A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A concepção de uma criança é uma obra de Deus que deveria evocar adoração em nosso coração. É um ministério – pais darem vida a uma criança “com a ajuda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A concepção de uma criança é uma obra de Deus que deveria evocar adoração em nosso coração. É um ministério – pais darem vida a uma criança “com a ajuda."— Transcrição da apresentação:

1

2 A concepção de uma criança é uma obra de Deus que deveria evocar adoração em nosso coração. É um ministério – pais darem vida a uma criança “com a ajuda do Senhor”. Mas o presente tem duas vias: 1)Filhos são um presente para os pais... 2)Filhos são meios de ajudar os pais a amadurecer. Deus dá filhos aos pais para ajudá-los a crescer... (R.P. Stevens) “Muitas pessoas hoje evitam ter filhos porque sabem intuitivamente que, quando se tornarem pais, terão de deixar de ser crianças.” (M. Novak)

3 O Poder de Influência da Família: para o bem ou para o mal

4

5 Seis atitudes de uma sociedade em decadência: 1)O aumento rápido do índice de divórcio fáceis e sem motivo. 2)A eliminação do verdadeiro significado da cerimônia de casamento. 3)Os avanços das teorias que a união estável ou o afrouxamento das rédeas da família resolveria os males sociais. 4)A recusa de muitas pessoas, casadas nos padrões convencionais, de manter a tradição, ao passo que outras fogem dessas obrigações. 5)A eliminação de grande parte das restrições ao adultério. 6)A aceitação em geral de todas as formas de perversões sexuais.

6 A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento. A ausência familiar gera graves conseqüências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades. Laura Bergamo (Universidade Metodista de SP) “A cura do crime não está na cadeira elétrica, mas na cadeira de bebê” (J. E. Hoover)

7 “Família influencia em 50% dos dependentes de álcool”CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) “Adolescentes e jovens alcoólatras tiveram influência de outros familiares (tios, pais, avós), que são também usuários ou dependentes de alguma substancia, é a questão de imitação de modelo. Quando os pais fazem uso, dentro de casa, junto com os filhos, eles acabam imitando o modelo.” (Dr. Wagner Abril Souto ) “As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticos” (Joseph Joubert)

8

9 Eunice é lembrada como mãe piedosa, cuidadosa acerca da instrução espiritual de seu filho. Nisso ela se torna modelo para todas as mães crentes. As Escrituras Sagradas eram o compêndio de suas instruções a Timóteo. Isso nos faz perceber a importância do treinamento das crianças quanto as questões religiosas. Todo pai deve a seu filho três coisas: exemplo, exemplo, e exemplo. (R.N. Champlin)

10 A maior influência na formação de cada um de nós deve-se ao lar. Por esta mesma razão, boas biografias nunca começam abordando as pessoas de que tratam, mas os seus pais e possivelmente também os seus avós. É bem verdade que ninguém pode herdar a fé de seus pais, do mesmo modo como herda traços de personalidade......mas uma criança pode ser conduzida à fé pelo ensino, pelas orações e [sobre tudo] pelo EXEMPLO de seus pais. (J. Stott) “Aprendi mais sobre cristianismo com minha mãe do que com todos os teólogos da Inglaterra” (John Wesley)

11 Pais, sejam exemplos! Seu exemplo pode fazer muito no sentido da salvação de seus filhos, seus exemplos irão trabalhar mais sobre seus filhos do que suas palavras; seus padrões farão mais do que seus preceitos; sua imitação mais do que seus conselhos. Senhores, os jovens seguirão os velhos Será impossível a você inspirar qualquer bem a seus filhos, se você mesmo está vazio do bem. Se um caranguejo velho anda para trás, não faz sentido que o jovem ande para frente: Senhores, os jovens seguirão os velhos! (Pr. Cotton Mather, sec. 18)

12 Em Atos 10.2 lemos: “Cornélio era homem piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus.” Em Atos 18.8 diz: “Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa...” Parece que, a casa inteira, é algo como os filhos fazerem o que os pais fazem... Pais, não deixem que seus filhos vejam coisa alguma em vocês, exceto aquilo que é recomendável e digno de imitação. Tornem-se capazes de dizer às suas crianças: “Meu filho, me siga, como você me vê seguir a Cristo”. Pais, mostre como se faz! (Pr. Cotton Mather, sec. 18)

13 Cinco dimensões da paternidade e maternidade (R. Banks & P. Steven) 1) Ser pai e ser mãe é VOCACIONAL: Trata-se de um chamado de Deus, uma vocação santa aos propósitos de Deus e na formação da raça humana. 2) Ser pai e mãe é uma questão de MORDOMIA: Os filhos são confiados aos pais por Deus. Eles são mordomos. Devem criar os filhos para que sejam livres. Os pais não “possuem” os filhos. “Em certo sentido um filho é sempre adotivo, uma vez que pertence a seus pais de maneira provisória e limitada”- (S.Hauerwas) 3) Ser pai e mãe é um MINISTÉRIO: É um modo de servir a Deus e a seus propósitos no contexto da vida cotidiana, a Escritura ordena: “Pais, criem seus filhos segundo a instrução e conselho do Senhor” (Ef 6.4).

14 Cinco dimensões da paternidade e maternidade 4) Ser pai e mãe é também uma função SACERDOTAL: A visão que os filhos tem de Deus é moldada por meio da experiência com pai e a mãe em casa. Pais, como sacerdotes, representam a Deus e seus propósitos para os filhos, além de levá- los a Deus por meio da intercessão. 5) Ser pai e mãe é INSTRUTIVO: Trata-se essencialmente de um processo de imitação. Jesus disse que “o discípulo não está acima de seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como seu mestre” (Lc 6.40). O mesmo processo de IMITAÇÃO entre Jesus e os discípulos se dá também EM CASA.

15 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não desviará dele.” (Pv 22.6) As boas instruções precisam ser acompanhadas de bons exemplos. O ensino proveniente apenas dos lábios provavelmente será ineficaz. Não apenas devem instruir seus filhos no caminho da santidade, mas eles mesmos devem andar neste caminho, mostrando aos filhos por sua prática e conduta quão agradável e proveitoso é ser orientado pela lei de Deus. (A.W. Pink) “A vida dos pais é o caderno de exercícios do filho” (J. Partridge)


Carregar ppt "A concepção de uma criança é uma obra de Deus que deveria evocar adoração em nosso coração. É um ministério – pais darem vida a uma criança “com a ajuda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google