A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Atos” é por excelência o livro sobre a ação do Espírito Santo no início da vida cristã e da igreja. Para alguns comentaristas e estudiosos, em vez de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Atos” é por excelência o livro sobre a ação do Espírito Santo no início da vida cristã e da igreja. Para alguns comentaristas e estudiosos, em vez de."— Transcrição da apresentação:

1 “Atos” é por excelência o livro sobre a ação do Espírito Santo no início da vida cristã e da igreja. Para alguns comentaristas e estudiosos, em vez de chamar-se o livro de “Atos dos Apóstolos”, deveria dar-se a ele o título de “Atos do Espírito Santo”. Pois foi ele quem tudo direcionou na vida dos crentes, dos apóstolos e da igreja que se constituía. Toda a expansão do Evangelho pelo mundo segue a dinâmica do Espírito de Deus. Tema do 3T14 – A doutrina do Espírito Santo Estudo 3 – “Todos ficaram cheios do Espírito Santo” Presença e atuação no Novo Testamento Texto áureo: “E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Lhes concedia que falassem.” Atos 2.4

2 Introdução “A doutrina do Espírito Santo ganha maior clareza nas páginas do Novo Testamento. Tudo que precisamos saber sobre a ação da terceira pessoa da trindade está revelado no NT”. Os Evangelhos, especialmente o de João, o último a ser escrito, as cartas de Paulo, as dos demais apóstolos, e mesmo o Apocalipse, o último livro da revelação divina, nos apontam para a presença e atuação do Espírito na vida do crente.

3 Essa ação do Espírito Santo no início da igreja, é que daria aos apóstolos e discípulos em geral o poder que os tornaria pessoas especiais para testemunhar de Jesus. “Esse poder viria de Deus. Seria dado por Deus. Seria Deus mesmo com eles, Sobre eles, E dentro deles”. Como Cristo já havia prometido: “Porque ele habita convosco e estará em vós ” (Jo 16.17)

4 Mateus 4.1: Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Marcos 1.12,13: Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto. E esteve no deserto quarenta dias sendo tentado por Satanás. Lucas 4.1,2: Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto, durante quarenta dias sendo tentado pelo Diabo. Lucas 11.13: Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai Celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem” Sua presença até mesmo nos momentos mais difíceis

5 João 14.16,17: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. João 14.26: Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. João 20.22: E havendo dito isto, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. A permanente presença dele (Línguas de fogo sobre as cabeças, origem das auréolas dos santos da igreja? (Dois “sopros “ bíblicos; o de Deus insuflando vida; o do Filho, insuflando o poder do Espírito)

6 Atos 2.4: E todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos Pedro e João... Oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo... Porque sobre nenhum deles havia ele descido... Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Atos 9.17: Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Atos 10.44: Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Sua manifestação no início da igreja

7 As 4 manifestações especiais do ES no NT (não há outros registros delas) 1. Em Pentecostes para que toda a Jerualém se conscientizasse de sua chegada 2. Em Samária para que os crentes judeus se apercebessem que até mesmos samaritanos podiam recebê-lo 3. Na casa de Cornélio para que entendessem que até “romanos” poderiam recebê-lo 4. E finalmente com o apóstolo Paulo em Éfeso, para que os crentes judeus se cientificassem de que até gregos e gentios o recebiam também.

8 Atos 19.1,2,6: Paulo chegou a Éfeso, e achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo... Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. Atos 20.22,23: Agora, eis que eu, constrangido no meu espírito, vou a Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Sua dádiva também no ministério de Paulo

9 Atos : Porque esta noite me apareceu um anjo do Deus de quem sou e a quem sirvo, dizendo: Não temas, Paulo, importa que compareças perante César, e eis que Deus te deu todos os que navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois creio em Deus que há de suceder assim como me foi dito. Atos 28.3,5,9: Ora, havendo Paulo ajuntado e posto sobre o fogo um feixe de gravetos, uma víbora, fugindo do calor, apegou-se-lhe à mão... Mas ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum... Feito isto, vinham também os demais enfermos da ilha, e eram curados. O poder que ele confere

10 Atos 1.8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” O cumprimento desta promessa se cumpre na vida de cada um de nós, na medida em que cremos na ação do Espírito de Deus. Concluindo: Que fique para nós do NT a promessa maravilhosa que atravessando os tempos neo testamentários chega até aos nossos dias. Você crê assim?


Carregar ppt "“Atos” é por excelência o livro sobre a ação do Espírito Santo no início da vida cristã e da igreja. Para alguns comentaristas e estudiosos, em vez de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google