A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equilíbrio Competitivo e Core Capítulo 18. Equilíbrio Competitivo e Core Economia Competitiva: competição entre agentes com interesses conflitantes, satisfação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equilíbrio Competitivo e Core Capítulo 18. Equilíbrio Competitivo e Core Economia Competitiva: competição entre agentes com interesses conflitantes, satisfação."— Transcrição da apresentação:

1 Equilíbrio Competitivo e Core Capítulo 18

2 Equilíbrio Competitivo e Core Economia Competitiva: competição entre agentes com interesses conflitantes, satisfação do interesse próprio Mecanismo de preço em mercado competitivo: atuação isolada de cada agente que toma preços como dados Mas apenas a existência de interesses conflitantes não garante necessariamente ação individualista no mercado

3 Equilíbrio Competitivo e Core Edgeworth (1881): uma economia com mercados de competição perfeita e o seu equilíbrio podem ser considerados como uma situação de acomodação de interesses de um grande número de indivíduos, mesmo sem a imposição de qualquer regra ou mecanismo institucional para as transações entre indivíduos. Conceito de recontracting.

4 Equilíbrio Competitivo e Core Conceito de recontracting –Para algum sub-grupo de agentes é possível melhorar a situação de pelo menos um deles sem piorar a posição dos demais agentes desse sub- grupo –Recontracting ocorre entre os elementos desse sub- grupo, independentemente das ações dos demais agentes da economia Final Settlement é a situação em que não é possível ocorrer nenhum recontracting para nenhum sub-grupo de agentes.

5 Equilíbrio Competitivo e Core Edgeworth mostrou que numa economia de trocas com 2 bens e 2 tipos de consumidores (mesmas preferências e dotação) com N elementos cada, se N aumentar indefinidamente, a alocação em que não é possível realizar recontracting para nenhum sub-grupo de consumidores converge para o equilíbrio competitivo.

6 Equilíbrio Competitivo e Core Resultado de Edgeworth fundamenta a hipótese de competição perfeita e a caracterização das propriedades do equilíbrio geral competitivo de uma economia. –Pouco impacto imediato. Recuperado por Shubik (1959), e relacionado com o conceito de Core na teoria de Jogos Cooperativos por Gillies (1953). –Provado formalmente por Debreu e Scarf (1963) para uma economia de trocas. –Generalizado para economias com produção por Nikaido (1968) e Arrow e Hahn (1971).

7 Conceitos de Core

8

9

10 Caixa de Edgeworth e Core Para ilustrar graficamente esses conceitos considere o caso de uma economia com dois consumidores e dois bens na Caixa de Edgeworth. Coalizões possíveis: {1,2}, {1} e {2}. Qualquer alocação viável fora do Conjunto de Pareto pode ser bloqueada por {1,2}. Qualquer alocação fora da região de interesse de troca, inclusive as que são ótimo de Pareto, podem ser bloqueadas por {1} ou {2}.

11 Caixa de Edgeworth e Core Caixa de Edgeworth Nessa economia o Core é dado pelas alocações sobre a curva de contrato, na região de interesse de troca dos dois consumidores. Todas as alocações pertencentes ao Core são ótimas de Pareto. Alocação resultante do equilíbrio competitivo pertence ao Core O equilíbrio competitivo não pode ser bloqueado por qualquer coalizão.

12 Caixa de Edgeworth e Core Core O1O1 O2O2

13 Caixa de Edgeworth e Core O que ocorre se o número de consumidores aumenta indefinidamente? Edgeworth mostrou que o Core diminui até ser equivalente ao Equilíbrio Walrasiano.

14 O1O1 O2O2 x*: alocação do Core para economia de 2 consumidores Seja uma economia duplicada: 2 consumidores de cada tipo x* pertence ao novo Core?

15 O1O1 O2O2 x* não pertence mais ao Core: coalizão de 2 consumidores do tipo 2 e um consumidor do tipo 1 pode bloquear x*. 2 consumidores do tipo 2 oferecem a um consumidor do tipo 1, o bem 2 em troca do bem 1, de modo que passariam de para x 2 e o consumidor 1 para x 1, e os três melhorariam. (-k) (+2k) (-2z) (+z)

16 O1O1 O2O2 x* não pertence mais ao Core da economia duplicada. analogamente, outras alocações também não pertencem ao Core. novo Core deve diminuir. Por indução, Edgeworth concluiu que se replicarmos essa economia indefinidamente, o Core reduzirá de tamanho até coincidir com o equilíbrio geral competitivo. Core

17 Generalização do Core

18

19

20

21

22 O1O1 O1O1 O1O1 (2,2) w


Carregar ppt "Equilíbrio Competitivo e Core Capítulo 18. Equilíbrio Competitivo e Core Economia Competitiva: competição entre agentes com interesses conflitantes, satisfação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google