A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades GRUPO 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades GRUPO 1."— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades GRUPO 1

2 TEMA 1 Uma empresa PP, em conjunto com o órgão estadual de Energia EE apresentou uma proposta de barramentos em todos os principais tributários de um rio de grande porte RR na Amazônia, porém não no principal Foram feitos diversos estudos sobre a biota aquática dos tributários a serem barrados Para esta disciplina nos concentraremos em uma espécie de peixe Brachyplatystoma rousseauxii - dourada (ex - B. flavicans), importante economicamente para populações locais e empresas pesqueiras nacionais e internacionais

3 Principal resultado e conclusões dos estudos realizados, em relação à espécie: Não foi detectada a presença do peixe nos tributários a serem barrados, ou sua abundância foi muito baixa quando comparada à abundância no rio principal O estudo concluiu que o peixe não utiliza ou utiliza muito pouco os tributários, portanto as barragens teriam impacto mínimo sobre suas populações

4 PROBLEMA 1 Avaliação crítica sobre as conclusões do estudo de impacto apresentado, considerando se os impactos sobre as populações da espécie foram bem dimensionados e se as conclusões estão bem fundamentadas.

5 PERGUNTA Os barramentos dos tributários são prejudiciais às populações da espécie Brachyplatystoma rousseauxii - dourada?

6 ConclusãoArgumentoEvidência O barramento tem pouco impacto sobre as populações e sobre a indústria pesqueira. O peixe não utiliza ou utiliza pouco os tributários. Baixa abundância da espécie nos tributários nas duas épocas amostrais. Não haverá impacto imediato ou futuro dos barramentos de tributarios sobre as populações da Bacia do Rio RR. O estoque de peixes não seria afetado devido a manutenção de adultos reprodutivos. Estudo prévio no Rio R2 não apresentou diferenças significativas entre as abundâncias de adultos entre o ano anterior e posterior ao barramento. Diferenças detectadas entre as populações de peixes jovens entre o ano anterior e posterior ao barramento.

7 MetodologiaCrítica Malha amostral Coletas nos 25 pontos onde serão instalados o barramento. Não fundamentou a metodologia para determinar a quantidade e distribuição dos pontos amostrais. Coletas apenas nos locais de barramento (1 Km de distância) nos rios tributários. 5 pontos amostrados no rio principal. Técnicas de coletasForam usadas algumas técnicas de coleta de peixes, especialmente redes de espera com diversas malhas, e compra de peixes, pescados por pescadores locais próximos aos pontos de amostragem. Não apresentou argumentos para fundamentar as técnicas utilizadas. PeriodicidadeRealizada durante 10 dias (5 em período seco e 5 chuvoso). No meio da época seca (junho) e no inicio da época chuvosa (novembro). Não amostrou na época em que os rios estariam cheios. A amostragem foi feita em um ano somente.

8 CONCLUSÕES Os impactos sobre as populações da espécie foram bem dimensionados? As conclusões estão bem fundamentadas? As conclusões não estão bem fundamentadas. Não existe evidência que a escala temporal/espacial utilizada para coleta de dados é adequada para as conclusões apresentadas. Com base nas referências e nos dados coletados ainda permanece a dúvida se a diminuição de jovens possivelmente não afetará o estoque da espécie. Ainda assim ele conclui que não haverá impacto imediato ou futuro sobre as populações. Não foram levados em consideração os processos ecológicos que serão impactados e o efeito disso nas populações da espécie Falta caracterizar a biologia e ecologia da espécie


Carregar ppt "Ecologia de indivíduos e populações Ecologia de comunidades GRUPO 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google