A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO AQUARIOS Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós Processo CNPq- 557321/2005-0 Coordenação Geral: Zuleica Castilhos/CETEM-MCT www.cetem.gov.br/aquarios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO AQUARIOS Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós Processo CNPq- 557321/2005-0 Coordenação Geral: Zuleica Castilhos/CETEM-MCT www.cetem.gov.br/aquarios."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO AQUARIOS Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós Processo CNPq / Coordenação Geral: Zuleica Castilhos/CETEM-MCT Rio Xingu Pesquisadores em Atividade no Campo A Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós inclui as bacias hidrográficas do alto ao médio rios Tapajós e Xingu, afluentes da margem direita do rio Amazonas. Em sua fitofisionomia predominam as florestas ombrófila, estacional semidecidual e decidual, de terra firme e de galeria, sendo que, ao sul, encontra-se uma sazonal transição entre floresta e cerrado. Com vários enclaves de vegetação aberta, com destaque para a Serra do Cachimbo, está localizada entre os municípios de Altamira e Novo Progresso, no estado do Pará. Atravessada pela Transamazônica (BR-230) e pela Cuiabá- Santarém (BR-163), a região tem sofrido um acelerado grau de urbanização e crescimento de atividades econômicas, como a exploração madeireira, a agropecuária e a mineração. Estudar a Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós, tornou- se um grande desafio, despertando o interesse científico de equipes multidisciplinares de pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais. A realização das pesquisas constituiu-se em uma experiência única, de grande vivência e integração de várias instituições do Norte, Sul e Sudeste do país, e contou com o apoio logístico do Exército Brasileiro nas expedições de campo. O objetivo final é delinear subunidades desta ecorregião, utilizando metodologias padronizadas de coletas simultâneas de amostras de águas superficiais e amostras bióticas de peixes, moluscos e insetos. O projeto agradece aos pesquisadores, que não estiveram presente na expedição científica, mas que colaboraram, posteriormente, na triagem e identificação das espécimens coletadas. Produzido por Silvia M. de Castro Geógrafa – SEDS/CETEM-RJ Fotos: Elizabete Rocha

2 PROJETO AQUARIOS Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós Objetivo Geral : formar uma rede de cientistas multidisciplinares e multi-institucionais, contribuindo para a consolidação das informações já disponíveis e identificando lacunas do conhecimento sobre a ecorregião, gerando dados primários, para a preservação e conservação dos recursos naturais da região. Um banco de dados foi elaborado, com informações secundárias e primárias, sobre geologia, vegetação, qualidade das águas e sedimentos e, especialmente, sobre espécies de peixes, moluscos e insetos aquáticos, todos reunidos em um Sistema Geográfico de Informações (SIG). De 25/09/08 a 14/10/08, a Expedição AquaRios percorreu cerca de 4.000km, segundo o trajeto mostrado no mapa, com o intuito de coletar amostras abióticas e bióticas, e elaborar um diagnóstico ambiental para cada sistema ecológico aquático da referida ecorregião. Cerca de uma centena de pontos foram amostrados; mais de espécimes de peixes, cerca de moluscos e mais de exemplares de insetos aquáticos imaturos foram amostrados, triados e estão em fase de identificação e catalogação. Os principais resultados serão publicados, para serem compartilhados com a sociedade brasileira. Expedição AquaRios Equipe Fixa : Sandra Hartz, Fernando Becker, Renato, Gustavo, Sílvia Machado, Sílvia Egler, Zuleica Castilhos Equipe Móvel : Coordenador: Paulo Buckup Peixes: Paulo Buckup Marcelo Brito Javier OCampo, José R. Gomes, Lucas Fries, José Luis Birindelli Cláudio Zawadzki, Fernando Carvalho, Fernando Jerep, Carine Chamon e Valter Felzmann Insetos Aquáticos: Coordenadora: Janira Costa César Carriço, Eduardo Barros, Elizabete Rocha Moluscos, qualidade de água, coleta de solos e sedimentos: Coordenador: Paulo Sérgio Souto Jozélia M. Correa, Jean Carlo Batista, Elizabete Rocha Valter Felzmann Lara Velho Caminhão de Apoio - Motoristas: Amaro e José Amorim 61ª. Reunião Anual da SBPC – 12 a Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus – AM Amazônia : Ciência e Cultura


Carregar ppt "PROJETO AQUARIOS Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós Processo CNPq- 557321/2005-0 Coordenação Geral: Zuleica Castilhos/CETEM-MCT www.cetem.gov.br/aquarios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google