A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guerras de Hegemonia Guerras Médicas Guerra do Peloponeso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guerras de Hegemonia Guerras Médicas Guerra do Peloponeso."— Transcrição da apresentação:

1 Guerras de Hegemonia Guerras Médicas Guerra do Peloponeso

2 Introdução Durante o Período Clássico, Atenas e Esparta tornaram-se as mais importantes Cidades-Estado da Grécia e as rivalidades políticas e culturais se acentuaram.  Esparta: Estado Militarizado.  Atenas: Estado “Democrático”. Guerras Médicas (Greco-Pérsicas) Guerra do Peloponeso (Esparta x Atenas: Guerra Civil)

3 Guerras Médicas Durante o reinado de Xerxes, a Pérsia tornou-se o maior Império da Antiguidade Oriental, anexando territórios na Ásia Menor, local de colônias gregas. Batalha de Maratona Batalha de Termópilas Batalha de Salamina Batalha de Plateia e Micale

4 Batalha de Maratona Nesta Batalha, em 490 a.C., os atenienses venceram o exército persa sob o comando de Dario I. O general Milcíades enviou um soldado, Fidípides, para levar a notícia da vitória a Atenas. Ele percorreu 42km de distância. Só falta 40 km agora... PersasGregos 01

5 Batalha de Termópilas Em 480 a.C., o sucessor de Dario I, Xerxes, avançou sobre a Grécia com 200 mil homens e 800 navios. Trezentos Espartanos, liderados pelo Rei Militar Leônidas, Os 300 de Esparta, e mais 6 mil voluntários atenienses enfrentaram os persas em Termópilas. PersasGregos 11

6 Batalha de Salamina PersasGregos 12 Apesar de estarem em um número muito maior, os navios persas, por serem pesados, não conseguiam se mover com facilidade no Estreito de Salamina, trombando uns com os outros e sendo destruídos pelos pequenos tirremes atenienses. Os trirremes gregos eram barcos menores e mais fácil de manobrar.

7 Batalha de Plateia e Mícale Na Batalha de Plateia (479 a.C.), tropas espartanas e atenienses derrotaram os persas. Na Batalha de Mícale ocorreu a derrota definitiva, e Atenas tornou-se a cidade hegemônica da Grécia, comandando a Liga ou Confederação de Delos. PersasGregos 13 PersasGregos 14 LIKE A BOSS!!

8 Confederação de Delos Com a justificativa de se prevenir contra novos ataques, Atenas organizou uma aliança entre as Cidades-Estado. Cada Cidade-membro, era obrigada a contribuir com homens, navios, alimentos e dinheiro, sendo que esse tesouro era todo administrado por Atenas.

9 Guerra do Peloponeso As cidades descontentes com a hegemonia ateniense se uniram formando a Liga do Peloponeso liderada por Esparta. Entre 431 e 421 a.C. uma grande ofensiva espartana obrigou a população ateniense a refugiar-se além dos muros da cidade. Derrotada, Atenas passou a concentrar seus esforços no mar. Em 405 a.C. Atenas foi finalmente derrotada na Batalha de Egos Pótamos e assinou a paz com Esparta, sendo obrigada a dissolver a Confederação de Delos.

10 Consequências Essas disputas entre as Cidades-Estado promoveram o enfraquecimento da Grécia e abriram caminho para a invasão dos macedônios, povo que vivia ao norte da Grécia, sob o comando de Felipe II e, mais tarde, sob o comando de seu filho, Alexandre O Grande.


Carregar ppt "Guerras de Hegemonia Guerras Médicas Guerra do Peloponeso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google