A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

28/01/201028/01/2010 MANTER EM UMA PASTA:   CONTRATO SOCIAL E ALTERAÇÕES   CNPJ   INSCRIÇÃO ESTADUAL   CCM   COPIA AUTENTICADA CIC E RG DOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "28/01/201028/01/2010 MANTER EM UMA PASTA:   CONTRATO SOCIAL E ALTERAÇÕES   CNPJ   INSCRIÇÃO ESTADUAL   CCM   COPIA AUTENTICADA CIC E RG DOS."— Transcrição da apresentação:

1

2 28/01/201028/01/2010

3 MANTER EM UMA PASTA:   CONTRATO SOCIAL E ALTERAÇÕES   CNPJ   INSCRIÇÃO ESTADUAL   CCM   COPIA AUTENTICADA CIC E RG DOS SÓCIOS   ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO PREFEITURA   LAUDOS TÉCNICOS DO TRABALHO   REGISTROS EM CONSELHOS DE CLASSE   OUTROS REGISTROS NUNCA ENTREGAR A TERCEIROS A VIA ORIGINAL DOCUMENTOS LEGAIS

4 SÃO OS SEGUINTES OS CONTROLES BÁSICOS QUE A EMPRESA DEVE MANTER INTERNAMENTE E ENVIAR MENSALMENTE A CONTABILIDADE: CONTROLE MENSAL DE CONTA-CORRENTE CONTROLE MENSAL DE CONTAS A PAGAR CONTROLE MENSAL DE CONTAS A RECEBER CONTROLE MENSAL DE FATURAMENTO CONTROLES BÁSICOS

5 : CONTROLE MENSAL DE CONTA-CORRENTE: UMA SIMPLES PLANILHA ELETRÔNICA (EXCEL OU SIMILAR), CONTENDO: DATA, Nº DOCTO, DESCRIÇÃO, ENTRADA, SAÍDA E SALDO. DEVERÁ TER UMA PLANILHA PARA CADA BANCO. O VALOR FINAL DEVE COINCIDIR COM O SALDO FINAL DO MÊS, CONSTANTE DO EXTRATO BANCÁRIO. ENVIAR A CONTABILIDADE MENSALMENTE, JUNTO COM OS COMPROVANTES HÁBEIS. CONTROLES BÁSICOS

6 : CONTROLE MENSAL DE CONTAS A PAGAR: UMA SIMPLES PLANILHA ELETRÔNICA (EXCEL OU SIMILAR), CONTENDO: DATA, Nº DOCTO, NOME FORNECEDOR, VALOR, VENCIMENTO. ESTA POSIÇÃO DEVERÁ SER LEVANTADA NO ÚLTIMO DE CADA MÊS E DEVERÁ SER ENVIAR A CONTABILIDADE MENSALMENTE, JUNTO COM OS COMPROVANTES HÁBEIS. CONTROLES BÁSICOS

7 : CONTROLE MENSAL DE CONTAS A RECEBER: UMA SIMPLES PLANILHA ELETRÔNICA (EXCEL OU SIMILAR), CONTENDO: DATA, Nº DOCTO, NOME CLIENTE, VALOR, VENCIMENTO. ESTA POSIÇÃO DEVERÁ SER LEVANTADA NO ÚLTIMO DE CADA MÊS E DEVERÁ SER ENVIAR A CONTABILIDADE MENSALMENTE, JUNTO COM OS COMPROVANTES HÁBEIS.

8 CONTROLES BÁSICOS : CONTROLE MENSAL DE FATURAMENTO: UMA SIMPLES PLANILHA ELETRÔNICA (EXCEL OU SIMILAR), CONTENDO: DATA, Nº DOCTO, NOME CLIENTE, CNPJ CLIENTE, VALOR NF E IMPOSTOS RETIDOS. ESTE MODELO DE PLANILHA DEVERÁ SER SOLICITADO A CONTABILIDADE. ENVIAR A CONTABILIDADE MENSALMENTE, JUNTO COM UMA VIA DA NF EMITIDA.

