI Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões Categorias e articulação com SINAES 3 – ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E INFRA- ESTRUTURA 46-As instalações físicas da biblioteca atendem a contento às necessidades de leitura, pesquisa e trabalho em grupo. Infra-estrutura7 47-Os funcionários da biblioteca atendem de forma gentil e atenciosa. Serviços9 48-O horário de funcionamento da biblioteca atende às necessidades dos alunos. Serviços9 49-O acesso à Internet disponibilizado é suficiente para os trabalhos de pesquisa dos alunos. Serviços9 50-O espaço físico dos laboratórios é compatível com o número de alunos por turma. Infra-estrutura7 51-Os equipamentos disponíveis nos laboratórios são suficientes para atender aos alunos nas aulas práticas. Infra-estrutura7

16 Categorias e articulação com SINAES PROAI Itens do Instrumento* Categorias UNISANTOS SINAES/ Dimensões 3 – ASPECTOS ADMINISTRATIVOS E INFRA- ESTRUTURA 52-A Instituição favorece a inclusão de estudantes portadores de necessidades especiais. Infra-estrutura7 e 9 53-Os alunos deste curso zelam pela preservação do patrimônio da Universidade. Atuação do Corpo Discente 54-A segurança no interior dos prédios é satisfatória. Serviços *Instrumento aplicado em outubro de 2007 a estudantes de todos os Cursos de Graduação e Tecnológicos.

17 Os itens do questionário relacionados a metas do Plano Estratégico SUSTENTABILIDADE  Meta 1: reduzir a evasão em 10% em relação ao ano letivo anterior, até 2009 Itens do instrumento de avaliação relacionados à meta: o conjunto de itens relativos aos Aspectos Pedagógicos e Curriculares do Curso (Itens 1 a 30), especialmente o item 30. PROAI

18 Os itens do questionário relacionados a metas do Plano Estratégico QUALIDADE  Meta 1: Garantir no ENADE, pelo menos o conceito 3 (1 a 5), a partir de 2007. Itens do questionário de avaliação relacionados à meta: 9, 10, 11, 15, 17, 18, 25, 26 e 27. PROAI

19 Os itens do questionário relacionados a metas do Plano Estratégico DIFERENCIAÇÃO  Meta 2: Revisar e enfatizar os projetos pedagógicos dos cursos os seguintes componentes curriculares: estágios, TCC’s e atividades complementares até dezembro de 2007. Itens do questionário de avaliação relacionados à meta: números 10, 11, 12, 14, 19, 23 e 24. PROAI

20 O Instrumento Alunos assinalaram grau de concordância com itens apresentados – 1 a 4 1.Posição totalmente discordante 2.Posição discordante, mas não totalmente 3.Posição concordante, mas não totalmente 4.Posição totalmente concordante PROAI

21 Os Índices Foram totalizados os níveis, 3 e 4, assinalados, indicando posicionamento positivo em relação ao item avaliado Estes totais foram categorizados, constituindo-se assim em Indicadores de Qualidade – visão discente Vermelho –0% a 29,9% - Insuficiente – Vermelho Laranja –30% a 49,9% - Fraco – Laranja Amarelo –50% a 69,9% - Regular – Amarelo Verde –70% a 84,9 - Bom – Verde Azul –85% a 100% - Ótimo – Azul Estes indicadores devem orientar a construção de respostas para as diferentes questões norteadores da análise. PROAI

22 Objetivo da Análise dos Resultados (2005 e 2007) Responder às questões: –Quais os pontos fortes identificados? –Quais as fragilidades? –Quais as ações desencadeadas a partir dos resultados de 2005? –Quais as ações desencadeadas a partir dos resultados de 2007? PROAI

23 A amostragem Buscou-se em trabalho censitário, mas como não era obrigatória a participação, foram calculadas as margens de erro (erro de proporção) para cada curso, centro e universidade. PROAI

24 AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE – 2005/2007 – VISÃO DISCENTE COMPARATIVOS: UNIVERSIDADE X CENTROS PROAI

25 Agradecemos a colaboração durante o ano de 2007 PROAI Equipe PROAI

26 Equipe do Programa de Avaliação Institucional (PROAI) da UNISANTOS Profª Maria Angélica Rodrigues Martins (Coord.) Profª Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Profª Maria Regina de Almeida Ribeiro Jacob PROAI


Carregar ppt "4º ENCONTRO DE GESTORES DA UNISANTOS Planejamento Institucional 7 de dezembro de 2007 Programa de Avaliação Institucional AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google