A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ- Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul Disciplina: Sociedade Política E Cultural Tema: CATOLICISMO, RELIGIÕES PENTECOSTAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ- Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul Disciplina: Sociedade Política E Cultural Tema: CATOLICISMO, RELIGIÕES PENTECOSTAIS."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ- Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul Disciplina: Sociedade Política E Cultural Tema: CATOLICISMO, RELIGIÕES PENTECOSTAIS E ESPIRITISMO. TÍTULO: AS RELIGIÕES E SUAS CRENÇAS. Acadêmicas: Edinéia Gracieli Peter Lilian Lucatelli Rosa Dejanira De Souza Rosemari De Lima Jarutais Professora: Dejalma Cremonese Três Passos maio de 2006.

2 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O que identifica um povo é a sua cultura. Elemento forte da cultura são as Tradições Religiosas contidas na mesma. Como vivemos na era da globalização, tecnologia, precisamos retomar o universo religioso de cada pessoa, de cada grupo e de cada etnia, respeitando os diferentes contextos. A globalização pode favorecer e, muito, o conhecimento das religiões, como pode, também, levar à perda da memória da própria cultura e, por conseqüência, à perda da própria identidade religiosa. O mundo das religiões e das religiosidades mostra-se sempre mais complexo e vem despertando a atenção de muitos, a liberdade religiosa, mais do que nunca, aparece como uma questão relevante. A religião é a resposta às incertezas sobre a morte, o além, o sofrimento, o sentido da vida.

3 Ela nos conduz desde os primeiros passos, quer pela doutrina, quer pelo medo, quer pela fé, quer pela falta do saber para as mais nobres virtudes humanas. Há variações entre movimentos católicos romanos, protestantes, pentecostais e até em outras crenças. As pessoas escolhem as religiões que melhor lhe convêm. Que anestesiam suas dores, não lhe propõe compromissos, que não exigem prática da moralidade, nem a crítica aos males sociais. Busca-se no mercado religioso a igreja ideal aos interesses e necessidades pessoais. Estas igrejas abençoam e mistificam todas as situações, desde as conquistas e vitórias, às injustiças e desumanas.

4 METODOLOGIA METODOLOGIA Realizamos pesquisa sobre algumas religiões, visitando e entrevistando fiéis, pastores, padres e espíritas que delas fazem parte. Discutimos, trocamos idéias, organizamos a apresentação do trabalho. Todos os componentes interagiram tendo participação ativa na realização do trabalho.

5 OBJETIVO GERAL: -Conhecer as referidas religiões, desenvolvendo a capacidade de compreensão, interpretação das mesmas, bem como suas formas e imagens apresentadas a sociedade.

6 OBJETIVO ESPECÍFICO OBJETIVO ESPECÍFICO: -Identificação as mesmas, bem como suas formas e imagens apresentadas a sociedade; -Analisar a posição que determinada religião frete aos problemas da sociedade; -Compreender a busca da sociedade em determinadas religiões; -Analisar o processo mercadológico das religiões.

7 Catolicismo *A Religião do Brasil* Historicamente o Brasil foi um país católico, tendo sido o catolicismo a religião oficial até E só com o Advento da República é que se começou a reconhecer legalmente a presença de outras religiões. Apesar de a religião predominante no Brasil continuar sendo o catolicismo, o campo religioso hoje está muito diversificado; o predomínio católico não é mais tão vidente. Na década de 60 a Igreja Católica era influenciada pela Teologia de Libertação (movimento formado por religiosos e leigos que se empenham nas questões sociais), atua em setores populares, principalmente por meio das Comunidades Eclesiais de Base ( CEBS)

8 Algumas das tradições populares do catolicismo no Brasil inclui a peregrinação a Nossa Senhora Aparecida, a qual tornou-se Padroeira do Brasil. No transcorrer do séc. XX, foi notado uma diminuição no interesse, formas tradicionais da religiosidade. Um reflexo disso é o grande número dos chamados católicos não praticantes. Esses católicos muitas vezes descordam dos ensinos morais da Igreja quando estes não estão em harmonia; por exemplo ás tendências do mundo contemporâneo, o relativismo moral e a liberdade sexual. No censo do IBGE de 2000, 40% são católicos não praticantes, estima-se que 20% da população brasileira freqüenta a missa. Uma das comunidades carismáticas mais conhecidas é a Canção Nova