9 1. 1.PAGAMENTOS EFETUADOS: Os pagamentos serão suportados SEMPRE por um comprovante de quitação, quer emitido pela Internet ou mesmo uma simples quitação bancária; Verificar se o documento pago está em nome da empresa; Para uma melhor identificação dessa quitação, é recomendável anexar uma cópia da Nota Fiscal ou outro documento equivalente; Verificar se este documento pago foi lançado no Controle de Conta-Corrente. Não esquecer que este documento deverá ser enviado à Contabilidade, fazendo parte do lote do controle de conta- corrente. ROTINAS DO DIA A DIA

10 2. CRÉDITOS RECEBIDOS: Basicamente, a recomendação é que os créditos recebidos estejam devidamente identificados e lançados no controle de conta-corrente; Nos casos de recebimentos pertinentes às suas vendas, verifique se o valor creditado “bate” com seu documento fiscal emitido e com a planilha de faturamento; Demais recebimentos, que não sejam de suas vendas, devem estar suportado por algum documento fiscal, como contratos, avisos de crédito, etc. Nestes casos consultar o contador. Não esquecer que TODOS os documentos suprotes do recebimento devem ser enviados à Contabilidade, fazendo parte do lote do controle de conta-corrente.

11 ROTINAS DO DIA A DIA 3. CONTROLE MENSAL DE FATURAMENTO: Esta planilha deve ser idealizada por sua contabilidade, pois lá deverão constar todos os requisitos para apuração dos impostos, bem como chegar ao valor líquido a ser creditado na conta-corrente. Basicamente nesta planilha constarão os dados do cliente, do documento fiscal emitido, dos impostos retidos e dos valores líquidos correspondentes, isto mês a mês. A sugestão da contabilidade é que essa planilha seja enviada por , mensalmente, até dia 5 do mês seguinte, para que a contabilidade proceda a elaboração das guias de impostos e contribuições pertinentes.

12 ROTINAS DO DIA A DIA 4. ALGUMAS CARACTERISTICAS NA DOCUMENTAÇÃO: PAGAMENTO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS: Deverá ser observado que este tipo de pagamento deve ser previamente consultado a contabilidade, para que esta exponha as incidências legais, bem como documentação suporte. Portanto, sempre consultar a contabilidade neste caso. Regra-geral estes pagamentos são suportados por Contrato, Nota Fiscal, Recibo e também, geralmente, sofrem retenções tributárias no pagamento.

13 ROTINAS DO DIA A DIA 4. ALGUMAS CARACTERISTICAS NA DOCUMENTAÇÃO: PAGAMENTO A SÓCIOS: PRO-LABORE: A folha de pagamento e o holerite são gerados pela contabilidade, em valor pré-determinado pelos sócios. Estes valores servem como base para a aposentadoria dos sócios. LUCROS: O que sobrar na conta-corrente, após o pagamento de todas as despesas, incluindo neste rol o Pro-Labore, são considerados como Lucros Distribuidos. Neste caso, os sócios deverão fazer os recibos correspondentes como prova da retirada. Regra-Geral esses lucros são retirados de acordo com a participação de cada um na sociedade, salvo se houver um acordo por escrito entre as partes.

14 ROTINAS DO DIA A DIA 5. COMPOSIÇÃO DOS DOCUMENTOS ENVIADOS A CONTABILIDADE MENSALMENTE: CONTROLE DO CONTA-CORRENTE (PLANILHA) EXTRATO BANCÁRIO COMPLETO DO MÊS COMPROVANTES DE PAGAMENTO COMPROVANTES DE RECEBIMENTO, CONFORME CASO DEMAIS DOCUMENTOS SUPORTES NECESSÁRIOS PLANILHA DE CONTAS A PAGAR PLANILHA DE CONTAS A RECEBER Estes documentos devem ser encaminhados a contabilidade, pelo menos até dia 15 do mês seguinte, lembrando Que a planilha de Faturamento deve ser enviada por , até dia 5 do mês seguinte.


Carregar ppt "28/01/201028/01/2010 MANTER EM UMA PASTA:   CONTRATO SOCIAL E ALTERAÇÕES   CNPJ   INSCRIÇÃO ESTADUAL   CCM   COPIA AUTENTICADA CIC E RG DOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google