A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caxias do Sul Monumento Nacional ao Imigrante. Caxias do Sul Monumento Nacional ao Imigrante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caxias do Sul Monumento Nacional ao Imigrante. Caxias do Sul Monumento Nacional ao Imigrante."— Transcrição da apresentação:

1 Caxias do Sul Monumento Nacional ao Imigrante

2 Caxias do Sul Monumento Nacional ao Imigrante

3 Caxias do Sul

4

5 Replicas de casas de colonos italianos que estavam em exposição na Festa da Uva em Caxias do Sul.

6 Uma família italiana em que todos trabalhavam, seja na agricultura ou com os animais sendo que as mulheres também participavam de atividades agrícolas além de cuidar da casa e dos filhos.

7 Cartaz que motivava os italianos a virem ao Brasil, onde o governo os daria terras e utensílios para agricultura

8 Igreja São Pelegrino Caxias do Sul

9 Igreja São Pelegrino - Caxias do Sul

10

11 Pinturas do artista ítalo- brasileiro Aldo Locatelli

12 Aldo Locatelli ( ) foi um pintor ítalo-brasileiro. Seus mais importantes trabalhos são afrescos e painéis em igrejas e prédios públicos no Rio Grande do Sul. Ele nasceu em uma família humilde em Bérgamo, no norte da Itália e desde cedo interessou-se por arte. Em 1931 fez um curso de decoração e teve contato com as obras dos grandes mestres italianos da pintura. Durante a Segunda Guerra Mundial fez diversos trabalhos na Itália. Em 1948 veio para o Brasil, a convite de Dom Antônio Záttera, bispo de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para pintar a Catedral São Francisco de Paula de Pelotas. Naquela época ele estava trabalhando na Catedral de Gênova, na Itália. Acabou sendo reconhecido como um grande artista e foi convidado para pintar em paredes e painéis em Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul, além de outras cidades fora do estado do Rio Grande do Sul. Locatelli, que tinha intenção de retornar para a Itália, acabou gostando do Brasil e fixou residência no estado do Rio Grande do Sul. Os afrescos na Catedral de Pelotas e a via-sacra na Igreja de São Pelegrino em Caxias do Sul, que levou dez anos para ser concluída, e que são consideradas suas maiores obras. Mas também devem ser lembrados o mural no antigo Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, a Catedral de Santa Maria, a Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o Palácio Piratini, em Porto Alegre, sede do governo do estado do Rio Grande do Sul. Locatelli escrevia a tese para prestar concurso para o cargo de professor da cadeira de Composição Decorativa no Instituto de Belas Artes da UFRGS, quando adoeceu por causa do forte cheiro das tintas que inalava todos os dias. Faleceu poucas semanas antes de defender seu trabalho, vítima de câncer no pulmão, aos 47 anos.


Carregar ppt "Caxias do Sul Monumento Nacional ao Imigrante. Caxias do Sul Monumento Nacional ao Imigrante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google