A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Ética, suas divisões, Kant e Mill. A Ética e suas divisões 1) Metaética: universalização e a objetividade dos princípios morais. ◦A ética é uma ciência?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Ética, suas divisões, Kant e Mill. A Ética e suas divisões 1) Metaética: universalização e a objetividade dos princípios morais. ◦A ética é uma ciência?"— Transcrição da apresentação:

1 A Ética, suas divisões, Kant e Mill

2 A Ética e suas divisões 1) Metaética: universalização e a objetividade dos princípios morais. ◦A ética é uma ciência?  Podemos definir conceitos como “bom”, “mau”, “justo”, “correto”?

3 2) Ética Normativa 2.1) Ética teleológica: Ética consequencialistas ◦As ações devem gerar boas consequencias  Utilitarismo e Egoísmo Ético Ética das virtudes ◦Ações guiadas racionalmente, em busca de felicidade

4 2) Ética Normativa 2.2) Ética Deontológica ◦Determinação daquilo que é correto não pelos fins desejados, mas de acordo com um conjunto de normas e regras que fundamentam a ação.

5 3) Ética Aplicada Aplicação das teorias éticas na tentativa de solucionar problemas cotidianos. ◦A ética no entanto depende do livre arbítrio, cada pessoa é dotado do poder de decisão de adotar ou não uma postura ética

6 Apresentando Kant e a compreensão do homem

7 Ética Kantiana: A Ética do Dever A racionalidade humana que desenvolve os princípios éticos, os quais são universais e definem nossos deveres. ◦Mas qual é o limite da razão humana?

8 Todo homem é capaz do Julgamento moral Pelos princípios da ação ética Kantiana, a ação do homem deve ter o homem como fim. O Imperativo Categórico ◦Esses princípios devem ser “universalizáveis” ou seja, devem ser válidos para todos.

9 Ou seja... O Homem é autônomo e livre para agir, e seus princípios de normas brotam da razão; O valor da ação moral é subordinado ao princípio do querer geral; ◦A lei moral seria vivenciada como uma obrigação

10 Ética Utilitarista John Stuart Mill ( ): O fundamento da moral está nas ações. ◦Felicidade alcançada pelas ações praticadas Bentham: Maximizar o prazer e minimizar a dor. ◦Ações corretas contribuem para o aumento do prazer.  Utilitarismo hedonista: apresenta limitações

11 A solução de Mill Utilitarismo Eudamonista: ◦A busca pelo prazer deve estar associada à excelência moral (virtudes) ◦Alguns tipos de prazer são mais “desejáveis e valorosos”  Prazeres intelectuais seriam “melhores” que prazeres corporais e sensuais.

12 Inversão do foco utilitarista A diminuição da dor e do sofrimento da maioria passa a ser o foco em lugar da busca da felicidade. ◦Se não sentimos dor, estaremos no caminho da felicidade. ◦O Utilitarismo foi importante para a implementação do “estado de bem-estar social” (welfare state)


Carregar ppt "A Ética, suas divisões, Kant e Mill. A Ética e suas divisões 1) Metaética: universalização e a objetividade dos princípios morais. ◦A ética é uma ciência?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google