A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalhos Acadêmicos -NBR 14724 Prof. Maria da Conceição P.Saraiva 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalhos Acadêmicos -NBR 14724 Prof. Maria da Conceição P.Saraiva 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalhos Acadêmicos -NBR Prof. Maria da Conceição P.Saraiva

2 Informação e Documentação – Trabalhos Acadêmicos Apresentação Esta norma especifica os princípios gerais para elaboração de trabalhso acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). Esta norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos intra e extraclasse de graduação.

3 Definições Abreviatura : represtação de uma palavra por meio de algumass(s) de suas sílabas ou letras Agradecimentos (s): folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que constribuiram de maneira relevante à elaboração do trabalho. Anexo : texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

4 Definições Capa: proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua indentificação. Citação : menção, no texto, de uma ifnormação extraída de outra fonte. Dedicatória : folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.

5 Estrutura Elementos obrigatórios –Elementos pré-textuais –Elementos textuais –Pós textuais

6 Elementos Pré-textuais –Capa (obrigatório) –Lombada (opcional) –Folha de rosto (obrigatório) –Errata (opcional) –Folha de aprovação (obrigatório) –Dedicatórias ( opcional) –Agradecimentos (opcional) –Epígrafe – citação com autoria (opcional)

7 Elementos Pré-textuais –Resumo na lingua vernácula (obrigatório) –Resumo em lingua estrangeira (obrigatório) –Lista de ilustrações (opcional) –Lista de tabelas (opcional) –Lista de abreviaturas e siglas (opcional) –Lista de símbolos (opcional) –Sumário (ver regras de sumário) (obrigatório)

8 Capa Elemento obrigatório onde as informações devem aparecer na seguinte ordem: –Nome da instituição (opcional) –Nome do autor –Título –Subtítulo se houver –Número de volumes se houver –Local (cidade) da instituição onde será apresentado –Ano de depósito (da entrega)

9 Lombada Elemento opcional (regras ABNT NBR 12225) –Nome do autor impresso logitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada. –Título do trabalho da mesma forma que o nome do autor. –Elementos alfanuméricos de identificação se houver (volume, parte etc)

10 Folha de Rosto Os elementos devem obrigatoriamente seguir a ordem: –Nome do autor –Título do trabalho: claro e preciso, identificando seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação –Subtítulo – se houver –Número de volumes (se houver) –Natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido); nome da instituição a que é submetido; área de concentração

11 Folha de Rosto Continuação –Nome do orientador, e se houver do co-orientador –Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado –Ano de depósito (entrega)

12 Verso da Folha de Rosto Deve conter a ficha catalográfica, conforme Código de Catalogação Anglo-Americano Vigente. –Ver modelo

13 Errata Elemento opcional que deve ser inserido logo após a folha de rosto, constituído pela referência do trabalho e pelo texto da errada e disposto da seguinte maneira: Exemplo –Errata –Folha Linha Onde se lê Leia-se 32 3 publiacao publicação

14 Folha de Aprovação Elemento obrigatório, colocado logo após a folha de rosto, constituído pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora sao colocadas após a aprovação do trabalho.

15 Dedicatórias e Agradecimentos Dedicatória : –Elemento opcional, colocado após a folha de aprovação Agradecimentos –Elemento opcional, colocado após a folha de dedicatória

16 Epígrafe Elemento opcional, colocado após os agradecimetnos. Podem também constar epígrafes nas folhas de abertura das seções primárias.

17 Resumo na língua vernácula Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases consisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho isto é, palavras-chave ou descritores.

18 Resumo em lingua estrangeira Elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo em língua vernácula, digitado em folha separada (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em frances Résumé). Deve ser seguido também de palavras-chave.

19 Lista de ilustrações Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número de página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de listra própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, quadros e outros).

20 Listas de Tabelas Elemento opcional, elbaorado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.

21 Lista de abreviaturas Elemento opcional, que consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se elaboração de lista própria para cada tipo.

22 Lista de Símbolos Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

23 Sumário Obrigatório,deve seguir regra ABNT NBR 6027 –Enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação na ordem que se segue. –Deve ser localizado logo antes do texto (introdução) –Palavra Sumário deve ser centralizada com a mesma tipologia das fonte utilizada na seções primárias. –Elementos pré-textuais não devem conter no sumário

24 Sumário –No sumário, as indicações dos títulos dos anexos, aparecem logo após as indicações das seções do texto, seguidas de sua paginação. Na sequência aparecem as indicações do material de referência, isto é, referências bibliográficas, índices remissivos, glossários etc. –No caso de um relatório ser encadernado em volumes, o sumário completo deve figurar no primeiro volume.

25 Sumário –Quando houver mais de uma parte, cada uma deve ter seu próprio sumário. É recomendado também, para este caso, acrescentar o plano geral, isto é, o conteúdo de todas as partes do trabalho na última parte.

26 Elementos Textuais Introdução Desenvolvimento (Material e Métodos e Resultados) Conclusão

27 Introdução –Primeira seção do texto, que define brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações existentes com outros trabalhos. –A introdução não deve repetir ou parafrasear o resumo, nem dar detalhes sobre teoria experimental, o método, ou os resultados, e nem antecipar as conclusões e as recomendações.

