A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA ANDREIA M. S. FRANÇA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA ANDREIA M. S. FRANÇA."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA ANDREIA M. S. FRANÇA

2 O RENDIMENTO PESQUEIRO EM SISTEMAS LACUSTRES DA AMAZÔNIA CENTRAL Análise da dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Biologia Tropical e Recursos Naturais do Convênio INPA-UA, área de concentração em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Keid Nolan Silva Sousa Manaus – AM 2000

3 INTRODUÇÃO Aborda a importância da pesca para a região. –breve descrição sobre o uso dos recursos pesqueiros na Amazônia ao longo do tempo; –importância da implantação do porto de Manaus (anos 80); principal ponto de atividade de desembarque de águas interiores amazônicas; desde 1994 é dada continuidade à coleta de dados pesqueiros em Manaus; possibilitando uma avaliação do estado das pescarias comerciais da região. –trabalhos relevantes sobre o tema discutido – parâmetros ambientais na elaboração de modelos que justificam as variações nas populações de peixes; –Problema: não é claro o papel dos sistemas lacustres para os recursos pesqueiros da Amazônia; não existem trabalhos que abordam as relações que permitam prever o potencial pesqueiro dos lagos amazônicos.

4 OBJETIVO Determinar a existência de uma relação entre propriedades morfológicas e morfométricas de lagos da Amazônia Central e o seu respectivo rendimento pesqueiro.

5 MATERIAL E MÉTODOS Descrição da área de estudo –Redes hidrográficas dos Rios Solimões, Purus, Madeira e Alto Amazonas; Base de dados –Informações coletadas a partir da aplicação de questionários no porto de Manaus ( ); armazenados no banco de dados do ACESS/97; Dados geográficos –Localização dos lagos utilizados para pesca – questionários e mapas do Projeto RADAMBRASIL; Dados de pesca –Objetivo de calcular um valor que estime o rendimento pesqueiro de cada lago amostrado; –Dois índices – captura por unidade de esforço (número de pescador*dias pescando) e rendimento ou captura em peso (toneladas) por área total do lago (hectare);

6 MATERIAL E MÉTODOS Morfologia e morfometria de lagos: –localização no terreno; –origem/tipo do lago; –forma; –área total do lago; –distância perpendicular do centro do lago até o rio. Modelo linear geral (GLM) –os dados morfológicos e morfométricos foram incluídos num modelo de análise de covariância (ANCOVA).

7 RESULTADOS Distribuição de frequências de cada categoria (fator) em relação aos objetos (lagos). –Quais lagos são mais explorados? Ajuste do GLM (Modelo Linear Geral) –ANCOVA demonstrou que o rendimento pesqueiro pode ser explicado pelas covariáveis, distância do rio (quilômetros) e esforço (nº pescador por dias pescando).

8 DISCUSSÃO Caracterizou os principais ambientes de lagos explorados durante os anos de ; Comparou o rendimento pesqueiro (t/ha) em relação a captura por unidade de esforço (nº de pescador*dias pescando); Relacionou o rendimento pesqueiro e as propriedade morfológicas e morfométricas dos lagos.

9 CONCLUSÃO Diferentes formas de lagos influenciam nos níveis de rendimento pesqueiro de lagos, sendo que os lagos de várzea tem maior pressão de pesca e os lagos de terra firme maior rendimento pesqueiro.

10 ANÁLISE DO TRABALHO O trabalho possui um problema –Modelos que preveêm capturas de peixes com base em aspectos morfológicos e morfométricos, em diferentes ambientes aquáticos tropicais principalmente para a Amazônia. Este problema é inovador –Trabalhos que utilizam parâmetros ambientais na elaboração de modelos que justifiquem as variações nas populações de peixes na Amazônia. Porém, não apresenta o que quer demonstrar (HIPÓTESE)

11 ANÁLISE DO TRABALHO Como não apresenta uma hipótese, o trabalho não apresenta o que será refutado ou o que será ampliado A aplicação de uma metodologia não é o mais importante o que é importante é avançar na metodologia. Somente aplicou! Nas conclusões deixou a desejar! Conseguiu chegar no objetivo; porém não conseguiu resolver o problema. Não gerou o modelo!


Carregar ppt "TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA ANDREIA M. S. FRANÇA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google