9 Um canal de televisão mantido por doações que é presidida pelo Padre Jonas Abib. Outro ícone da Revolução Carismática Católica (RCC) é o Padre Marcelo Rossi, fenômeno da mídia e culturas de massas que surgiu no final da década de 90; cantando e fazendo coreografias tanto em programas de televisão quanto em missas. Ele se propõe a pregar a mensagem de Cristo conforme ensinada pela Igreja Católica, mas já foi interrogado pelos governantes das Igrejas sobre a maneira como ele conduz seus ensinamentos através das celebrações. Mas infelizmente (felizmente), e por razões históricas, há ainda certos setores da sociedade que vêem na Igreja Católica uma espécie de inimiga permanente e onipresente quando se trata de qualquer avanço científico e tecnológico. A própria compreensão dinâmica

10 e evolutiva que temos da Criação e do ser humano, nos obriga a acolhermos com alegria os verdadeiros avanços, pois eles manifestam e exaltam a sabedoria do Criador. A Igreja Católica sempre disse e sempre dirá não a todos os atentados contra a vida, desde o momento da fecundação até a morte. Para ela a vida em todas as suas formas e em todas as duas etapas é dom de Deus, e como deve ser respeitada. Entretanto, os não têm muitas vezes o sentido positivo; alertam para certos riscos: -é preciso acabar com expectativas ingênuas de curas miraculosas de terapias genéticas. É a eterna tentação de vencer na vida sem fazer força. Cabe aos ser humano mergulhar cada vez mais nos segredos do universo e do seu próprio ser. Enfim, cabe a nós representantes das religiões, recordar um velho ditado: sigam em frente, mas devagar com o andor, porque o santo é de barro.

11 Questões para entrevista: Padre, Pastor e Espírita. 1- O que levou a optar por essa religião? 2- Qual a influência desta religião na sociedade? 3- Na sua opinião, porque as pessoas trocam de religião freqüentemente? 4- Qual a forma de contribuição para a manutenção da Igreja ou Centro? 5- Qual a mensagem deixada para a sociedade frente aos problemas vivenciados nos dias de hoje?

12 Nome: Pe:. Guido Taffarel Religião: Católica 1- Nasceu e se criou numa família Católica, nela foi batizado, e assim que foi compreendendo e assumiu de coração. Desde criança veio a mim a idéia de ser padre. 2- Tem uma forte influência na sociedade, presença histórica, tanto no passado quanto no presente. Soma-se a isso a sua postura especialmente na ditadura militar. 3- Por não ter uma profunda adesão a pessoa Jesus Cristo, por uma evangelização insuficiente ou por que seguem uma religião por tradição familiar. Exerce também uma grande influência na visão capitalista e neoliberal, onde o ter, o consumo, o dinheiro, e o prazer são valores absolutizado. Com seqüência desta visão as pessoas buscam sua religião de acordo com suas vantagens e interesses. 4- Pelo dízimo, oferta.

13 Entrevista do Fiel: Nardina Nardes de Lima,religião Católica 1- Busca a salvação, a paz de espírito, o entendimento das leis de Deu, como proceder perante aos ensinamentos da Igreja, a busca de orientação com Deus.

14 Exemplos de Igrejas Pentecostais: Protestantismo Pentecostal, Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Evangelho Quadrangular, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Pentecostal Deus é Amor.

15 Nome: Pastor José Machado Pastor da Igreja Assembléia de Deus 1- Foi uma indicação divina. Ele era administrador de um hospital, nessa época sua esposa adoeceu e foi desenganada pela medicina, então passou a freqüentar a Igreja Assembléia de Deus, na qual encontrou a cura para o mal de sua esposa. Entendeu que isso foi um chamado de Deus. Não temeis o homem que mata o corpo e não tem o poder de determinar a alma, mas temeis a Deus que mata o corpo e determina a ala. 2- A Assembléia de Deus ocupa o 3º lugar na ordem mundial; tornou-se uma Igreja social com membros de todas as áreas profissionais. 3- Porque a pessoa ainda não encontrou Jesus. Deus existe, não podemos vê-lo mas podemos senti-lo através da paz; devemos adorá-lo pois não existe salvação em pedaço de madeira de qualquer outro objeto. O objetivo principal é encontrar a salvação em Jesus Cristo. 4 – Dízimo e oferta espontânea. Na linguagem grega dízimo é a 10ª parte do que se ganha; quando a pessoa não paga ela passa a dever não ao pastor, mas a Deus.

