A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guerras Médicas Guerra do Peloponeso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guerras Médicas Guerra do Peloponeso"— Transcrição da apresentação:

1 Guerras Médicas Guerra do Peloponeso
Guerras de Hegemonia Guerras Médicas Guerra do Peloponeso

2 Introdução Durante o Período Clássico, Atenas e Esparta tornaram-se as mais importantes Cidades-Estado da Grécia e as rivalidades políticas e culturais se acentuaram. Esparta: Estado Militarizado. Atenas: Estado “Democrático”. Guerras Médicas (Greco-Pérsicas) Guerra do Peloponeso (Esparta x Atenas: Guerra Civil)

3 Guerras Médicas Durante o reinado de Xerxes, a Pérsia tornou-se o maior Império da Antiguidade Oriental, anexando territórios na Ásia Menor, local de colônias gregas. Batalha de Maratona Batalha de Termópilas Batalha de Salamina Batalha de Plateia e Micale

4 Batalha de Maratona Nesta Batalha, em 490 a.C., os atenienses venceram o exército persa sob o comando de Dario I. O general Milcíades enviou um soldado, Fidípides, para levar a notícia da vitória a Atenas. Ele percorreu 42km de distância. Só falta 40 km agora... Persas Gregos 1

5 Batalha de Termópilas Persas Gregos 1 Em 480 a.C., o sucessor de Dario I, Xerxes, avançou sobre a Grécia com 200 mil homens e 800 navios. Trezentos Espartanos, liderados pelo Rei Militar Leônidas, Os 300 de Esparta, e mais 6 mil voluntários atenienses enfrentaram os persas em Termópilas.

6 Os trirremes gregos eram barcos menores e mais fácil de manobrar.
Batalha de Salamina Persas Gregos 1 2 Apesar de estarem em um número muito maior, os navios persas, por serem pesados, não conseguiam se mover com facilidade no Estreito de Salamina, trombando uns com os outros e sendo destruídos pelos pequenos tirremes atenienses. Os trirremes gregos eram barcos menores e mais fácil de manobrar.

7 Batalha de Plateia e Mícale
Na Batalha de Plateia (479 a.C.), tropas espartanas e atenienses derrotaram os persas. Na Batalha de Mícale ocorreu a derrota definitiva , e Atenas tornou-se a cidade hegemônica da Grécia, comandando a Liga ou Confederação de Delos. Persas Gregos 1 3 Persas Gregos 1 4 LIKE A BOSS!!

8 Confederação de Delos Com a justificativa de se prevenir contra novos ataques, Atenas organizou uma aliança entre as Cidades-Estado. Cada Cidade-membro, era obrigada a contribuir com homens, navios, alimentos e dinheiro, sendo que esse tesouro era todo administrado por Atenas.

9 Guerra do Peloponeso As cidades descontentes com a hegemonia ateniense se uniram formando a Liga do Peloponeso liderada por Esparta. Entre 431 e 421 a.C. uma grande ofensiva espartana obrigou a população ateniense a refugiar-se além dos muros da cidade. Derrotada, Atenas passou a concentrar seus esforços no mar. Em 405 a.C. Atenas foi finalmente derrotada na Batalha de Egos Pótamos e assinou a paz com Esparta, sendo obrigada a dissolver a Confederação de Delos.

10 Consequências Essas disputas entre as Cidades-Estado promoveram o enfraquecimento da Grécia e abriram caminho para a invasão dos macedônios, povo que vivia ao norte da Grécia, sob o comando de Felipe II e, mais tarde, sob o comando de seu filho, Alexandre O Grande.


Carregar ppt "Guerras Médicas Guerra do Peloponeso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google