A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. André Luiz Moraes Ramos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. André Luiz Moraes Ramos"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. André Luiz Moraes Ramos
ARISTÓTELES Prof. André Luiz Moraes Ramos

2 ARISTÓTELES Discípulo e opositor de Platão.
Não acreditava na existência de idéias inatas (a criança não nasce com nenhum conhecimento) nem no mundo das idéias. A mente ao nascer é como uma tábula rasa (uma mesa sem nada). É através da experiência que o homem irá adquirir o conhecimento.

3 EMPIRISMO DE ARISTÓTELES
A aquisição do conhecimento se dá através dos órgãos sensoriais. O canal do conhecimento são os sentidos: Visão, audição, olfato, paladar e tato. Sensações: impressões formadas pela estimulação dos sentidos: Bem estar, mal estar, satisfação, desconforto, saciação, etc. Elementos mais simples e primitivos do conhecimento.

4 Contribuições: Superação do dualismo mente e corpo:
Mente e corpo são indivisíveis como forma e matéria: Matéria: potencial (mármore) Forma: atualizada (estátua) Filosofia da essência: A forma final deve ser o alvo de toda natureza. A forma humana é identificada como atividade específica e pensante, que se pretende alcançar com a educação.

5 Aristóteles e a Psicologia
A Psicologia está ligada à biologia e à botânica. Três almas: vegetativa, animal e racional. Escreveu sobre os sentidos, a sensação, a memória, o sono e a insônia, a geriatria a vida e a morte. Para a memória, propõe os princípios de associação: Igualdade, contraste, contigüidade temporal e espacial. Influenciou os empiristas e os associacionistas na Idade Moderna

6 Estoicismo e Epicurismo
a virtude deve ser cultivada e o desejo deve submeter-se à razão (advento da ética cristã). Epicurismo: Busca do prazer em toda atividade humana, viver o presente, a felicidade é o fim supremo (dissolução moral).


Carregar ppt "Prof. André Luiz Moraes Ramos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google