28 Desenvolvimento –Deve ser dividido em tantas seções e subseções quantas forem necessárias para o detalhamento da pesquisa e ou estudo realizado (descrição de métodos, teorias, procedimentos experiemtnais, discussão de resultados etc). –As descrições apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das etapas da pesquisa; contudo, minúcias de provas matermáticas ou procedimentos experimentais, se necessários, devem constituir material anexo.

29 Desenvolvimento O desenvolvimento em geral em nossa área de ciências biológicas se refere ao Material e Métodos e Resultados já mencionados em outros slides.

30 Conclusões e/ou recomendações –Nesta seção, devem figurar, clara e ordenadamente, as deduções tiradas dos resultados do trablaho ou levantadas ao longo da discussão do assunto. –Dados quantitativos não devem aparecer na conclusão, e nem tampouco resultados comprometidos e passíveis de discussão. –Recomendações são declarações concisas de ações, julgadas necessárias a partir das conclusões obtidas, a serem usadas no futuro.

31 Conclusões –Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses testadas.

32 Elementos Pós-textuais Referências (ver slides) Glossário Apêndice(s) Anexo(s) Ìndice(s)

33 Referências Elemento obrigatório conforme ABNT NBR 6023 –Ver slides de regras da ABNT

34 –Elemento opcional –Relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. –Deve ser elaborado em ordem alfabética Glossário

35 Apêndice Elemento opcional - Texto ou documento elaborado pelo autor afim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. O(s) apêndice(s) devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente letras maiúsculas dobradas na identificação dos apêndices, quando esgotadas as letras do alfabeto. Ex: APÊNDICE A – Avaliação do rendimento escolar de alunos da USP.

36 Anexo Texto ou documento NÃO elaborado pelo autor que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração. O(s) anexos é(são) identificado(s) por letras maiúsculas consecutivas, travessão, e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente letras maiúsculas dobradas na identificação dos apêndices, quando esgotadas as letras do alfabeto. Ex: ANEXO A – Constituição Federal ANEXO B – Constituição do Estado de São Paulo

37 Índice (opcional) Deve seguir ABNT NBR 6034

38 Regras de Apresentação Formato –Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4, digitados ou datilografados no anverso das folhas, com exceção a folha de rosto cujo verso contém fixa catalográfica, impressos em cor preta, podento utilizar outras cores apenas para as ilustrações

39 Regras de Apresentação –O projeto gráfico é de responsabilidade do autor –Recomenda-se a utilização de fonte tamanho 12 para todo o texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas e tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme. –No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar também um recuo de 4cm da margem esquerda.

40 Regras de Apresentação Margem –As folhas devem paresentar margem esquerda de 3cm, direita e inferior de 2cm.

41 Regras de Apresentação Espacejamento –Todo texto deve ser digitado com espaço 1,5, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, ficha catalográfica, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida, áreas de concentração, que devem ser digitados em espaço simples.

42 Regras de Apresentação Espacejamento –As referências devem ter espaço simples separadas por espaços duplos entre elas. –Os títulos das seções devem começar na parte superior da página e ser separados do texto que os sucede por dois espaços de 1,5, entrelinhas. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por dois espaços de 1,5.

43 Regras de Apresentação Espacejamento –Na folha de rosto e na folha de aprovação, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição a que é submetido e a área de concentração devem ser alinhados no meio da página para a direita.

44 Regras de Apresentação Espacejamento – As notas de rodapé devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto, por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 3cm, apartir da margem esquerda.

45 Regras de Apresentação Espacejamento –Os indicativos numéricos de seção precedem seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. –Os títulos sem indicativos numéricos -erratas, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndices, anexos, indeices, devem ser centralizados.

46 Regras de Apresentação Paginação –Todas as folhas do trabalho, apartir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. –A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismoa 2cm da borda direita da folha.

47 Regras de Apresentação Paginação –No caso do trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida uma única sequência de numeração das folhas, do primeiro ao último volume. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento á do texto principal.

48 Regras de Apresentação Numeração progressiva –Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva paras as seções texto. Os títulos, por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou grifo, e redondo, caixa-alta, ou versal, e outros conforme a ANBT 6024, no sumário e de forma idêntica, no texto. (ver slides sumário)

49 Regras de Apresentação Citações –Ver citações nas regras de referencia da ABNT (slides)

50 Regras de Apresentação Siglas –Quando aparecem a primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entao, entre parenteses. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

51 Regras de Apresentação Equações e fórmulas –Para facilitar a leitura devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes etc) Ex: x 2 + y 2 = z (1)

52 Ilustrações –Qualquer que seja o seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotos, quadros etc), sua identificação deve aparecer na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e ou legenda explicativa (de forma breve e clara dispensando consulta ao texto) e da fonte. –A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme projeto gráfico.

53 Tabelas –Seguem regras do IBGE ver nos slides


Carregar ppt "Trabalhos Acadêmicos -NBR 14724 Prof. Maria da Conceição P.Saraiva 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google