A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa. No dia 15 de novembro criou-se o dia Da Língua Gestual Portuguesa. Neste dia, em 1997, foi constituído um grupo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa. No dia 15 de novembro criou-se o dia Da Língua Gestual Portuguesa. Neste dia, em 1997, foi constituído um grupo."— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa

2

3 No dia 15 de novembro criou-se o dia Da Língua Gestual Portuguesa. Neste dia, em 1997, foi constituído um grupo de trabalho que lutou pelo reconhecimento da LGP como um dos idiomas nacionais. “Nos termos da alínea h) do n.º 2 do artigo 74.º da Constituição da República Portuguesa, «na realização da política de ensino incumbe ao Estado (...) proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades». Assim sendo, desde 1997, a Língua Gestual Portuguesa passou a ser uma das línguas oficiais de Portugal.” Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

4 Visionamento Reconhecimento da LGP (10 anos reconhecimento LGP )

5 Diz-se Linguagem Gestual ou Língua Gestual ? Muitas pessoas ainda continuam a designá-la por linguagem gestual, mas a linguagem é o conjunto de sinais falados, escritos ou gesticulados que serve ao homem para exprimir suas ideias e sentimentos. É a Língua Gestual, porque é a língua da comunidade surda portuguesa e uma língua gestuo-visual com léxico, gramática e sintaxe próprias, que se foi desenvolvendo através da comunicação gestual dos surdos portugueses. Por exemplo: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Americana, etc.

6 Em que ano se reconheceu a Língua Gestual Portuguesa, na Constituição da República Portuguesa? Reconheceu-se no ano de 1997 O que é a LGP? O que é a LP? LGP – Língua Gestual Portuguesa LP – Língua Portuguesa

7 O correto é Surdo. X Há pessoas que usam o termo “SURDO-MUDO” para indicar a pessoa surda. É errado porque os surdos não são mudos eles podem produzir sons, dizer algumas palavras ou até falar.

8

9 Cuidados a ter com as pessoas Surdas

10  Numa conversa com um surdo atenção para que ele o veja bem;  Na sala de aula, o surdo deve estar de frente para o professor e para o intérprete de LGP;  Não falar com um surdo com a mão à frente da boca ou a mastigar;  Falar calmamente e sem gritar;  Deve ser direto e objetivo, ou seja, use frases curtas e simples;  Fazer com que o surdo se aperceba do que se passa à sua volta, informando-o daquilo que está a dizer;  Poder-se-á acenar com a mão ou tocar no ombro.

11 Alguns exemplos de sistemas de comunicação dos surdos: Os surdos conversam em gestos por videochamada, num telemóvel 3G. A televisão utiliza o quadro com um intérprete de LGP para os surdos. Alguns programas têm a legenda para surdos, através da página numero 888 ou 887 do teletexto.

12 Na escola deve existir um sinal luminoso para os surdos, tal como há a campainha para os ouvintes. Os professores devem falar para o aluno com a ajuda de um intérprete de LGP que traduz a voz em gestos para o aluno surdo. Existe um serviço de tradução, através de videochamada, em que uma pessoa surda comunica em LGP com um intérprete que fala como o ouvinte ao telefone.

13


Carregar ppt "Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa. No dia 15 de novembro criou-se o dia Da Língua Gestual Portuguesa. Neste dia, em 1997, foi constituído um grupo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google