A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DA ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS: ORGANISMOS AQUÁTICOS, ÊNFASE EM ICTIOLOGIA Rodrigo Braga da Rocha Villa Verde Bolsista de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DA ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS: ORGANISMOS AQUÁTICOS, ÊNFASE EM ICTIOLOGIA Rodrigo Braga da Rocha Villa Verde Bolsista de."— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DA ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS: ORGANISMOS AQUÁTICOS, ÊNFASE EM ICTIOLOGIA Rodrigo Braga da Rocha Villa Verde Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) / CETEM Orientadora: Dr a Zuleica Carmen Castilhos

2 O banco de dados objetiva embasar informações necessárias ao projeto AQUÁRIOS (sendo um dos pontos de partida); A gestão de recursos hídricos deverá ser efetivada por meio do banco de dados no intuito de se elaborar futuros projetos de pesquisa, segundo o Edital CT- Hidro/MCT – CNPq (Ecorregião Aquáticas do Brasil, 2005). INTRODUÇÃO

3 OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é estruturar e alimentar o banco de dados focalizando a ictiofauna da região de estudo definida pelas bacias do Xingu-Tapajós. O trabalho deverá atingir o maior número possível de informações no banco de dados até a realização do trabalho de campo.

4 Operacionalização Uniforme: O Levantamento e sistematização das informações secundárias; A distribuição de organismos aquáticos; E a qualidade da água devem ser objetos do banco de dados. MATERIAL E MÉTODOS

5 Ferramentas: Para a montagem do banco de dados deve consistir a utilização do programa ArcView e/ou a plataforma ArcGIS (ArcMap, ArcCatalog e ArcToolbox); Para posterior disponibilização dos dados na web (para a rede) deve ser utilizada a ferramenta ArcIMS. MATERIAL E MÉTODOS

6 Principais itens do banco de dados: Latitude e Longitude; Identificação da bacia onde se encontra; Shape da região; Identificação quanto à sua classe, ordem, família, gênero e espécie; Nome popular; Município e unidade da federação da respectiva região; Nome do coletor da amostra; Data da coleta; Fonte bibliográfica; Número de indivíduos coletados Demais observações. Quanto ao animal deverão constar:

7 Bacia dos rios Xingu- Tapajós

8 Total de rios catalogados: 72

9 Total de amostras catalogadas: 190

10 FUTUROS PASSOS: Alimentar um shape da região da bacia hidrográfica dos rios Xingu-Tapajós com as informações catalogadas; Posterior disponibilização dos dados na web.

11 BIBLIOGRAFIA: _____ - Oficina de trabalho para a formação de rede de pesquisa e padronização de metodologias referente ao Edital CT-Hidro/MCT/CNPq no. 37/2005. Brasília – DF:2005. _____ - Projeto AQUARIOS do Centro de Tecnologia Mineral/CETEM. Disponível em: _____ - Plano Diretor do CETEM, : planejamento estratégico do CETEM. Rio de Janeiro: CETEM, GANDRA, Alana. Projeto pretende mapear sistema aquático dos rios Xingu e Tapajós, na Amazônia. Rio de Janeiro, 05/2006. LEITE, Julio C.S.P.; O enfoque social na análise de sistemas. In: CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 16, 1983, São Paulo. São Paulo: SUCESU, LEITE, Julio C.S.P.; Organização Federativa de Sistemas de Informação. In: Revista de divulgação da CELEPAR- Informática do Paraná, PATRÍCIO, Marcos. CETEM mapeará sistema aquático dos rios Xingu e Tapajós, na Amazônia. Rio de Janeiro, abril / junho de REIS, Roberto E.; KULLANDER, SVEN O.; FERRARIS Jr., Carl J. Check list of the freshwater fishes of South and Central America. Organized – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

12 AGRADECIMENTOS: Meus sinceros agradecimentos à Ana Paula Rodrigues, Sílvia Machado de Castro e Zuleica Carmen Castilhos e aos demais membros da equipe CT-Hidro que contribuíram para construção deste trabalho.


Carregar ppt "CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DA ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS: ORGANISMOS AQUÁTICOS, ÊNFASE EM ICTIOLOGIA Rodrigo Braga da Rocha Villa Verde Bolsista de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google