A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
ANDREIA M. S. FRANÇA

2 O RENDIMENTO PESQUEIRO EM SISTEMAS LACUSTRES DA AMAZÔNIA CENTRAL
Análise da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Tropical e Recursos Naturais do Convênio INPA-UA, área de concentração em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Keid Nolan Silva Sousa Manaus – AM 2000

3 INTRODUÇÃO Aborda a importância da pesca para a região.
breve descrição sobre o uso dos recursos pesqueiros na Amazônia ao longo do tempo; importância da implantação do porto de Manaus (anos 80); principal ponto de atividade de desembarque de águas interiores amazônicas; desde 1994 é dada continuidade à coleta de dados pesqueiros em Manaus; possibilitando uma avaliação do estado das pescarias comerciais da região. trabalhos relevantes sobre o tema discutido – parâmetros ambientais na elaboração de modelos que justificam as variações nas populações de peixes; Problema: não é claro o papel dos sistemas lacustres para os recursos pesqueiros da Amazônia; não existem trabalhos que abordam as relações que permitam prever o potencial pesqueiro dos lagos amazônicos.

4 OBJETIVO Determinar a existência de uma relação entre propriedades morfológicas e morfométricas de lagos da Amazônia Central e o seu respectivo rendimento pesqueiro.

5 MATERIAL E MÉTODOS Descrição da área de estudo
Redes hidrográficas dos Rios Solimões, Purus, Madeira e Alto Amazonas; Base de dados Informações coletadas a partir da aplicação de questionários no porto de Manaus ( ); armazenados no banco de dados do ACESS/97; Dados geográficos Localização dos lagos utilizados para pesca – questionários e mapas do Projeto RADAMBRASIL; Dados de pesca Objetivo de calcular um valor que estime o rendimento pesqueiro de cada lago amostrado; Dois índices – captura por unidade de esforço (número de pescador*dias pescando) e rendimento ou captura em peso (toneladas) por área total do lago (hectare);

6 MATERIAL E MÉTODOS Morfologia e morfometria de lagos:
localização no terreno; origem/tipo do lago; forma; área total do lago; distância perpendicular do centro do lago até o rio. Modelo linear geral (GLM) os dados morfológicos e morfométricos foram incluídos num modelo de análise de covariância (ANCOVA).

7 Ajuste do GLM (Modelo Linear Geral)
RESULTADOS Distribuição de frequências de cada categoria (fator) em relação aos objetos (lagos). Quais lagos são mais explorados? Ajuste do GLM (Modelo Linear Geral) ANCOVA demonstrou que o rendimento pesqueiro pode ser explicado pelas covariáveis, distância do rio (quilômetros) e esforço (nº pescador por dias pescando).

8 DISCUSSÃO Caracterizou os principais ambientes de lagos explorados durante os anos de ; Comparou o rendimento pesqueiro (t/ha) em relação a captura por unidade de esforço (nº de pescador*dias pescando); Relacionou o rendimento pesqueiro e as propriedade morfológicas e morfométricas dos lagos.

9 CONCLUSÃO Diferentes formas de lagos influenciam nos níveis de rendimento pesqueiro de lagos, sendo que os lagos de várzea tem maior pressão de pesca e os lagos de terra firme maior rendimento pesqueiro.

10 ANÁLISE DO TRABALHO O trabalho possui um problema
Modelos que preveêm capturas de peixes com base em aspectos morfológicos e morfométricos, em diferentes ambientes aquáticos tropicais principalmente para a Amazônia. Este problema é inovador Trabalhos que utilizam parâmetros ambientais na elaboração de modelos que justifiquem as variações nas populações de peixes na Amazônia. Porém, não apresenta o que quer demonstrar (HIPÓTESE)

11 ANÁLISE DO TRABALHO Como não apresenta uma hipótese, o trabalho não apresenta o que será refutado ou o que será ampliado “A aplicação de uma metodologia não é o mais importante o que é importante é avançar na metodologia.” Somente aplicou! Nas conclusões deixou a desejar! Conseguiu chegar no objetivo; porém não conseguiu resolver o problema. Não gerou o modelo!


Carregar ppt "TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google