A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Na redação dos objetivos deve-se apresentar o fim que se pretende atingir a partir da pesquisa,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Na redação dos objetivos deve-se apresentar o fim que se pretende atingir a partir da pesquisa,"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA

2 OBJETIVOS Na redação dos objetivos deve-se apresentar o fim que se pretende atingir a partir da pesquisa, como meta de uma contribuição para a realidade investigada.. O objetivo do estudo abrange as finalidades ou metas que o pesquisador pretende alcançar com a pesquisa e deve correlacionar- se com o problema formulado. No projeto, o objetivo pode ser formulado em duas categorias: Geral e Específicos O objetivo geral relaciona-se diretamente ao problema. É o que o pesquisador espera obter com o resultado de sua pesquisa. O objetivo geral esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. Normalmente é redigido em uma frase, utilizando o verbo no infinitivo. Os objetivos específicos têm natureza operacional e definem os diferentes pontos a serem abordados, visando concretizar o objetivo geral. Os verbos devem ser utilizados no infinitivo.

3 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Objetivo Geral Definir, de forma mais ampla, o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa. O objetivo geral precisa estar em sintonia com a Questão Problema da pesquisa. Os objetivos devem iniciar com verbos no modo infinitivo. Confira o exemplo: Questão Problema: Quais estratégias motivacionais são desenvolvidas na empresa CVC para promoção dos seus agentes e como se classificam nas teorias de gestão administrativa? Objetivo Geral: Identificar as estratégias motivacionais que são desenvolvidas na empresa CVC para promoção dos seus agentes e interpretá-las a partir dos fundamentos teóricos de gestão em Administração.

4 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Objetivos Específicos Deve-se apresentar os objetivos que darão garantia para realização do objetivo geral da pesquisa. Exemplos de verbos usados na formulação de objetivos:  - para determinar estágio cognitivo de conhecimento: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar...  - para definir estágio cognitivo de compreensão: identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, especificar...  - para definir estágio cognitivo de aplicação: aplicar, demonstrar, empregar, manipular, usar, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir... * Dica: Os objetivos precisam ser formulados para responder a questão: - Para que será feita esta pesquisa?

5 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Alguns dos verbos utilizados na redação dos objetivos costumam ser: Conhecimento Apontar Arrolar Definir Nomear Registrar Relatar Compreensão Descrever Discutir Esclarecer Explicar Identificar Localizar Aplicação Aplicar Demonstrar Empregar Ilustrar Inventariar Praticar Usar Para cada hipótese se estabelece mais de um objetivo específico. Portanto, quanto mais hipóteses, mais complexa é a pesquisa.

6 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Alguns dos verbos utilizados na redação dos objetivos costumam ser: Análise Analisar Classificar Comparar Criticar Diferenciar Investigar Provar Síntese Articular Constituir Coordenar Esquematizar Organizar Reunir Avaliação Apreciar Avaliar Eliminar Escolher Julgar Selecionar Validar Para cada hipótese se estabelece mais de um objetivo específico. Portanto, quanto mais hipóteses, mais complexa é a pesquisa.

7 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA  Um objetivo adequadamente enunciado deve ser operacional. O que caracteriza um objetivo operacional é a precisão.  Um objetivo operacional deve incluir sempre um comportamento que é expresso por um verbo. Exemplo: citar, definir, mencionar. Além disso, o comportamento deve sempre referir-se a algum objeto ou conteúdo. Citar... o que? Definir... o que? Mencionar... o que? Os dois elementos básicos de um objetivo operacional são, portanto, comportamento e conteúdo  Um objetivo bem redigido deve indicar claramente um comportamento esperado numa dada situação, de maneira que qualquer pessoa possa identificar se o comportamento pretendido foi ou não adquirido.

8 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Exemplos* Objetivo Geral Análise do empreendedor do setor hoteleiro no Estado de Sergipe Objetivos Específicos Delinear o perfil desses empreendedores; Identificar que fatores influenciaram na sua decisão de se tornar empresário Identificar as suas principais motivações para iniciar negócio na atividade hoteleira; *Artigo: Empreendedores e suas motivações: o caso de empresas de pequeno porte do setor hoteleiro Rivanda Meira Teixeira e A. Morrison

9 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Exemplo Objetivo Geral  Analisar se o “Programa Hóspede da Natureza”,desenvolvido pela ABIH Nacional, para os meios de hospedagem, constitui uma ferramenta para a educação ambiental, despertando preocupação individual e coletiva para a educação ambiental*. * Artigo: Programa hóspede da natureza: uma ferramenta para educação ambiental Clézio Gontijo Amorim e Simone Eloísa Villanueva de Castro Ramos

10 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA  JUSTIFICATIVA A justificativa constitui uma parte fundamental do projeto de pesquisa. É nessa etapa que se convence o leitor de que ou projeto deve ser feito. Deve abordar os seguintes elementos: Delimitação Como é impossível abranger em uma única pesquisa todo o conhecimento de uma área, deve-se fazer recortes a fim de focalizar o tema, ou seja, selecionar uma parte num todo. Delimitar, pois, é pôr limites. O que delimitar? - Área específica do conhecimento; - Espaço geográfico de abrangência da pesquisa; - Período focalizado na pesquisa.

11 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Relevância Deve ser evidenciada a contribuição do projeto para o conhecimento e para a sociedade, ou seja, em que sentido a execução de tal projeto irá subsidiar o conhecimento científico já existente e a sociedade de maneira geral ou específica. Viabilidade A justificativa deve demonstrar a viabilidade financeira, material (equipamentos) e temporal, ou seja, o pesquisador mostra a possibilidade de o projeto ser executado com os recursos disponíveis. Deve ser elaborada em texto único, sem tópicos.

12 OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA JUSTIFICATIVA Resumindo... Ao redigir a justificativa é preciso deixar claro qual é o seu objeto de estudo. Deve-se fazer a apresentação do tema e escrever as razões que o levaram a investigar tal temática, mostrando sua importância. Deve-se mostrar o valor e o significado da pesquisa. Apresentar ao leitor razões que justifiquem a relevância científica (contribuição para o conhecimento da sua área profissional) e a relevância social / técnica (contribuição prática para sua área profissional). Neste texto é recomendada a elaboração de idéias próprias, por isso deve-se evitar citações de outros autores.


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Na redação dos objetivos deve-se apresentar o fim que se pretende atingir a partir da pesquisa,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google