A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARISTÓTELES Prof. André Luiz Moraes Ramos. ARISTÓTELES Discípulo e opositor de Platão. Discípulo e opositor de Platão. Não acreditava na existência de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARISTÓTELES Prof. André Luiz Moraes Ramos. ARISTÓTELES Discípulo e opositor de Platão. Discípulo e opositor de Platão. Não acreditava na existência de."— Transcrição da apresentação:

1 ARISTÓTELES Prof. André Luiz Moraes Ramos

2 ARISTÓTELES Discípulo e opositor de Platão. Discípulo e opositor de Platão. Não acreditava na existência de idéias inatas (a criança não nasce com nenhum conhecimento) nem no mundo das idéias. Não acreditava na existência de idéias inatas (a criança não nasce com nenhum conhecimento) nem no mundo das idéias. A mente ao nascer é como uma tábula rasa (uma mesa sem nada). A mente ao nascer é como uma tábula rasa (uma mesa sem nada). É através da experiência que o homem irá adquirir o conhecimento. É através da experiência que o homem irá adquirir o conhecimento.

3 EMPIRISMO DE ARISTÓTELES A aquisição do conhecimento se dá através dos órgãos sensoriais. A aquisição do conhecimento se dá através dos órgãos sensoriais. O canal do conhecimento são os sentidos: O canal do conhecimento são os sentidos: –Visão, audição, olfato, paladar e tato. Sensações: impressões formadas pela estimulação dos sentidos: Sensações: impressões formadas pela estimulação dos sentidos: –Bem estar, mal estar, satisfação, desconforto, saciação, etc. –Elementos mais simples e primitivos do conhecimento.

4 Contribuições: Superação do dualismo mente e corpo: Superação do dualismo mente e corpo: Mente e corpo são indivisíveis como forma e matéria: Mente e corpo são indivisíveis como forma e matéria: –Matéria: potencial (mármore) –Forma: atualizada (estátua) Filosofia da essência: Filosofia da essência: –A forma final deve ser o alvo de toda natureza. A forma humana é identificada como atividade específica e pensante, que se pretende alcançar com a educação. A forma humana é identificada como atividade específica e pensante, que se pretende alcançar com a educação.

5 Aristóteles e a Psicologia A Psicologia está ligada à biologia e à botânica. Três almas: vegetativa, animal e racional. A Psicologia está ligada à biologia e à botânica. Três almas: vegetativa, animal e racional. Escreveu sobre os sentidos, a sensação, a memória, o sono e a insônia, a geriatria a vida e a morte. Escreveu sobre os sentidos, a sensação, a memória, o sono e a insônia, a geriatria a vida e a morte. Para a memória, propõe os princípios de associação: Para a memória, propõe os princípios de associação: –Igualdade, contraste, contigüidade temporal e espacial. Influenciou os empiristas e os associacionistas na Idade Moderna Influenciou os empiristas e os associacionistas na Idade Moderna

6 Estoicismo e Epicurismo Estoicismo: Estoicismo: – a virtude deve ser cultivada e o desejo deve submeter-se à razão (advento da ética cristã). Epicurismo: Epicurismo: –Busca do prazer em toda atividade humana, viver o presente, a felicidade é o fim supremo (dissolução moral).


Carregar ppt "ARISTÓTELES Prof. André Luiz Moraes Ramos. ARISTÓTELES Discípulo e opositor de Platão. Discípulo e opositor de Platão. Não acreditava na existência de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google