16 Entrevista do Fiel: Claudete Santos da Silva Souza, Assembléia de Deus. 1- Em primeiro lugar a salvação da alma e em segundo a paz de espírito. A principio era visitante, tinha vários problemas com álcool, financeiro, relacionamento e outros. Passou a freqüentar a Igreja e percebeu que era através da Bíblia que encontraria a salvação, a paz de espírito e foi então que tudo passou a mudar. Acredita que a salvação da alma se resume nos 10 mandamentos que vieram para esclarecer o que nós, seres humanos não entendemos.

17 ESPIRITISMO Onde se não no Brasil é possível ser católico, judeu ou protestante e mesmo assim acreditar em reencarnação? Uma pesquisa realizada no ano 2000, segundo o qual 59% da população brasileira acredita que já teve outras vidas, apesar de somente 3% se declararem espíritas. Nascido na França do século XIX, através do trabalho de Allan Kardec o Espiritismo chegou ao Brasil ainda neste mesmo século. O Espiritismo brasileiro ganhou um colorido que o fez diferente daquele existente na Europa. Na Europa possuía um caráter mais científico e filosófico e que no Brasil ele ganhou características mais religiosas. Argumenta-se que tal fato deve-se ao misticismo da tradição cultural brasileira. Na opinião de Ubiratan Machado em seu livro. Os Intelectuais e o Espiritismo: a maioria de nossos espíritas preferia realçar o aspecto religioso, dando relevo a parte mágico- mística da doutrina.

18 Para este autor o abrasileiramento do Espiritismo levou-o a uma perda do caráter experimentalista e científico de sua origem. Acreditamos que o Espiritismo no Brasil, foi uma construção original, as diferenças apresentadas por uma mesma religião em lugares diferentes são geradas por tensões inerentes ao processo de universalização das religiões, pois variam as estratégias sociais para resolver o dilema: Adaptação versus preservação de princípios. Aplica ao Espiritismo: Como o Islamismo na Indonésia, o Espiritismo é uma religião importada, que se difunde no país confrontando-se com uma cultura religiosa já consolidada. O Espiritismo define sua identidade, elegendo sinais diacríticos elementos do universo católico (...) O Espiritismo brasileiro assume um matiz perceptivelmente católico na medida em que incorpora a sua prática um dos valores centrais da cultura religiosa Ocidental

19 O Espiritismo no Brasil não é um simples desvio de uma doutrina racional de origem européia e que sofreu uma contaminação do mágico e do místico, graças a uma predisposição do povo brasileiro para o maravilhoso, influenciada pela formação cultural brasileira que já possuía elementos que forma reinterpretadas pelo Espiritismo. A palavra Espiritismo pode ser encontrada referindo-se a toda crença na possibilidade de comunicação com o além através de médiuns. Desde sua chegada ao Brasil, seus adversários tentaram igualá-lo ás crenças afro-brasileiras. Assim se expressava a Igreja, ainda no século XIX, em seu primeiro documento condenado o Espiritismo. Os intelectuais espíritas esofrçavam-se por marcar as diferenças. No livro Africanismo e Espiritismo, Deolindo Amorim defende

20 a idéia que a Umbanda é muito mais parecida com o Catolicismo do que com o Espiritismo, devido aos rituais, que segundo ele, não existem no espiritismo; fica claro o desejo espírita de afastar qualquer mal entendido que possa confundir Espiritismo e Umbanda. A opção por considerar o Espiritismo tende a deixar de lado as características que o aproximam do catolicismo, para enfatizar apenas suas semelhanças com as crenças afro-brasileiras. Percebe-se a existência de um processo de santificação da figura de Francisco Cândido Xavier, muito próximo do que ocorre na Igreja católica. Espiritismo, cujas idéias estão disseminadas, até mesmo entre aquelas pessoas que oficialmente professam outras crenças.

21 Nome: José Eri de Freitas Religião: Espírita 1- Começou aos 16 anos, lendo algumas obras encontrei a veracidade nos nobres conceitos da doutrina. Com ciência, filosofia, e religião. 2- A casa espírita tem como princípio instruir e educar o ser - humano para que ele fazendo uso dos conceitos religiosos possa encontrar a verdadeira razão da vida. Tendo como professor o incígni Mestre dos Mestres Jesus Cristo. 3- Deve-se a falta de conhecimento da própria religião. O que não lhes dá a oportunidade de encontrar Deus como supremo Arquiteto do universo. 4- Na casa espírita não há cobrança de espécie alguma. Considerando que Jesus nos informou que deveríamos dar de graça o que de graça recebemos.

22 Entrevista do Fiel: Luana de Oliveira - Espírita Através do espiritismo eu tive uma melhor compreensão dos reais valores da vida. E através deste, eu tive um livre- arbítrio, de poder ver a sociedade, a religião de uma forma diferente, antes totalmente contrária (espiritismo). Encontrei respostas para as incansáveis pergunta a respeito da nossa existência, vida trajetória. No centro espírita pude me identificar com quem eu realmente sou, com o que penso e acredito. Tenho uma visão melhor, mais aprofundada, sem temores, somente com certezas. Esperanto: É uma língua que será internacional ( a língua do futuro, que esta sendo o veículo para que ela chegue no mundo todo), é o espiritismo

23 Entrevista do Fiel: Juliana Alves dos Santos Reetz - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. 1- Paz, espiritualidade com os irmãos e principalmente com Deus. Ajudando os necessitados, buscando a fraternidade uns com os outros, tentando realizar as coisas que Deus deixou escrito na Bíblia.

24 CONCLUSÃO Com a realização desse trabalho de pesquisa, foi possível verificar as diversidades que existem entre as respectivas religiões; quais são seus objetivos para com os seus fieis; a forma de expor pensamentos de cada uma e a sua visão frente aos problemas vivenciados pela sociedade nos dias atuais. Ampliamos também nossos conhecimentos nesta área, esclarecemos algumas dúvidas através das entrevistas, crescemos com as trocas de idéias no grupo de trabalho, obtendo dados importantes para o nosso entendimento sobre o referido assunto.

25 BIBLIOGRAFIA - Revista Mundo Jovem, autor: Rafael Henrique Toillier -Igreja, comunidade ou remédio? - Revista Mundo Jovem, autor: Gisele Mazzarollo -O dia a dia espiritualidade - Revista Mundo Jovem, autor: Inácio José Spohr- Qual é a religião da maioria dos brasileiros? - Internet: espiritismo à brasileira

26

27 Mensagem: O Brasil e o mundo vivemos um momento histórico de muita violência e preocupação. A crise não econômica, social ou política, em primeiro lugar é antes de tudo uma crise ética, é preciso resgatar e cultivar os valores, ético, morais e religiosos, mais de que tudo isso é preciso voltarmos para pessoa de Jesus Cristo filho de Deus, homem perfeito a quem precisamos seguir. Esta mudança precisa começar na família, atingir a sociedade onde todos possam ter de maneira igual os seus direitos fundamentais assegurados. Pe:. Guido Taffarel

28

29 Mensagem: Os problemas sócias são ingentes e muito graves. No entanto eles só desaparecerão da terra quando o homem libertasse do egoísmo e das ambições desmedidas Espírita: José Eri Freitas

30 Mensagem: Examinai as escrituras por que são elas que testificam de mim e cuidais ter nelas a vida eterna. Pois o demônio é um espírito maligno que entra nas pessoas pela fraqueza, através do vício, das drogas, da prostituição. Deus dá Vida em abundância e Vida Eterna. Pastor José Machado

31


Carregar ppt "UNIJUÍ- Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul Disciplina: Sociedade Política E Cultural Tema: CATOLICISMO, RELIGIÕES PENTECOSTAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google